
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) anunciou nesta sexta-feira 16 a suspensão das exportações de carne de frango provenientes do Rio Grande do Sul, após a confirmação de um caso de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro. Ainda não há previsão para a retomada das exportações.
A medida tem como principal objetivo preservar a credibilidade da carne brasileira no mercado internacional e facilitar a retomada das exportações assim que a situação estiver controlada.
Antes mesmo do anúncio do MAPA, países como China e membros da União Europeia já haviam interrompido voluntariamente a importação de carne de frango brasileira. Essa suspensão automática segue protocolos sanitários firmados entre o Brasil e seus parceiros comerciais, que preveem o chamado autoembargo em casos de detecção da doença.
Esse é o primeiro foco de gripe aviária registrado em uma granja comercial no país. A doença, que circula globalmente desde 2006, foi detectada no Brasil apenas em 2023 e, até agora, afetava apenas aves silvestres.
The post MAPA suspende exportações de carne de frango do RS após caso de gripe aviária first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
