Empoderar mulheres através da moda com cursos de capacitação em corte e costura e incentivo ao empreendedorismo feminismo. Esse é o propósito do Costurando Saberes, uma iniciativa de impacto social de origem caicoense fundado pela estilista caicoense Geórgia Dantas.
Tudo começou em 2018, quando Geórgia participou de ações do grupo de voluntários Amigos Solidários. “Eu me conectei com várias mulheres e comecei a ouvir as histórias delas. O que me impressionou foi descobrir que muitas roupas eram retiradas do lixão, principalmente peças jeans, porém, elas nem sempre sabiam o que fazer pois não sabiam costurar e nem possuíam máquinas. Foi quando veio a ideia de ensinar elas a costurarem”, explica.
Geórgia já tem sua própria marca de roupas femininas, a “gueorguia”, e, após participar do edital Impacta RN do Sebrae-RN, viu ali a oportunidade ideal de transformar sua marca em um negócio de impacto social.
A Costurando Saberes é uma “escola móvel”, ou seja, atua de forma itinerante na comunidade de Frei Damião, em Caicó. “Não dispomos de infraestrutura física na comunidade e nem de maquinário suficiente que atenda todas as alunas. Desta forma, demos início as nossas atividades com tudo que tínhamos: duas máquinas (uma reta e uma overloque portátil), alguns retalhos, linhas e uma vontade muito grande de ensinar”, conta Geórgia.
Powered by WPeMatico
