
Também conhecido como Canvas, o Modelo de Negócios é um instrumento utilizado para facilitar o entendimento completo de um negócio. Com isso em mente, o Projeto de Extensão Modelo de Negócios para o Geoparque Seridó, do Departamento de Turismo, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), realizou visitas ao local e produziu dois modelos de negócios para o Geoparque.
Um Modelo de Negócios tem como objetivo descrever todos os elementos e fases que compõem um empreendimento, sendo seus elementos centrais: segmento de clientes; proposta de valor; canais de distribuição; relacionamento com clientes; fontes de receita; recursos principais; atividades-chave; e principais parcerias e custos. Para este projeto, foram elaborados Modelos de Negócios para o Geoparque Seridó e para uma das minas que o integram, a Brejuí.
Durante o processo de produção, foi utilizada a metodologia Business Model Generation (BMG), na qual o modelo é dividido em nove etapas, permitindo a visualização sistemática das principais funções de um negócio, o que ajuda a economizar tempo ao focar nesses aspectos. Com este modelo, o Geoparque Seridó poderá utilizá-lo para conseguir recursos para investimentos, visto que o modelo permite a visualização da viabilidade de arrecadação.
De acordo com Gabriel Martins de Araújo Filho, coordenador do projeto, os resultados já contribuíram para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de uma aluna do curso de Administração, Regina Ferreira de Araújo. “Ter o Geoparque como uma estrutura de governo, que é financiada pelos municípios que estão ali dentro do Geoparque, tem um custo mensal. Então, o estudo dela foi identificar se valia a pena esse dinheiro sair da prefeitura para manter a sede do Geoparque e que tipos de benefícios ele poderia gerar para os próprios municípios”, explica.
The post Projeto desenvolve Modelo de Negócios para Geoparque Seridó first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
