Em visita ao Hospital Regional Mariano Coelho (Currais Novos-RN) e à Unidade Hospitalar Regional do Seridó (Caicó-RN), o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kleber Morais, realizou um levantamento da real situação das unidades, visando sua futura incorporação à rede de gestão da estatal, já dita como favorável pelo Ministério da Educação (MEC).
A luta pela incorporação dos hospitais regionais foi iniciada desde 2014, por meio do Programa Mais Médicos. Nesta sexta-feira, 9, foi dado o primeiro passo, com a oficialização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) em parceria com a UFRN e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN). Com o contrato, as unidades de saúde se tornarão campos de formação dos alunos de Medicina da UFRN no interior do estado.
A solenidade foi em Caicó, na Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da UFRN e contou com a presença de políticos, profissionais de saúde, reitora e do presidente da Ebserh. “A parceria iniciada hoje vai contribuir para melhoria na assistência à saúde da população, não só de Caicó e Currais Novos, mas também dos municípios vizinhos”, afirma Morais.
A convite de Dr. Kleber Morais, acompanharam a visita os diretores clínicos do Hospital Regional (Dr. Silvio Santos Filho) e Hospital do Seridó (Dra. Verônica Alcântara).
A UFRN disponibilizará um programa de residência médica em Clínica Médica com os graduados em Medicina, em torno de 60 horas/aula sem custo algum para o estado, com bolsas custeadas pelo MEC. A reitora Ângela Maria Paiva Cruz afirmou que a UFRN tem necessidade de ampliar os espaços de formação dos alunos.
