
Mulheres pretas representam uma minoria entre as donas de pequenos negócios em 2023, apenas 10%. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa de transação financeira SumUp, a maior parte (45%) das entrevistadas se declararam pardas. A porcentagem de brancas foi de 43%.
O estudo também revelou desigualdades relacionadas à escolaridade. A maioria (55%) das empreendedoras cursaram o ensino médio, mesmo que incompleto. Apenas 7% delas pararam de estudar ainda no ensino fundamental. Números maiores foram registrados para mulheres formadas na universidade (26%) e as com pós-graduação concluída (13%).
A necessidade foi o que mais motivou o empreendedorismo feminino: 42% das entrevistadas começaram a empreender para ter alguma renda. Outras 22% afirmaram buscar mais autonomia no dia-a-dia, como passar mais tempo com a família.
O fator necessidade se relaciona a outro índice: 54% são chefes de família, ou seja, sustentam casa e filhos. Assim, compreende-se que o empreendedorismo foi a forma que elas encontraram de se manter financeiramente.
The post Só 10% das empreendedoras se declaram pretas, diz pesquisa first appeared on Blog do Seridó.
Powered by WPeMatico
