Receita tributária do RN tem segundo melhor crescimento do Brasil, mas crise fiscal inibe bom resultado
A receita tributária do RN teve o segundo melhor crescimento do Brasil entre 2016 e 2017. Ela variou 10,14%, o que colocar o Estado apenas atrás do Amapá, onde o crescimento foi de 30,72%, informou o jornal Folha de S.Paulo.
Os estados do Piauí (6,94%), Amazonas (5,81%), Acre (5,24%) e Paraná (4,74%) complentam o ranking.
Trata-se de uma recuperação tênue –crescimento de apenas 0,43% em relação aos R$ 460 bilhões arrecadados no ano anterior. O resultado também não foi uniforme.
Entre os 27 entes da federação, 14 registraram aumento de receita em relação ao ano anterior. O resultado dos outros 13 cresceu abaixo da inflação e, portanto, tiveram perda de receita.
Ainda assim, o resultado foi recebido com alívio, porque estanca dois anos de quedas de receita –2015 e 2016.
No caso do RN, destaca a Folha, A deterioração na prestação de serviços públicos e a instabilidade no funcionamento da máquina estatal mostram que o ambiente fiscal ainda é delicado e inspira a realização de reformas e ajustes duros.
“Os policiais militares entraram em greve no fim do ano passado e ficaram duas semanas sem ir às ruas. Além dos salários atrasados, eles reclamaram da falta de equipamentos e veículos sucateados”, destaca o jornal
Powered by WPeMatico