A gerencia regional da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), através de sua gerente Rosy Gurgel, em contato com o Blog Suébster Neri, confirmou a retomada do abastecimento de Caicó através da Adutora Manoel Torres no final da tarde deste domingo (27).
Neste domingo (27) foi concluído um trabalho de melhoria no sistema de captação da CAERN em Jardim de Piranhas. Já existe água suficiente na captação para o bombeamento que só não foi iniciado antes em decorrência desta obra que é necessária e deveria ser feita agora antes do inverno e a necessidade de se fazer uma medição da quantidade de água que está entrando na captação pra se ter segurança de que o volume de água bombeado não vai interromper o sistema de abastecimento, ou seja, o volume bombeado tem que ser menor que o volume d’água recebido na captação.
Nesta perspectiva, a CAERN solicitou e o IGARN, mesmo num domingo, enviou de imediato seus técnicos que a poucos instantes no sítio Riachão fizeram uma medição da quantidade de água que está entrando na captação em Jardim de Piranhas. Pela medição está chegando 886 m3\h. Diante desta informação a CAERN está iniciando o abastecimento D’água neste momento para as cidades de Caicó, Jardim de Piranhas e São Fernando, através de 03 bombas, com uma vazão 600m3\h.
O município de Timbauba dos Batista só será atendida após normalizar os outros abastecimento, pois, ainda consegue ser abastecido pelo açude vida nova.
“Reforçar que não temos água em abundância, temos gotas D’água e a qualquer momento poderemos ter colapso novamente se todas as medidas de economia não forem adotadas e a fiscalização não for permanente. Portanto manter o abastecimento até que chova dependo de um de um conjunto de entendimento, consciência e responsabilidade compartilhadas”, destacou Procópio Lucena.
Comitê da Bacia Hidrográfica do Piancó/Piranhas/Açu (CBH-PPA) e diretores da Caern estiveram durante toda manhã deste domingo (27) fazendo visita ao rio e a captação como também acompanhando os procedimentos finais desta melhoria do sistema e providenciando os preparativos para início do bombeamento. “Entendo que a operação vertente não deve ser interrompida de imediato, pois, o abastecimento de Caicó levará em torno de 08 dias para se regularizar”, destacou Procópio Lucena presidente do CBH.
