O Governo do RN assinou convênio, nesta quarta-feira, 29, com o Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários (Seapac) para construção de 40 cisternas para armazenamento de água. Cada cisterna tem capacidade de 16 mil litros, volume suficiente para o abastecimento de uma família com seis pessoas durante o período de um ano.
O convênio beneficiará 40 famílias nos municípios de Currais Novos (30) e Santana do Seridó (10). Os recursos, no valor de R$ 200 mil, são do Orçamento Geral do Estado destinado por emenda parlamentar.
A governadora acrescentou que a cisterna possibilita a permanência das famílias na comunidade, garante água de boa qualidade para o consumo humano, além de melhorar a saúde da família e disponibilizar mais tempo, principalmente das mulheres, para realização de outras atividades.
A importância das cisternas de placas cimentícia é reforçada pelo secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), João Maria Cavalcanti: “22% da população do RN depende dessa tecnologia”, informou.
Francisco Teixeira, do Seapac, disse que a instituição “tem a missão específica de acolher aqueles que estão mais distantes. E o agricultor familiar que insiste na sua atividade tem que ter nossa atenção. Entre Currais Novos, no Seridó e Santa Cruz, na região Trairi, é onde a seca se apresenta mais grave. Agradeço ao Governo do Estado e ao deputado a alocação dos recursos que irão beneficiar 40 famílias com água captada da chuva, armazenada de forma adequada e segura para consumo humano”.
A escolha das famílias a serem beneficiadas no município de Currais Novos, de acordo com o prefeito Odon Junior, será feita em reunião plenária com as comunidades que irá indicar onde serão construídas as cisternas.
Também participaram da assinatura do convênio o secretário de Estado do Gabinete Civil, Raimundo Alves, secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, ex-prefeito de Santana do Seridó, Adriano Oliveira, vereadores em Currais Novos Mathson Ranier e Jorian Santos.
A governadora Fátima Bezerra recebeu a comenda Guarani, em reconhecimento e gratidão aos relevantes serviços prestados em defesa e promoção da literatura e cultura do povo e do município de Currais Novos. A comenda é concedida pelos organizadores do Primeiro Festival Literário Currais-novense (FLIC), realizado neste mês de novembro, Mattson Ranier Gomes de Araújo e João Gustavo Coelho Gomes Guimarães.
