
O novo Secretário Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Ivan Júnior, participou, nesta terça-feira (21), de uma reunião com o procurador Hélio Varela, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), equipe da KL engenharia, e técnicos da Semarh sobre a condução do processo de desapropriação e reassentamento na Barragem de Oiticica.
O objetivo principal de reunião foi definir as estratégias de ações para iniciar as negociações dos imóveis da área urbana de Barra de Santana. O encontro também serviu para repassar ao novo secretário informações sobre o atual cenário das obras sociais envolvidas na construção do reservatório, com ênfase no projeto das Agrovilas e no reassentamento da Nova Barra de Santana.
“Vamos dar continuidade as ações que já estavam sendo desenvolvidas para cumprir o cronograma da Barragem. Nessa reunião pude ficar a par da situação geral do andamento das obras” disse Ivan.
Sobre sua chegada, na Semarh, ele frisou que busca avançar nas conquistas e aumentar o diálogo com as lideranças políticas do interior, para atender a população que mais necessita das ações da pasta. “Não venho aqui para substituir venho para somar. Vamos ampliar as conquistas já realizadas na gestão competente de Mairton” finaliza.
De acordo com Hélio Varela, procurador que substitui Dr. Francisco Sales na Comissão de Desapropriação, já foram negociadas 98% das propriedades rurais. “Estamos aguardando os laudos da Comissão de Desapropriação para iniciar as negociações da área urbana, mas já estamos discutindo a estratégia a ser usada para dar celeridade ao processo” falou.
Barra de Santana está localizada na zona rural de Jucurutu e será alagada com a construção da Barragem de Oiticica. O Governo do Estado, através da Semarh, está dando andamento às obras de preparação do terreno (terraplenagem) para receber a construção das edificações de uso institucional e residencial, para reassentamento da comunidade. O primeiro equipamento público a ser edificado será o cemitério, uma vez que o antigo se encontra interditado, desde 2013.