Censo Escolar 2022: matrículas na educação básica sobem na rede privada após a pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Censo Escolar da Educação Básica 2022, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quarta-feira (8), mostrou aumento no número de matrículas de educação básica na rede privada após a pandemia. Na rede pública, os números não tiveram muita variação.

No ano passado, foram registradas, no total, 47,4 milhões de matrículas nas 178,3 mil escolas de educação básica no Brasil – 714 mil matrículas a mais em comparação com 2021, o que representa um aumento de 1,5% no período. A rede privada expandiu 10,6% de 2021 a 2022, se aproximando de patamares pré-pandemia de 2019.

Realizado anualmente, o censo, que traz dados sobre escolas, professores, gestores e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino, é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira.