Estudo investiga piora nos indicadores do mercado de trabalho no semiárido durante pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No início de maio de 2023, o chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou “com grande esperança” o fim da emergência sanitária da covid-19. Porém, os impactos negativos causados pela pandemia deixaram marcas significativas, uma delas está presente no mercado de trabalho do Semiárido Setentrional (SS) do Nordeste brasileiro. A região, caracterizada pelo clima seco e árido, além de um grande volume populacional, enfrentou desafios econômicos crescentes desde 2015 e, posteriormente, com a chegada da pandemia em 2020.

O estudo conduzido por Rislene Kátia de Sousa, durante seu mestrado no Programa de Pós-Graduação em Demografia (PPGDem/UFRN), teve como objetivo analisar as diferenças no mercado de trabalho do SS antes e durante a pandemia, levando em consideração as unidades da Federação que compõem a região. Para isso, a pesquisadora utilizou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad-Contínua), referente ao 3º trimestre de 2019, 2020 e 2021 que captam o cenário pré-pandemia e os dois primeiros anos da crise sanitária.

The post Estudo investiga piora nos indicadores do mercado de trabalho no semiárido durante pandemia first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770