
No Itans em Caicó, mulheres se reúnem há 30 anos para confeccionarem artesanato e principalmente, compartilharem suas vivências. Algumas chegaram no grupo com depressão ou ansiedade, e enxergaram nessa produção de artesanato, uma forma de fazer amizade, criando rede de apoio.
Iraci Freitas é a coordenadora do Clube de Mães do Itans. Ela diz que atualmente as reuniões estão sem acontecer, devido a pandemia mas já fazem planos de retorno. Algumas instituições atuam em parceria, oferecendo cursos ou oficinas. E o grupo recebe da comunidade muitos retalhos, em doação. A produção é disponibilizada para venda, inclusive na Feira de Artesanato Caicó Mostra Caicó.
“Não recebemos apoio financeiro, mas temos uma sede para realizar as reuniões, cedida pelo DNOCS e conseguimos muitos cursos através de parcerias. Temos apoio do Senar, do Sesc Seridó, da Cáritas Diocesana, e de muitas instituições” diz Iraci.
Entre os cursos, estas mães já tiveram pintura, cartonagem, avicultura, jardinagem, vagonite, arte em fuxico, rosas de emborrachado, biscuits e outros produtos. As mulheres do Clube de Mães do Itans fazem parte também do Fórum de Mulheres que busca de forma coletiva, adquirir políticas públicas para a comunidade, e algumas delas integram a Pastoral da Criança.
Powered by WPeMatico
