
Uma nova formulação de material para aumentar a velocidade de reações do metano, gás incolor, inodoro, inflamável e explosivo em ambiente fechado usado em elevadas temperaturas de reação por um longo tempo, cuja aplicação é vasta na produção de insumos petroquímicos, combustíveis sintéticos, fertilizantes e geração energética. Este foi o resultado de um estudo desenvolvido por nove pesquisadores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que redundou, no mês de julho, em um novo depósito de pedido de patente.
A nova tecnologia é fruto da dissertação de Yuri Kauã Rodrigues de Oliveira Silva, do Programa de Pós-graduação em Química (PPGQ). Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), ele realça que a invenção tem capacidade de influenciar na catálise de reações de reforma do metano. A catálise é um processo no qual, ao adicionarmos uma determinada substância, uma reação química ocorre de maneira mais rápida. No caso do metano, tal procedimento é amplamente utilizado industrialmente para produzir gás de síntese, uma mistura gasosa de hidrogênio (H2) e monóxido de carbono (CO).
The post Formulação potencializa produção de gás de síntese para combustíveis sintéticos e fertilizante first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
