Cuidando desde 2006 da saúde das crianças cardiopatas do RN, a Associação Amigos do Coração – AMICO vem realizando ações como: consultas e procedimentos cardiológicos, consultas com outras especialidades médicas, exames, assistência social integral, atendimento odontológico, distribuição de medicamentos, assistência psicológica, transporte, doação de vestimentas, assistência nutricional – com doação de leites e suplementos nutricionais especiais -, atividades de lazer, eventos educacionais e comemorativos.
Somente em 2017, passamos dos 17 mil atendimentos (17.493) em todas as nossas ações, seja durante o acolhimento das crianças na casa, seja as atendendo com consultas. Acolhemos, somente no ano passado, 386 crianças juntamente com seus acompanhantes, garantindo-lhes acomodação digna, seis refeições diárias, material de higiene pessoal, medicamentos, transporte aos locais de consultas e exames. Cadastramos, neste mesmo período, 280 novas crianças, que passaram a receber assistência pelos profissionais (colaboradores, parceiros, voluntários e funcionários) que fazem a AMICO.
Diante dessa crescente nos atendimentos e da necessidade de salvar vidas, A Amico viu que era preciso expandir suas instalações para dar mais qualidade e conforto a essas crianças que lutam tanto. E depois de nove meses de muito esforço, lutas, dedicação e com a ajuda de muita gente – mas muita gente mesmo! -, conseguimos terminar a NOVA SEDE DA AMICO, com a casa, a clínica e a administração integradas.
Para conseguirmos, foram arrecadados recursos das mais variadas formas: festas, feijoada, venda de camisas, vendas de livros, doações de material de construção, mobiliário e paisagismo, doações em espécie, de roupas e acessórios para o bazar, mutirões entre amigos, jantares, exposição de obras de arte, e a total entrega de profissionais, como os publicitários, jornalistas e os arquitetos que fizeram nossos projetos sem custos.
E assim, no dia 8 de março, vamos entregar às crianças cardiopatas do nosso estado, a NOVA AMICO. E você, colega jornalista, que ajudou tanto à AMICO, é presença indispensável seja para ajudar a disseminar ainda mais tão nobre causa, seja para dividir com toda a família Amico, neste momento.
CARDIOPATIA CONGÊNITA
A cardiopatia congênita é uma alteração na estrutura do coração, presente antes mesmo do nascimento. É um termo genérico utilizado para descrever alterações do coração e dos grandes vasos, presentes ao nascimento.
Essas alterações ocorrem enquanto o feto está se desenvolvendo no útero – nas oito primeiras semanas – e pode afetar cerca de 1 em cada 100 crianças, segundo dados da American Heart Association. É a alteração congênita mais comum e uma das principais causas de óbito relacionada a malformações congênitas.
Segundo dados da sociedade brasileira de cardiologia, no Brasil nascem cerca de 23 mil crianças com problemas cardíacos.
No RN, o número também é preocupante, Nascem por ano aproximadamente 500 crianças cardiopatas. 40% consegue um diagnóstico e tratamento. As demais não tê a chance sequer de lutar pela vida. Dessas em torno de 80% vão precisar de alguma cirurgia cardíaca durante a sua evolução.
As cardiopatias podem produzir sintomas no nascimento, durante a infância, ou estão só na idade adulta. Em alguns casos, a cardiopatia congênita não causa sintomas.
Powered by WPeMatico