Servidores de universidades federais ameaçam greve no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Servidores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) podem paralisar suas atividades após a assembleia geral do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior (Sintest-RN), que ocorre nesta quarta-feira (17), na Reitoria da UFRN, em Natal.

O movimento faz parte de uma ação nacional dos sindicatos das universidade federais brasileiras contra a cessão de funcionários à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que gerencia hospitais universitários federais e presta apoio às instituições na gestão. Essa é a principal reivindicação dos servidores, sobretudo da área da saúde que atuam nos hospitais. Eles entendem que o regime trabalhista da empresa é diferente do oferecido pelas instituições.

Apesar de ser concentrada no setor de saúde e hospitais, a assessoria de imprensa do Sintest adianta que uma greve geral não está descartada em todas as instituições de ensino superior federal do Rio Grande do Norte. Além da reivindicação relativa à Ebserh, os funcionários também pleiteiam a diminuição da carga horária semanal de trabalho, que hoje é de 40h, para 30h. A proposta é que a nova carga seja de turnos contínuos e sem redução salarial.

banner_seridopneus-770