Carnaúba dos Dantas, berço da música instrumental e orquestral potiguar, agora é reconhecida oficialmente como Terra da Música, em homenagem a Tonheca Dantas e Felinto Lúcio Dantas.
Filho de uma escrava alforriada, Tonheca Dantas foi regente do Batalhão de Segurança do Estado, que é hoje a nossa Polícia Militar, e com seu talento de multi-instrumentista autodidata rapidamente tornou a Banda uma das mais famosas no Brasil inteiro. Felinto Lúcio Dantas, seu primo, é o compositor da Valsa Centenária e do Hino Centenário da cidade de Caicó.
Para comemorar os 150 anos de Tonheca Dantas, amanhã nós vamos inaugurar, lá em Carnaúba, por organização da Fundação José Augusto, a Escultura de Tonheca Dantas, de 8m de altura do grande escultor Guaraci Gabriel.
Tornar Carnaúba dos Dantas a “Terra da Música” através do projeto de lei do deputado Hermano Morais, é mais uma demonstração do nosso imenso respeito, admiração e reconhecimento pela cultura potiguar. Manter viva a memória e a obra desses dois grandes compositores é manter viva a nossa história! Viva Tonheca! Viva Felinto! Viva a nossa cultura!
