Defesa Civil confirma passagem de ‘tsunami meteorológico’ em SC

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

alagadoA Defesa Civil de Santa Catarina confirmou que o fenômeno que atingiu Balneário Rincão, no Litoral Sul, foi um “tsunami meteorológico”. O fenômemo ocorre quando uma quantidade de nuvens carregadas e fortes ventos avançam rapidamente sobre o mar e formam uma grande onda que chega até a praia. Já o tsunami ou maremoto, como o que atingiu o Japão em 2011, ocorre com o deslocamento de uma grande massa de água, geralmente provocado por um abalo sísmico.

Pouco antes das 17h de domingo (16), uma grande onda se formou e atingiu carros e pessoas que estavam na praia da Barra do Torneiro.

Segundo o sargento Cláudio Marcos, ninguém se feriu e as pessoas foram retiradas do mar antes da chegada dos bombeiros.

Dois veículos, um Corolla e um Accord, ficaram submersos e foram retirados da água com auxílio de cordas.

Na barra do Rio Araranguá, em Morro dos Conventos, uma onda também arrastou carros e alagou um restaurante, segundo informações da RBS TV.

De acordo com a Defesa Civil, o tsunami meteorológico é “raro, perigoso e geralmente ocorre durante a passagem de linhas de instabilidade atmosféricas intensas”. O órgão explica que não é o vento que provoca o tsunami meteorológico, “mas sim a combinação peculiar de fatores, que podem gerar uma ressonânica e uma amplificação da onda”.

Santa Catarina já registrou um tsunami meteorológico na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, e que também foi sentido na praia da Armação em 19 de novembro de 2009, segundo a Defesa Civil.

banner_seridopneus-770