A nova tendência mundial é a interiorização das franquias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Há alguns anos, o assunto da vez no setor de franquias era a internacionalização das redes. Hoje, a lógica se inverteu. O foco está nas promissoras cidades do interior, que reúnem pessoas ávidas por consumirem produtos e serviços com a chancela de grandes marcas nacionais.

O movimento está apenas começando, mas já demonstra seu potencial. Atualmente, segundo dados da ABF – Associação Brasileira de Franchising, quase 60% das franquias estão localizadas na região Sudeste, o que evidencia o quanto o segmento ainda está centralizado. Contudo, desde 2015, o número de redes funcionando em cidades com menos de 500 mil habitantes vem aumentando consideravelmente.

Em 2014, 43,6% das franquias estavam localizadas em cidades com menos de 500 mil habitantes, número que passou para 44,4%, em 2015, e 48,2%, no ano passado. Ou seja, as franquias em cidades menores já são quase a metade do total. Cidades com população entre 100 e 200 mil habitantes, representavam em 2014, 9,2%. Esse percentual subiu para 9,5%, em 2015, e 10,5%, em 2016. respectivamente.

banner_seridopneus-770