Entre os dias 21 e 27 de julho, as cidades de Jucurutu e Caicó serão presenteadas com uma rica programação de concertos e recitais gratuitos. O evento faz parte da primeira edição do Festival Sinfônico, uma iniciativa que promete impactar diretamente a vida de 120 jovens, ao oferecer uma formação musical de alta qualidade e oportunidades para o desenvolvimento artístico e profissional. Nas apresentações, a música de concerto, de câmara e popular serão interpretadas para a população por todos musicistas envolvidos no Festival.
“A ideia do Festival Sinfônico é fazer o sertão transbordar música com uma programação de concertos e recitais dias 21, 23, 25 e 27 em Jucurutu e 22, 24 e 26 em Caicó junto a programação da Festa de Sant’ana. O evento se coloca como uma plataforma para que jovens talentos da música de concerto possam aprimorar suas habilidades, e também democratiza o acesso à cultura, proporcionando ao público experiências musicais”, enfatiza Tatiane Fernandes, produtora cultural e idealizadora da atividade.
Primeira edição do Festival Sinfônico
Durante a sua edição inaugural, o projeto conta com 13 professores, sendo 11 dedicados a ensino de instrumentos que compõem grandes corpos musicais como orquestras, bandas, filarmônicas e fanfarras. Além das aulas de instrumentos, os quase 70 alunos participarão de três masterclasses especiais: Consciência Corporal para Músicos, com a violinista Mariana Holschuch; Prática de Música de Câmara com o maestro e flautista Roberto Silva; e Arranjos com o compositor, arranjador e contrabaixista Willames Costa.
A iniciativa é da Mapa Realizações Culturais e integra o leque de projetos contemplados pelo edital Transformando Energia em Cultura, com patrocínio da Neoenergia Cosern, Instituto Neoenergia, Fundação José Augusto, Secretaria Extraordinária de Cultura e Governo do RN, através da Lei Câmara Cascudo com a parceria das Prefeituras Municipais de Jucurutu e Caicó, junto às Secretarias de Educação e coordenações de cultura.