1º caso da XBB.1.5 no Brasil: moradora de SP infectada com nova variante da Covid-19 teve sintomas leves
Por Suébster Neri, Em Seridó

Indaiatuba (SP) confirmou na tarde desta sexta-feira (6) que a moradora de 54 anos infectada pela XBB.1.5, ramificação da variante ômicron da Covid-19, apresentou apenas sintomas leves e viajou aos Estados Unidos no mês de outubro. Este é o primeiro caso confirmado até o momento no Brasil.
A coleta do exame da paciente ocorreu em novembro, segundo a Rede de Saúde Integrada Dasa, e a Vigilância Sanitária Estadual de São Paulo foi notificada na quinta-feira sobre o caso.
Em nota, a prefeitura informou que a paciente não precisou ser internada e não há outros casos suspeitos da variante na cidade. Além disso, diz a assessoria, o marido e os dois filhos dela também fizeram um período de isolamento e não desenvolveram nenhum sintoma da doença.
“A prefeitura sabe que é uma variante com alto potencial de transmissão, porém não letal. Sabe-se que a vacinação também evita estágios mais graves da doença, tanto que a paciente positivada em novembro estava com o esquema vacinal completo e relatou apenas sintomas leves”, diz texto.
Powered by WPeMatico
