Ex-infiltrada em fábrica russa de notícias falsas conta detalhes sobre exército de trolls de Putin

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A russa Lyudmila Savchuk começou a estudar a atividade de propagandistas do Kremlin na internet em 2014. No ano seguinte, infiltrou-se na Internet Research Agency, entidade acusada pelo Departamento de Justiça dos EUA de ser responsável por uma ofensiva de desinformação para interferir na eleição presidencial de 2016.

Há pouco mais de duas semanas, a organização, 2 empresas e 13 cidadãos russos foram indiciados pelo procurador especial Robert Mueller, que chefia o caso. Apesar de ver a denúncia como um passo importante, Savchuk diz que a lista de acusados deveria ser mais extensa. Segundo ela, cerca de 1.000 pessoas trabalham na Internet Research Agency.

“A desinformação, o jornalismo desonesto, a propaganda e o exército de trolls são uma ameaça ao mundo moderno”, declarou em entrevista por escrito ao Estado. “É preciso ter acesso a notícias objetivas, debates públicos honestos e comunicação respeitosa, livre de propaganda, agressão, incitamentos à violência, ódio contra outras nacionalidades e fatos alternativos.”

Segue a entrevista completa no Estadão: http://internacional.estadao.com.br/noticias/geral,ex-infiltrada-em-fabrica-russa-de-noticias-falsas-conta-detalhes-sobre-exercito-de-trolls-de-putin,70002212758

Powered by WPeMatico