Clínica veterinária é condenada após morte de gata por suspeita de intoxicação medicamentosa no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn
Justiça do RN entendeu que morte de animal teria sido causada após clínica e fornecedor de medicamentos

Uma clínica veterinária e uma fornecedora de medicamentos veterinários foram condenados após a morte de uma gata filhote ocorrida com suspeita de intoxicação medicamentosa, em Mossoró, na Região Oeste do Rio Grande do Norte. As duas empresas não tiveram os nomes revelados pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

A decisão foi do juiz Edino Jales de Almeida Júnior, da 1ª Vara Cível da Comarca de Mossoró. De acordo com a decisão, a morte teria sido causada após as empresas falharem na prestação do serviço.

Além disso, para o juiz, houve falha no dever de informar sobre as contraindicações do medicamento em questão. A Justiça determinou que a clínica e a empresa, solidariamente, paguem indenização:

por danos morais, de R$ 3 mil;
além da quantia de R$ 380,60, por danos materiais.
O que diz a lei e quais as punições previstas para maus-tratos contra animais
O que diz a lei e quais as punições previstas para maus-tratos contra animais

O que aconteceu
Segundo a decisão, o tutor em questão adotou a gata filhote no dia 21 de julho de 2023, quando ela tinha cerca de dois meses de idade e já estava em tratamento de um infecção respiratória, utilizando antibiótico uma vez por dia.

No dia seguinte, o tutor seguiu ao centro veterinário para comprar itens para o animal, ocasião em que, na presença de representante da empresa de medicamentos, foi orientado pela equipe de funcionários da loja a adquirir um remédio para protocolo de vermifugação, sem que o animal fosse previamente examinado por médico veterinário.

Nesse mesmo dia, a tarde, por volta das 14h30, ele administrou a dose de 1ml, conforme orientação recebida, segundo citou a decisão judicial. Poucas horas depois, por volta das 18h30, a gata passou a espumar pela boca e perder movimentação, sendo levada para a clínica, onde a veterinária de plantão informou se tratar de um quadro de intoxicação medicamentosa, recomendando a internação.

The post Clínica veterinária é condenada após morte de gata por suspeita de intoxicação medicamentosa no RN first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico