Relatório do LAIS aponta efetividade da vacinação para redução de óbitos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A vacinação no Rio Grande do Norte tem sido a principal responsável pela redução sustentada dos casos moderados e graves de covid-19 no estado. Esse efeito pode ser observado pela queda expressiva dos pedidos por internações, seja em leitos clínicos, seja em leitos de UTI no período posterior ao início da vacinação contra o coronavírus.

Esse é um dos pontos constantes de mais um relatório do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN). O documento traz uma análise do quadro atual da pandemia no estado, com diversas análises quanto a efetividade dos imunizantes para a diminuição dos óbitos em todo o território potiguar.

De acordo com relatório, aos óbitos entre os pacientes vacinados internados, podem ser considerados muito baixo entre os pacientes com a D1 e D2, 0,02% e 0,03%, respectivamente. “Aparentemente há um leve aumento percentual de pacientes que foram a óbito com a D2. No entanto, isso será estatisticamente normalizado à medida que mais pacientes tomarem a D2”, explicou do diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, membro do grupo de pesquisadores responsável pelo documento.

O número de idosos vacinados internados também aponta para uma baixa importante, girando em índices abaixo de meio por cento (0,21%) . Esse número é ainda mais reduzido em relação ao idoso que tomou a D2 (0,16%). “Ou seja, cumprir o ciclo vacinal é fundamental para melhorar a proteção do indivíduo” ressaltou Valentim.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770