Prefeitura de Currais Novos adere ao Catalisa Gov para impulsionar inovação na gestão pública

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Currais Novos passou a integrar o grupo de municípios brasileiros que estão investindo em inovação para modernizar os serviços públicos. Depois da adesão da capital potiguar ocorrida no mês passado, Currais Novos formalizou sua adesão ao Catalisa Gov, uma estratégia do Sebrae Nacional que conecta governos e empreendedores com foco em soluções tecnológicas para os principais desafios enfrentados pela administração pública.

A iniciativa promove o conceito de inovação aberta no setor público, aproximando gestores municipais de startups, pequenos negócios e instituições científicas, tecnológicas e de inovação. A expectativa é que a adesão de Currais Novos ao programa fortaleça o ecossistema de inovação da cidade, gere maior eficiência administrativa e traga impactos positivos diretos à população.

“ O Catalisa Gov atua como um facilitador no processo de contratação de soluções inovadoras, com base em marcos legais recentes. Com isso, o programa garante segurança jurídica e orienta os gestores em todas as etapas do processo de compra pública inovadora”, disse o diretor Técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti que fez a abertura da reunião de assinatura.

A proposta é que o município participante identifique seus principais problemas — nas áreas de saúde, mobilidade urbana, educação, gestão de resíduos, entre outras — e, a partir disso, selecione soluções já desenvolvidas por startups ou centros de pesquisa.”Os projetos podem ser adaptados às realidades locais, garantindo maior eficiência na sua implementação”, comentou a analista de inovação do Sebrae-RN em Currais Novos, Edinete Nascimento.

A adesão do município também prevê a criação de um comitê técnico de inovação, responsável por mapear os desafios prioritários do município e por acompanhar o desenvolvimento das soluções aplicadas.

“Currais Novos dá mais um passo em direção à transformação digital da gestão pública. A expectativa é que a cidade se torne um exemplo de como a inovação pode ser usada para resolver problemas históricos com agilidade, inteligência e impacto social fortalecendo o ecossistema de inovação local”, comentou o superintendente Zeca Melo.