
A professora Jordana Cristina de Jesus, vinculada ao Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN (PPGDem), assumiu a Coordenação-geral de Políticas de Cuidados da Secretaria Nacional de Autonomia Econômica, unidade vinculada ao Ministério das Mulheres. A nomeação é um reconhecimento aos anos em que a pesquisadora vem desenvolvendo seus estudos sobre uso do tempo e do trabalho doméstico não remunerado.
Entre as atribuições da função, a docente contribuirá para a elaboração da Política Nacional de Cuidados. O escopo de “cuidados” considera todas as atividades realizadas no dia a dia voltadas para o bem-estar das pessoas e inclui as tarefas cotidianas, como manutenção da limpeza, organização dos domicílios e o apoio a atividades diárias de pessoas com diferentes graus de autonomia ou dependência. A iniciativa busca dar atenção a um aspecto da vida que, muitas vezes, é invisibilizado, mas que é fundamental para o funcionamento da sociedade e das atividades econômicas.
Bacharel em Ciências Atuariais, mestre e doutora em demografia, Jordana é professora da UFRN desde 2018, onde, também, atuou na vice-coordenação do curso de Ciências Atuariais. É membro do Grupo de Estudos em Economia da Família e do Gênero (GeFam) e coordenadora do Grupo de Trabalho População e Gênero, da Associação Brasileira de Estudos Populacionais (Abep), com atuação em diversas frentes de pesquisa.
The post Pesquisadora da UFRN assume coordenação no Ministério das Mulheres first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
