
O Dia dos Namorados deve injetar R$ 22,14 bilhões na economia brasileira este ano, com 93 milhões de pessoas previstas para presentear, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Apesar de 2,9 milhões de consumidores a menos que em 2023, a data mantém seu peso econômico, com gasto médio de R$ 238 por presente.
Maridos e esposas são os mais lembrados (58%), seguidos por namorados(as) (34%). Entre os que não participarão das compras, 51% estão solteiros, 12% priorizam pagar dívidas e 11% alegam falta de recursos. Itens como roupas (38%), perfumes (34%) e calçados (20%) lideram as preferências.
O estudo revela um paradoxo financeiro: 31% dos compradores admitem adquirir presentes mesmo com contas em atraso – sendo que 71% desses têm o nome negativado. “O desejo de agradar supera a racionalidade: 41% justificam que o parceiro merece, independentemente da situação”, analisa Merula Borges, especialista da CNDL.
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