
Em meio ao crescimento dos ataques ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário nos últimos tempos, chegou a 50% o número de juízes brasileiros que afirmam já ter sofrido ameaça à vida ou à integridade física em decorrência do exercício da função pública. Na América Latina, apenas a Bolívia apresenta índice mais elevado: 65%. Nos demais países, a média oscila entre 30% e 40%. As exceções ficam por conta de Chile e Equador, onde o nível é menor do que 25%.
Essa é uma das conclusões preliminares da pesquisa inédita “Perfil da Magistratura Latinoamericana” – realizada pelo CPJ – Centro de Pesquisas Judiciais da AMB – Associação dos Magistrados Brasileiros em parceria com a FLAM – Federação Latinoamericana de Magistrados e o IPESPE – Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas.
Ao todo, foram ouvidos 1.573 juízes de 16 nações, porém, ao final, somente 11 delas constaram do relatório – Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, El Salvador, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai e Brasil -, visto que para o restante não se obteve um quantitativo mínimo de respostas.
The post Metade dos juízes brasileiros já sofreu ameaça à vida, diz pesquisa first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico




