Livro de autora potiguar trata o racismo de uma forma lúdica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A escritora Kinha Costa, potiguar residente na África do Sul, elaborou uma forma lúdica e leve de falar sobre racismo com o público infantil, através do livro “Nega: valente, linda e preta”, obra que será lançada neste domingo (10), com programação no Parque das Dunas, a partir das 10h. O livro é bilíngue e traz uma parceria com a ilustradora sul-africana Jess Jardim-Wedepohl, que nasceu em Joanesburgo, África do Sul, onde vivem ambas.

No livro, Nega é uma gatinha sapeca que vive brincando com a sua família colorida como um arco-íris. Feliz e curiosa, certa dia ela vai além e chega numa rua cheia de gente e carros. Muitas pessoas a olham de um jeito “estranho”. O tema central do livro é o racismo, que extrapola questões de gênero, de classe ou de religião. “É possível falar sobre temas como doença, morte ou sexualidade, sem subestimar a capacidade de compreensão da criança, de forma leve, divertida e sensível”, disse a escritora.

A escritora, que também é atriz, conta a história de forma teatral e apresenta a família inteira de gatos, com bonecos de fantoche. O show tem a duração de 20 minutos e será apresentado no evento de lançamento.

Segundo Kinha, é importante investir na base do ser humano. “Ninguém nasce racista, homofóbico, machista, xenófobo ou fundamentalista. A ideia é expandir o tema em uma série chamada ‘Família Arco-Íris’, abordando aspectos e circunstâncias marcantes para cada personagem”, explicou.

The post Livro de autora potiguar trata o racismo de uma forma lúdica first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770