EMPARN promove Dia de Campo sobre algodão colorido

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vai promover na próxima terça-feira (31) um Dia de Campo sobre algodão colorido. O evento, realizado em parceria com a Associação de Produtores de Lajes, é voltado para agricultores familiares da região. Representando a empresa, estarão presentes o Diretor Presidente Alexandre de Medeiros Wanderley e o pesquisador Aldo Arnaldo de Medeiros.

A programação começará às 9h, com uma reunião na Câmara de Vereadores de Lajes, onde o pesquisador Gilvan Alves Ramos, da Embrapa Algodão, vai proferir palestra sobre “A cadeia comercial do algodão colorido” e tirar dúvidas dos produtores. Na sequência, todos os participantes seguirão para a Fazenda Santa Luzia, em Angicos, para visitar um plantio da cultura.

O algodão colorido se configura como boa opção de emprego e renda na agricultura familiar do Rio Grande do Norte, pois tem uma rentabilidade cerca de 30% maior sobre o algodão branco.

Vivaldo e Tadeu são recebidos por Bibi Costa e conversam sobre Eleições 2016

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

VIVALDO-TADEU-BIBI

Visitando diversas lideranças dentro de uma vasta programação, o pré-candidato a prefeito Tadeu, ao lado do deputado Vivaldo Costa (PROS), estiveram nesta manhã de sexta-feira (27) sendo recebidos pelo ex-prefeito de Caicó Bibi Costa. Numa conversa amistosa Judas apresentou suas convicções e a importância do bloco caminhar unido na perspectiva de alcançar a vitória nas eleições 2016.

Tadeu e Vivaldo, estão fazendo diversas articulações e já visitaram a ex-governadora Wilma de Faria, presidente da Assembleia Ezequiel Ferreira, presidente do PROS Albert Disckson, representantes de vários partidos e lideranças diversas. Na agenda outras visitas estão marcadas ao longo do dia.

Caicó recebe quarta edição do projeto “Universidades na Feira”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promove a quarta edição do evento “Universidades na Feira”, que acontece no dia 4 de junho, das 7h às 11h, na feira livre de Caicó. A iniciativa reúne um conjunto de ações voltadas à população da cidade, com orientações sobre saúde bucal, doenças crônicas, gênero e relações étnico-raciais, direitos sociais e trabalhistas.

Participam alunos de Medicina, Direito, Serviço Social, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Psicologia e Fisioterapia da EMCM, do CERES de Caicó, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), da Universidade do Estado do RN (UERN) em Caicó e da Faculdade Católica Santa Terezinha. Os residentes do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica também estão engajados no evento, cuja estrutura será montada no Restaurante Ponto Certo. Além disso, grupos itinerantes de estudantes e docentes estendem as atividades por toda a feira.

O vice-diretor da EMCM e coordenador do “Universidades na Feira”, professor Lucas Pereira de Melo, explica que essa é uma forma de integrar o ensino e a extensão, estreitar o relacionamento com a comunidade e consolidar a responsabilidade social das instituições de ensino envolvidas. “O projeto virou tradição na cidade, todos já ficam na expectativa. Para este semestre, esperamos atingir 2 mil atendimentos”, prevê Lucas Pereira. Na última edição, o serviço beneficiou 1.700 pessoas.

O “Universidades na Feira” ainda conta com apoio do Exército Brasileiro e da Secretaria Municipal de Saúde de Caicó, com financiamento interno por meio do edital 013/2015, Eventos Integrados 2016.1 da UFRN. Para as próximas edições, espera-se que o evento seja estendido aos municípios de Santa Cruz e Currais Novos.

Ex-deputado Pedro Corrêa faz relato contundente de envolvimento de Lula no petrolão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

BBtwX7t

Entre todos os corruptos presos na Operação Lava-Jato, o ex-deputado Pedro Corrêa é de longe o que mais aproveitou o tempo ocioso para fazer amigos atrás das grades. Político à moda antiga, expoente de uma família rica e tradicional do Nordeste, Corrêa é conhecido pelo jeito bonachão. Conseguiu o impressionante feito de arrancar gargalhadas do sempre sisudo juiz Sergio Moro quando, em uma audiência, se disse um especialista na arte de comprar votos. Falou de maneira tão espontânea que ninguém resistiu. Confessar crimes é algo que o ex-deputado vem fazendo desde que começou a negociar um acordo de delação premiada com a Justiça, há quase um ano. Corrêa foi o primeiro político a se apresentar ao Ministério Público para contar o que sabe em troca de redução de pena. Durante esse tempo, ele prestou centenas de depoimentos. Deu detalhes da primeira vez que embolsou propina por contratos no extinto Inamps, na década de 70, até ser preso e condenado a vinte anos e sete meses de cadeia por envolvimento no petrolão, em 2015. Corrêa admitiu ter recebido dinheiro desviado de quase vinte órgãos do governo. De bancos a ministérios, de estatais a agências reguladoras – um inventário de quase quarenta anos de corrupção.

VEJA teve acesso aos 72 anexos de sua delação, que resultam num calhamaço de 132 páginas. Ali está resumido o relato do médico pernambucano que usou a política para construir fama e fortuna. Com sete mandatos de deputado federal, Corrêa detalha esquemas de corrupção que remontam aos governos militares, à breve gestão de Fernando Collor, passando por Fernando Henrique Cardoso, até chegar ao nirvana – a era petista. Ele aponta como beneficiários de propina senadores, deputados, governadores, ex-governadores, ministros e ex-ministros dos mais variados partidos e até integrantes do Tribunal de Contas da União.

Além de novos personagens, Corrêa revela os métodos. Conta como era discutida a partilha de cargos no governo do ex-­presidente Lula e, com a mesma simplicidade com que confessa ter comprado votos, narra episódios, conversas e combinações sobre pagamentos de propina dentro do Palácio do Planalto. O ex-presidente Lula, segundo ele, gerenciou pessoalmente o esquema de corrupção da Petrobras – da indicação dos diretores corruptos da estatal à divisão do dinheiro desviado entre os políticos e os partidos. Corrêa descreve situações em que Lula tratou com os caciques do PP sobre a farra nos contratos da Diretoria de Abastecimento da Petrobras, comandada por Paulo Roberto Costa, o Paulinho.

Uma das passagens mais emblemáticas, segundo o delator, se deu quando parlamentares do PP se rebelaram contra o avanço do PMDB nos contratos da diretoria de Paulinho. Um grupo foi ao Palácio do Planalto reclamar com Lula da “invasão”. Lula, de acordo com Corrêa, passou uma descompostura nos deputados dizendo que eles “estavam com as burras cheias de dinheiro” e que a diretoria era “muito grande” e tinha de “atender os outros aliados, pois o orçamento” era “muito grande” e a diretoria era “capaz de atender todo mundo”. Os caciques pepistas se conformaram quando Lula garantiu que “a maior parte das comissões seria do PP, dono da indicação do Paulinho”. Se Corrêa estiver dizendo a verdade, é o testemunho mais contundente até aqui sobre a participação direta de Lula no esquema da Petrobras.

banner_seridopneus-770

Ex-esposa de João Maia vai apoiar projeto de Nildson Dantas em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

fernandanogueira_ex-maiaA ex-esposa do ex-deputado federal João Maia, Fernanda Nogueira que atualmente ocupa a vice-presidência do PSD em Caicó vai apoiar a o projeto do vereador Nildson Dantas que é pré-candidato a prefeito no município.

Em entrevista ao Programa Gláucia, Suerda e Você da Rádio Povo FM, nesta sexta-feira (27), Fernanda foi indagada sobre a possibilidade dela ser a vice na chapa encabeçada pelo vereador e ela foi sucinta ao dizer que o projeto não foi trabalhado.

Sobre o viés que a atrai para o Seridó, já que ela vive mais por Brasília, Fernanda disse que vai se dividir por Caicó e Jardim de Piranhas, onde vai apoiar o projeto do seu namorado Fia Marina que atualmente é vereador no município. “Mesmo Fia sedo de outro partido, eu em Jardim de Piranhas estarei ajudando seu projeto político e deixei isso bem claro quando recebi o convite de Leleu para assumir o cargo no PSD  de Caicó”, disse Fernanda.

Fonte: Wllada Dantas.

banner-CDS-1

Parceria com o curso de medicina permite que residentes em saúde materno infantil atuem no hospital do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ESCOLA-MULTICAMPI-1200

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) do Rio Grande do Norte, ligada a UFRN colocou em prática a determinação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica que ofertada a Residência Médica junto ao Hospital do Seridó, na cidade de Caicó.

O Programa Multicampi de Residência Multiprofissional em Atenção, Materno-Infantil e Intensivismo Neonatal são cursos de Pós graduação, criados nos termos da Lei nº 11.129, orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir das necessidades e realidades locais e regionais.

A realização do curso foi viabilizada através de uma parceria firmada entre a EMCM e o hospital do Seridó, e conta com total apoio da junta interventora. Para o diretor da unidade, Dr. George Dantas, o curso de medicina multicampi deseja estar presente em todos os espaços de saúde na região. “Nós queremos estar presente em todos os espaços onde se produz saúde aqui na região do Seridó. E o hospital do Seridó é onde acontece a saúde materno-infantil. Então, não há como agente não estar presente neste espaço. Os nossos alunos já estão visitando, estão participando. Estamos com articulação junto a direção deste hospital, no sentido de aprofundar e estreitar cada vez mais as relações da universidade também com o hospital do Seridó”.

George Dantas destaca o papel da junta interventora nesta articulação. “A junta interventora tem ajudado muito nesta articulação, temos trabalhado com ela e junto com a doutora Verônica [Alcântara], que também atua lá no hospital [como diretora clínica], no sentido de vermos como podemos estruturar o hospital cada vez de forma mais qualificada, para que agente possa ter lá também um espaço importante. Você ter um hospital resolutivo, que preste uma assistência humanizada e que seja um espaço importante para a formação do nosso estudante e do nosso residente”, reforçou.

banner_seridopneus-770

Vivaldo e Judas Tadeu prestigiam procissão de Corpus Christi em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O município de Caicó cumpriu a tradicional programação de Corpus Christi, nesta quinta-feira (26). Centenas de fiéis participaram da procissão pelas ruas da cidade. O deputado Vivaldo Costa (PROS) prestigiou a cerimônia ao lado do seu pré-candidato a prefeito de Caicó, Judas Tadeu (PROS).

A dupla recebeu o carinho dos presentes. Nos próximos dias Vivaldo e Tadeu estarão participando de diversas programações. No feriado de Corpus Christi, o jovem estudante de medicina também celebrou seu aniversário. A comemoração será marcada com uma novena neste sábado (28) no bairro João XXIII, lugar onde ele viveu parte da sua infância.

vivaldo_procissao

banner_seridopneus-770

Cartões de Dilma torraram r$ 32,5 mil/dia, este ano

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Somente em 2016, até ser afastada pelo Congresso, Dilma conseguiu estabelecer a impressionante marca de R$ 4 milhões gastos usando cartões corporativos, pagos pelo contribuinte brasileiro. Isso significa que cartões corporativos do Planalto gastaram, em média, mais de R$ 32,5 mil por dia, incluindo os feriados e fins de semana. Em 123 dias, este ano, seu governo torrou R$ 13,7 milhões utilizando cartões.

O descontrole de Dilma beneficiou servidores e até pessoas estranhas ao governo, que receberam R$104,7 milhões em “diárias”, só este ano. O contribuinte não pode saber detalhes sobre 90% dos gastos usando cartões corporativos. Lula impôs “segredo” desde o primeiro escândalo.

Por: Cláudio Humberto.

banner_seridopneus-770

Repasses para obras de integração do Rio São Francisco terão aumento de 43%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Transposicao-rio-sao-francisco

O repasse de recursos para as empresas que estão executando as obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco será elevado da média mensal de R$ 150 milhões para até R$ 215 milhões, o que representa um aumento aproximado de 43%.

O anúncio foi feito pelo ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, depois de reuniões realizadas ontem com representantes das prestadoras de serviço responsáveis pelas obras civis e elétricas do projeto.

Prefeitura de Jucurutu promove mais uma rodada de debates com servidores

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

thumbnail_IMG_8662

O prefeito de Jucurutu, George Queiroz voltou a receber em seu gabinete os representantes dos diversos sindicatos de servidores municipais para tratar de projetos do interesse das categorias, como é o caso do Regime Próprio de Previdência Privada (RPPS) e do Plano de Cargos e Salários.

Contando com a participação das assessorias jurídicas dos respectivos sindicatos, a reunião avançou em diversos temas que geravam dúvidas entre os servidores e uma nova reunião ficou definida, além de ter sido estabelecida a data de uma audiência pública para discutir as propostas.

Procissão de Corpus Christi reúne grande número de pessoas em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORPUS-1200-PROCISSÃO-1024x681

Em Caicó, uma multidão de fiéis católicos prestigiou a solenidade de Corpus Christi. A missa campal foi celebrada às 17 horas, na Catedral de Sant’Ana e contou com a presença das seis paróquias de Caicó. A celebração foi presidida pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos.

Segundo a Agência de Notícias Correio do Seridó, após a missa, os fiéis católicos saíram em procissão até a Matriz de São José, onde houve a bênção do Santíssimo Sacramento. No percurso da procissão, várias pessoas acenavam e rezavam diante do Santíssimo Sacramento, a presença real de Jesus Cristo em corpo, sangue, alma e divindade.

“Esse é o terceiro ano que estou participando aqui e a impressão que tenho é que a cada ano, a procissão congrega mais gente e tive o testemunho das pessoas que conhecem mais a cidade, de que nos últimos 10 anos, a festa de Corpus Christi cresceu muito em Caicó. É a expressão da catolicidade do povo, do reconhecimento da importância dessa festa e do valor que se é dado a Eucaristia”, comentou Dom Antônio.

Foto e Fonte: Paulo Júnior.

Em entrevista a rádio Seridó, Bispo de Caicó fala sobre crise política, combate a corrupção e campanhas milionárias

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

domantoniocarlos_caicorn

O Bispo diocesano de Caicó, Dom Antônio Carlos, recebeu em sua residência oficial, O Blog Suébster Neri em uma entrevista especial para a Rádio Seridó, . Na oportunidade o bispo relatou a recente orientação do Regional Nordeste 2 da CNBB, sobre o dia de Oração e penitência, ocorrida nesta quinta-feira, feriado de Corpus Christi.

Dom Antônio detalhou o objetivo deste momento de oração pelo Brasil. “Rezamos para que os homens e as mulheres de boa vontade, que estão à frente do nosso país possam se entender. Possam buscar o objetivo comum que é o bem do país. Vejam que a novela da crise ainda não acabou. Se substituiu a presidente, que foi afastada, e você vê que a crise continua. A coisa é mais complexa do que se pensava, ou do que a maioria pensava. Por isso, eu sempre defendo que nesse momento da crise do país, o que nós poderíamos dar de contribuição é, aproveitando esse momento de crise, agente discutir a questão da reforma política. Com muita sinceridade, sem uma reforma política, sem uma mudança das regras do jogo, é muito difícil mudar o quadro”.

Em um comparativo com o futebol, o bispo diocesano fez questão de chamar a atenção para mudar, o que classificou de regas do jogo. “Tipo jogo de futebol, você pode mudar os jogadores, mas se a regra é a mesma, os jogadores vão ter que jogar daquele jeito da regra do jogo. Aquele que é eleito precisa fazer uma coalizão para poder governar, e na hora de fazer coalizão, nem sempre se está em função de um ideal, muitas vezes está em função de um interesse de troca de apoio por ministérios”.

Outro ponto abordado pelo bispo foi o alto valor financeiro gasto nas campanhas eleitorais. “Estas campanhas milionárias, quem gasta dinheiro em uma campanha milionária, não ta fazendo caridade, ele vai querer o retorno desse dinheiro e não é só o retorno, é em dobro ou em triplo”.

Durante a entrevista, Dom Antônio Carlos relembrou a campanha do Ministério Público Federal 10 medidas contra a corrupção. “O Ministério publicou apoiou aquelas dez medidas mais rígidas contra a corrupção, e se não tiver regras mais rígidas eu não acredito que nós vamos mudar o quadro. Podemos até mudar os jogadores mas o futebol será o mesmo e de baixa qualidade”.

Dom Antônio: “O cidadão Antônio Carlos tem todo direito de ter sua posição política e até partidária. Mas, na função de Bispo tenho que dizer aquilo que a igreja diz”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

dom-antonio-coletiva-11

Instigado pela reportagem da Rádio Seridó, a comentar sobre preferências políticas pessoais, o bispo deixou claro que como cidadão tem o direito de ter posições políticas e até partidárias, porém, na função de bispo, afirmou que sua posição tem que ser a igual a da igreja católica.

“Eu, o cidadão Antônio Carlos tem todo direito de ter sua posição política e até política partidária, como cidadão, e de achar esse ou aquele o melhor candidato. Agora, no lugar que ocupo como bispo da Diocese [de Caicó], a minha função que me diz primeiro que tenho que dizer aquilo que a igreja diz, e segundo, ajudar na grande reflexão. Não é função da igreja apoiar nenhum partido, nenhum outro candidato, mas ajudar na reflexão”.

O bispo reformou seu apoio e a necessidade de uma reforma política. “Como qualquer pessoa de bem na sociedade, como a igreja quer o bem da sociedade, agente deve defender aquilo que agente acredita que é melhor. E o que eu acredito que é melhor é uma reforma política, E uma reforma política ela vai mexer com a estrutura de todos os partidos. A reforma política é defendida pela CNBB, e nós não estamos acusando nenhum partido nem outro partido, não estamos canonizando nenhum partido ou candidato”.

Dom Antônio é contra padres na política partidária, mas defende participação de leigos nos partidos políticos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

domantonio1

Ainda na entrevista concedida a Suébster Neri da Rádio Seridó, o Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos fez questão de deixar claro ser, igualmente a igreja, contrário a participação de padres na política partidária, o bispo defende a participação dos leigos na política.

“A Igreja parte do princípio que aqueles que são da hierarquia da igreja não deveria se incluir na política partidária. Porque o objetivo que traz alguém pra igreja é a experiência de Deus. Dentro da igreja você vai encontrar gente que vê a realidade diferente. Quando partidariza você corta, quando um líder religioso toma um partido, ele vai criar uma tensão, que não é bom para igreja. Nós temos lideranças boas na sociedade, a função do leigo é ser a igreja presente no mundo, e o campo da política é extremamente importante”, afirmou.

Dom Antônio: “Um candidato já aparece na sua campanha; ali a pessoa já ta dando seu cartão de visita”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

dom-antonio-2

Em sua opinião, Dom Antônio Carlos destacou, em entrevista ao radialista Suébster Neri da Rádio Seridó, que não basta ter boa vontade para ser um bom gestor, tem que ser capacitado para governar. “Um gestor pode ter boa vontade, mas tem que ter competência pra administrar. A pessoa precisa ter boa vontade, mas ter Dom, ter competência pra isso. Temos pessoas capacitadas para isso e que não precisa alguém da hierarquia assumir”.

Para finalizar, o bispo de Caicó afirmou que um candidato já demonstra, na sua forma de fazer campanha eleitoral, como será no futuro. “Um candidato já aparece na sua campanha; A maneira que ele faz a campanha. O uso do dinheiro, com quem ele faz aliança, a maneira como ele se refere aos adversários, ali a pessoa já ta dando seu cartão de visita”.