Na próxima quarta-feira, dia 15, às 19h, acontece Solenidade de abertura da Exposição Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo, no Salão Superior do Centro Educacional José Augusto – CEJA, com explanação do professor doutor Hélder Macedo, da UFRN, e apresentação cultural dos Negros do Rosário, de Caicó.
O evento visa principalmente favorecer o conhecimento de pesquisadores, gestores, professores e coordenadores pedagógicos, de instituições de ensino público e privado. A exposição prossegue em Caicó até julho de 2017, e o ideal é que professores possam expor o assunto em sala de aula antes de trazer seus alunos para as visitações, de forma que a exposição complemente o conhecimento já despertado na escola.
Para agendamento, as escolas e demais grupos devem entrar em contato com a DIRED no telefone 3421-6060.
A exposição traz a invasão holandesa, a tradição indígena, a Segunda Guerra Mundial, fundação de Natal, levando os visitantes por um passeio pela história do Rio Grande do Norte, a partir da chegada dos portugueses no Estado. Há painéis com informações históricas e citações de estudiosos e escritores, objetos de arqueologia, peças em barro, várias peças da história da Segunda Guerra, bem como, réplicas em tamanho real dos personagens da história potiguar, como Felipe Camarão, Jerônimo de Albuquerque e André de Albuquerque Maranhão.
“Descobrindo o Rio Grande do Norte com Câmara Cascudo”, é uma exposição do Memorial Câmara Cascudo, na capital do Estado, e veio para Caicó por uma iniciativa do Governo do Estado, através da Fundação José Augusto, e 10ª DIRED, contando com apoio da Prefeitura Municipal de Caicó.