Temer cogita ser nomeado embaixador para manter foro privilegiado, diz jornal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Michel Temer

O jornal O Globo noticia nesta quinta-feira (30) que o presidente Michel Temer (PMDB), denunciado na Lava Jato, teme cair nas mãos do juiz Sergio Moro assim que terminar seu mandato, em dezembro de 2018. Com popularidade historicamente baixa e sem intenções atuais de concorrer à reeleição, o peemedebista busca com aliados alternativas para manter o foro privilegiado e seus processos no Supremo Tribunal Federal.

Entre as opções, está a de ser nomeado embaixador brasileiro pelo próximo presidente da República e, claro, dependeria da aprovação deste. É um cargo que agrada Temer e já foi ocupado, em Portugal, por Itamar Franco assim que Fernando Henrique Cardoso o sucedeu.

A preocupação de Temer ocorre em meio a discussões, no STF e no Congresso, que visam a restringir o alcance do foro privilegiado no Brasil. O Senado já aprovou por unanimidade e a Câmara analisa em comissão especial proposta que restringe o foro. Nos corredores do Congresso, discute-se uma inclusão no projeto que ampliaria o foro especial para ex-presidentes, o que beneficiaria Temer, Lula, Dilma, FHC, Collor e Sarney. Deputados do PT defendem a tese.

banner_seridopneus-770