
O professor do Departamento de Estatística da UFRN (DEST/UFRN), Marcelo Bourguignon, foi duplamente premiado na 64ª edição do World Statistics Congress, maior evento de estatística do mundo, realizado em Ottawa, no Canadá. Além de conquistar a premiação da competição de análise de dados, realizada pela International Association for Statistical Computing (IASC), o pesquisador foi reconhecido com o Young Ambassador, título destinado a jovens estatísticos, dado pela International Biometric Society (IBS), pelo qual concorreu com jovens estatísticos de 138 países.
Dados de desastres, doenças e outros eventos foram o tema da competição de análise de dados. O trabalho de Marcelo, realizado em colaboração com pesquisadores chilenos, abordou dados referentes à covid-19 no Chile e conquistou o terceiro lugar.
A pesquisa premiada se trata de um modelo focado em dados referentes à pandemia de covid-19. Segundo o professor, esta temática foi escolhida por surgirem, nos últimos três anos, novos dados sobre os quais antes não existiam literatura. Assim, houve um maior foco de pesquisadores no uso dessas informações novas para trazer um retorno social. “A minha pesquisa teve esse foco também, de criar um modelo matemático para prever uma medida que era bem comum na pandemia, que era a taxa de pessoas que pegaram covid e faleceram, e identificar correlações”, explica Marcelo Bourguignon.
The post Professor da UFRN é premiado em maior evento de estatística do mundo first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
