Nova versão de drone da UFRN evolui com estrutura reforçada, IA e foco na segurança

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um drone inteligente, com alta capacidade de conexão e multifuncional, capaz de realizar patrulhamento, inibir crimes e até ajudar no socorro em situações de emergência. Essa é a proposta da nova Aeronave de Defesa Social (AEDES), veículo aéreo não tripulado desenvolvido no âmbito do Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN), que chega à sua terceira geração com avanços em estrutura, segurança e inteligência artificial. Embora pensado para a segurança pública e vigilância de espaços urbanos, o equipamento já nasce com potencial para também ser aplicado em outras áreas no futuro.

O projeto do AEDES, coordenado pelo professor Dino Lincoln Figueirôa, do Departamento de Design (DDGN/UFRN), nasceu em uma disciplina do curso de Design da UFRN, em 2017, com o objetivo de prover maior segurança ao campus da UFRN. Seu desenvolvimento atualmente recebe apoio tecnológico do Leading Advanced Technology Center of Excellence (LANCE/IMD) e do Laboratório de Prototipagem (Protolab/IMD).

A atual versão da aeronave tem 1,7 m de envergadura e 1,1 m de comprimento, funcionando como uma “viatura alada”, capaz de fazer rondas de modo semiautomático (voos independentes monitorados à distância) e inibir delitos, como assaltos e furtos. Isso acontece especialmente por meio de sua câmera de rastreamento de alvos (target tracking) e de seus aparatos que emitem luzes e sons, tal qual uma viatura policial.

O AEDES também conta com equipamento projetado para percorrer grandes áreas em pouco tempo, com capacidade de decolagem vertical e voo horizontal, o que permite sua operação mesmo em ambientes urbanos com obstáculos, como postes, prédios e árvores grandes. Com essas características, a nova versão do drone surge com amplas possibilidades de aplicação, que podem ir além do âmbito universitário. Exemplo disso é a capacidade de reforçar, em diferentes locais da cidade, o policiamento ostensivo comum, quando a simples presença visual e sonora do drone inibe ações criminosas em áreas sensíveis.

The post Nova versão de drone da UFRN evolui com estrutura reforçada, IA e foco na segurança first appeared on Blog do Seridó.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1