Argentina elimina Austrália e pega a Holanda nas quartas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Argentina está nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar. Neste sábado, no estádio Ahmad Bin Ali, uma das grandes favoritas ao título bateu a Austrália por 2 a 0 e garantiu classificação para enfrentar a Holanda, velha conhecida, na próxima etapa do Mundial. Messi, no milésimo jogo da carreira, comandou a vitória argentina. Foi dele o primeiro gol da partida. Julián Álvarez, aproveitando falha com os pés do goleiro Mat Ryan, ampliou. A Austrália ainda descontou com Goodwin, em chute desviado em Enzo Fernández, e ameaçou chegar ao empate – inclusive com um gol perdido no último lance. Mas não conseguiu. Está eliminada.

A Argentina encara a Holanda pelas quartas de final na próxima sexta-feira, às 16h, no estádio Lusail. O vencedor estará na semifinal – e, se o Brasil chegar lá, será o adversário. Os caminhos de Argentina se cruzam novamente, como aconteceu nas Copas de 1974, 1978, 1998, 2006 e 2014. O duelo mais marcante foi em 1978, quando os sul-americanos bateram os europeus na final, por 3 a 1. O histórico tem duas vitórias para a Holanda, um empate, uma vitória para a Argentina na prorrogação (justamente na final de 1978) e outra na disputa por pênaltis.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Bolsonaro bate martelo e não passará faixa para Lula

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro (PL) bateu o martelo e decidiu que não passará a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia de posse em 1º de janeiro de 2023. A aliados, o atual chefe do Executivo afirmou que está “100% decidido”. Conforme reportagem publicada pelo Poder360, com a recusa de Bolsonaro, o responsável pela entrega seria o vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), eleito senador da República pelo Rio Grande do Sul, que já negou a possibilidade de cumprir este rito de transição.

“Passagem de faixa é do presidente que sai para o presidente que entra. Eu não sou o presidente. Eu não posso botar aquela faixa, tirar e entregar”, disse Mourão em entrevista ao jornal Valor Econômico publicada na 4ª feira. Ainda durante a campanha pelo 2º turno, Lula disse:  “Bolsonaro deveria ter humildade de, no dia 1º de janeiro, colocar a faixa [presidencial] no meu pescoço”. 

Powered by WPeMatico

Holanda vence os Estados Unidos e garante a vaga para as quartas de final da Copa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Classificada! A Holanda venceu os Estados Unidos por 3 a 1 neste sábado, no estádio , e avançou para as quartas de final da Copa do Mundo. Os americanos encerram a participação no Mundial. Os holandeses vão esperar o vencedor do confronto Argentina x Austrália. Memphis Depay, Blind e Dumfries marcaram para Holanda, e Wright descontou.

A Holanda teve muita eficácia em sua estratégia de se fechar na defesa e sair nos contra-ataques. Os Estados Unidos tiveram mais a bola, mas tiveram dificuldades de entrar na área. Os holandeses abriram vantagem no primeiro tempo. Aos nove minutos, Dumfries cruzou rasteiro para o meio da área, e Memphis Depay chutou certeiro de primeira. Dumfries repetiu a receita no fim do primeiro tempo, aos 45. Desta vez ele encontrou Blind bem colocado para fazer o gol.

Em desvantagem, os EUA seguiram tentando encontrar espaços, principalmente com Pulisic, que deu muito trabalho para a zaga holandesa. Os americanos conseguiram colocar 2 a 1 no placar aos 30 minutos, com Wright após cruzamento de Pulisic. A equipe se empolgou, mas logo Drumfries jogou um balde de água fria. Ele recebeu cruzamento de Blind e, totalmente livre, marcou o 3 a 1 para assegurar a classificação da Holanda, que agora aguarda o confronto Argentina x Austrália.

Powered by WPeMatico

Eleições 2022: quase 1,3 milhão declararam algum tipo de deficiência

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

No Dia Internacional de Luta das Pessoas com Deficiência, lembrado hoje (3), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou que quase 1,3 milhão de eleitores declararam algum tipo de deficiência no pleito realizado este ano – um aumento de 35% em relação às eleições de 2018.

Ao todo, 1.271.381 eleitores informaram ter algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida entre as mais de 156 milhões de pessoas consideradas aptas a votar nas eleições de outubro passado.

A Corte lembrou que essa parcela do eleitorado pôde solicitar voto em seção especial onde há acessibilidade. “Os espaços são adaptados para oferecer fácil acesso e maior comodidade e segurança na hora do voto”, destacou o TSE, por meio das redes sociais.

Powered by WPeMatico

Vacinas contra covid-19 validaram plataforma mRNA, diz pesquisador

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O uso em massa das vacinas com a plataforma tecnológica de RNA mensageiro (mRNA), como a produzida pela Pfizer contra a covid-19, estão entre as grandes novidades para a população em geral desde o início da pandemia, em 2020.

Para os cientistas que estão na ponta do descobrimento de imunizantes, porém, essa tecnologia era uma aposta antiga que finalmente foi validada com os recursos mobilizados pela emergência sanitária.

Chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento Voltado para Descobertas e Ensaios Pré-Clínicos da GlaxoSmithKline (GSK) na Bélgica, Yannick Vanloubbeeck lidera um time de mais de mil cientistas no país europeu que trabalham em projetos de novas vacinas contra antígenos como o vírus sincicial respiratório (VSR) e o papilomavírus humano (HPV). Para ele, o esforço global de governos, empresas e cientistas permitiu que a plataforma mRNA chegasse aos postos de vacinação, mas agora é preciso caminhar mais para entender contra que outras doenças essa tecnologia será útil.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

PF cumpre mandados de prisão em 18 presídios do RN para evitar que mais de 200 presos com outras condenações sejam soltos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Polícia Federal, em conjunto com a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SEAP), cumpriu nesta sexta-feira (2) o total de 248 mandados de prisão em 18 presídios do Rio Grande do Norte. A Operação Fechamento, como foi denominada, teve como objetivo evitar que presos que possam ganhar eventual liberdade após o cumprimento de uma pena sejam soltos mesmo tendo outras condenações.

Os mandados de prisão constavam no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), que é administrado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Segundo a Polícia Federal, além dos mandados expedidos por órgãos judiciais do RN, há mandados de prisão também decretados por comarcas de oito unidades federativas do país, por crimes cometidos naqueles estados.

Há ainda outros 97 mandados sendo cumpridos por outros tipos de crime. A operação acontece nos presídios de Natal, Parnamirim, Nísia Floresta, Ceará-Mirim, Nova Cruz, Mossoró, Caicó, Pau dos Ferros, Apodi e Caraúbas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

RN registra quase 1 mil casos de Covid em um dia e procura por vacinação aumenta em 300% no estado

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte registrou 997 casos confirmados de Covid nas últimas 24 horas. O dado foi publicado no boletim epidemiológico da doença nesta sexta-feira (2) pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Nos dias anteriores, os números também foram altos no estado. Na quinta, foram confirmados 816 casos e na quarta, 901.

Houve um aumento principalmente no comparativo com os meses anteirores. Para se ter ideia, no último boletim de outubro, no dia 31 daquele mês, apenas um caso foi registrado. No último dia de setembro foram 16. O boletim indicou ainda que uma morte aconteceu pela doença nas últimas 24 horas, no município de Água Nova. O estado chegou a 8,5 mil mortes pela doença desde o início da pandemia, em março de 2020.

Powered by WPeMatico

Policia militar da reserva é morto a tiros na Zona Norte de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um policial militar da reserva foi morto a tiros nesta sexta-feira (2) em Natal. De acordo com a PM, o cabo reformado identificado como José Claudio de Lima, de 54 anos, estava almoçando em um restaurante na Avenida Pompeia, quando foi retirado do local e levado por homens armados por volta das 13h. O cabo foi levado para uma área de mata no Alto da Torre, também na Zona Norte de Natal, e executado. A motivação do crime será investigada pela Polícia Civil.

Powered by WPeMatico

Homem morre e outro fica ferido após caminhão tombar no Oeste do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem morreu e outro ficou ferido após um acidente na BR-405, em São Francisco do Oeste, município a quase 400 quilômetros de Natal. Ambos estavam em um caminhão que tombou na “Curva da Aroeira”, no km 130 da rodovia federal.

De acordo com informações do destacamento da Polícia Militar de São Francisco do Oeste, o caso ocorreu no fim da madrugada deste sábado (3), a cinco quilômetros do Centro do município. O caminhão se acidentou sem a participação de outros veículos.

O caminhão, que estava carregado com camarão, vinha no sentido Mossoró/Pau dos Ferros quando sobrou na curva e desceu pelo acostamento. Uma das vítimas morreu no local e a outra foi socorrida, ainda consciente, ao Hospital Regional de Pau dos Ferros.

No mesmo local, um acidente entre uma carreta e um caminhão foi registrado na última quinta-feira (1º), sem vítimas fatais. Equipes do Instituto Técnico Científico de Perícia (Itep) chegaram no local por volta das 9h para o recolhimento do corpo e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) fez o isolamento da área.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Dois carros batem de frente e acidente deixa dois mortos e três feridos no Oeste do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um acidente envolvendo dois veículos deixou dois mortos e três feridos na noite desta sexta-feira (2) em Mossoró, no Oeste do Rio Grande do Norte. Após a colisão, os dois automóveis ficaram totalmente destruídos. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caso ocorreu por volta das 22h na BR-304. Dois automóveis bateram de frente e, com a colisão, várias das vítimas ficaram presas às ferragens.

Equipes da PRF atuaram no resgate com apoio do Corpo de Bombeiros Militar. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) transportou às vítimas ao Hospital Tarcísio Maia. Dos cinco envolvidos no acidente, um morreu no local e outro não resistiu após ser socorrido. Outras três vítimas foram socorridas e seguem sob cuidados médicos.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Exames apontam lesões, e Gabriel Jesus e Alex Telles estão fora da Copa do Mundo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O atacante Gabriel Jesus e o lateral-esquerdo Alex Telles estão fora da Copa do Mundo. A seleção brasileira não pode convocar substitutos para eles, pois o prazo se encerrou 24 horas antes da estreia no torneio. Exames realizados após a derrota para Camarões, na sexta-feira, pela última rodada da fase de grupos, constataram lesões no joelho direito de ambos os jogadores.

Gabriel Jesus já vinha com dores no local nas partidas pelo Arsenal. O prazo de recuperação não é longo – estimado em até um mês -, mas o suficiente para impedir a participação no restante das partidas do Mundial do Catar. O caso de Alex Telles é mais grave e, embora seja ainda preliminar, pode levá-lo a uma cirurgia. O lateral foi substituído no segundo tempo depois de se chocar com um jogador adversário. Com muitas dores, deixou o campo chorando.

Powered by WPeMatico

Uruguai vence Gana e as duas seleções estão eliminadas da Copa do Mundo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Muita emoção! Gana e Uruguai fizeram um jogo de idas e vindas até o fim. Apesar da vitória do Uruguai por 2 a 0, não foi o suficiente para que a Celeste se classificasse. Precisando vencer a qualquer custo, os uruguaios foram para o ataque logo no início e saíram na frente minutos após do pênalti desperdiçado por André Ayew. Arrascaeta aproveitou rebote do goleiro e abriu o placar.

Pouco depois, o jogador do Flamengo acertou um golaço para ampliar. Como o resultado entre Coreia e Portugal favorecia o Uruguai, os sul-americanos colocaram o pé no freio. O jogo continuou movimentado, mas só voltou a ter muita emoção depois que a Coreia virou. Uruguai precisava fazer mais um gol, mas não conseguiu balançar as redes ganesas. Com isso, os dois países voltaram mais cedo para casa.

As vitórias de Coreia do Sul e Uruguai mexeram bastante no Grupo H. O 2 a 1 dos sul-coreanos de virada garantiram a equipe com a segunda vaga para as oitavas de final. Portugal, derrotada pela Coreia, terminou na liderança. Vale lembrar que Portugal vai enfrentar o segundo colocado do grupo do Brasil, enquanto a Coreia encara quem liderar o Grupo G.

Powered by WPeMatico

De virada, Coreia do Sul vence Portugal e garante vaga para as oitavas pelo número de gols marcados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Coreia do Sul garantiu a vaga para as oitavas de final da Copa do Mundo, ao bater Portugal de virada por 2 a 1 nesta sexta-feira, no estádio Cidade da Educação, em Doha.

Após o apito final, a apreensão tomou conta dos jogadores, que precisaram torcer para o Uruguai não marcar mais um gol no últimos minutos do duelo contra Gana, para assegurar a vaga nos saldo de gols. Ricardo Horta marcou para os portugueses, logo aos 4 minutos da primeira etapa, mas Kim Young-Gwon empatou, aos 26. O gol heroico da classificação veio já nos acréscimos da etapa final, com Hwang Hee-Chan, após grande contra-ataque puxado por Son.

Com o resultado, Portugal termina com a liderança do Grupo H, com seis pontos. A Coreia assumiu a 2ª posição, com quatro. Uruguai e Gana foram eliminados do Mundial. Portugueses e sul-coreanos, agora, esperam a definição do grupo do Brasil para saber quem enfrentarão nas oitavas de final. Os lusos jogam contra a seleção que terminar na 2ª posição do Grupo G, e os asiáticos, com o líder. 

Powered by WPeMatico

Brasil perde para Camarões com gol no fim, mas avança em primeiro no Grupo G

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A seleção brasileira perdeu para Camarões nesta sexta-feira por 1 a 0, com gol de Aboubakar, aos 46 minutos do segundo tempo, mas ainda assim terminou a fase de grupos como líder da chave G na Copa do Mundo.

Escalada com reservas diante da classificação antecipada às oitavas de final, a equipe comandada por Tite foi castigada por não definir o jogo apesar de ter muito mais volume durante todo o jogo no estádio Lusail.

O Brasil avançou com seis pontos, assim como a Suíça, mas permanece como líder do grupo por saldo de gols (dois contra um). A Coreia do Sul será a adversária no mata-mata. A Coreia do Sul será a adversária na abertura do mata-mata para a Seleção. A equipe asiática avançou em segundo lugar no Grupo H e vai duelar com o Brasil por uma vaga nas quartas de final na próxima segunda-feira, às 16h (de Brasília), no estádio 974.

Powered by WPeMatico