Prefeitura de Caicó decreta luto oficial pelo falecimento de Wilma de Faria

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após a confirmação da morte da ex-governadora do estado, Wilma de Faria, o prefeito municipal de Caicó, Batata Araújo, emitiu nota de pesar e declarou luto oficial por três dias. O gestor municipal reconheceu a importância da figura pública de Wilma e lamentou a irreparável perda.

“A Prefeitura de Caicó vem a público manifestar enorme pesar pela morte de Wilma, que atualmente exercia o mandato de vereadora em Natal. Ela participou como protagonista ativa da política potiguar”, disse Batata.

“Em Caicó, onde passou parte de sua juventude, a ex-governadora mostrou seu amor pela nossa cidade deixando um grande legado, como o Complexo Turístico Ilha de Sant’Ana, Restaurante Popular e Casa de Cultura”, continuou.

OAB/Caicó emite nota de pesar pelo falecimento do advogado Eloy José Silva

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte, Subseção de Caicó/RN vem a público manifestar pesar e irrestrita solidariedade à família que se encontra enlutada pela inestimável perda do advogado ELOY JOSÉ SILVA. Natural de Petrolandia/PE, o advogado é inscrito nos quadros da OAB/RN desde 23/04/1987 tendo fixado residência em Jucurutu/RN cidade a partir da qual expandiu sua atuação profissional pelo Estado do RN e Estados vizinhos. O velório acontece no prédio da Loja Maçônica Mizael Teotonio Pereira 23 em Jucurutu. Missa na igreja matriz de Jucurutu as 16 horas e sepultamento no cemitério público da cidade as 17 horas.

Marx Helder Pereira Fernandes – Presidente

Ralina Fernandes Santos De França Medeiros – Vice-Presidente

Marcos Airton concede entrevista a imprensa e fala sobre o refis

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O secretário municipal de Tributação e Finanças, Marcos Airton, concedeu entrevista coletiva nesta sexta-feira (16), no Centro Administrativo, às 9 horas. Na ocasião, Marcos Airton vai falou sobre a aprovação do Refis pela Câmara Municipal de Caicó e como será o procedimento de pagamento do Programa de Recuperação Fiscal.

A adesão ao Refis também traz vantagens para as empresas, já que regularizando a situação fiscal, é possível realizar operações de créditos e investir na ampliação de suas atividades.

O secretário Marcos Airton também destacou o pagamento da última parcela do mês de dezembro dos servidores municipais, cujo salário não foi liquidado pela gestão anterior.

Marcas da Guerreira do Povo no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

wilma-de-faria-grava-video

Pioneira na política do Rio Grande do Norte, tendo sido a primeira mulher eleita deputada federal, primeira prefeita de Natal e primeira governadora do estado, uma das lideranças mais carismáticas da história potiguar, a “guerreira” Wilma de Faria deixou um legado por onde passou.

Wilma foi destaque pelo seu trabalho e dedicação, principalmente na área social. Mas foi à frente do executivo estadual que a ‘guerreira’ desenvolveu suas maiores ações e obras, entre elas a expansão da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Refinaria Clara Camarão, em Guamaré; a Ponte de Todos Newton Navarro, em Natal; a Ponte da Ilha de Santana, em Macau; a Ponte de Jucurutu; o Complexo Turístico Ilha de Santana, em Caicó; a Revitalização da Av. Rio Branco, a construção do Expocenter e a implantação do Curso de Medicina, em Mossoró.

Destaque ainda para o Programa de Segurança Alimentar, com os Restaurantes Populares, assim como a duplicação do número de Centrais do Cidadão; além de ter realizado um grande programa rural de apoio ao homem do campo: o Desenvolvimento Solidário.

Wilma também melhorou os índices socioeconômicos do Estado, sobretudo em energia eólica, que alçaram o RN de zero em energia limpa ao 1º lugar nos leilões do país, além de no turismo, principal atividade econômica, ter colocado o RN como destaque do Nordeste.

banner_seridopneus-770

José Agripino se pronuncia sobre morte de Wilma: “Mulher de atitudes destemidas que vai deixar saudades”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O senador José Agripino Maia (DEM) emitiu nota de pesar pelo falecimento da ex-governadora Wilma de Faria:

“Natal e o Rio Grande do Norte vão sentir falta de uma mulher de temperamento forte e atitudes destemidas. Assim foi Wilma a Secretária, a deputada constituinte, a prefeita, a governadora. Tive com ela momentos de convergência e dedivergência, mas a política com as suas circunstâncias não foi capaz de destruir os laços de amizade que cultivamos até o fim. Ela vai deixar saudades. Que Deus a guarde”.

img_8954

Ponte velha na Zona Norte de Caicó será interditada no domingo para serviços da Cosern

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Cosern vai realizar serviços de melhoria da rede elétrica do município de Caicó e será preciso interditar o trânsito de veículos e pedestres na “Ponte Velha” da Boa Passagem (Av. Ruiz Mariz, a partir da Rua Felipe Guerra até a entrada da Rua Miguel R. Pereira) no próximo domingo (18), das 7h às 17h.

Nesse horário, o fluxo de veículos e pedestres será feito exclusivamente pela “Ponte Nova” (Av. Júlio Rodrigues), utilizando-se excepcionalmente os dois sentidos da mesma, e a operação terá o apoio do 3º Distrito de Polícia Rodoviária Estadual. A Cosern ressalta que, durante a realização do serviço, o fornecimento de energia elétrica da região NÃO será interrompido.

Corpo de Wilma será velado no Palácio da Cultura

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

wilma-caico

O corpo da ex-governadora Wilma de Faria será velado no Palácio da Cultura, na Praça 7 de Setembro em Natal. Ela faleceu por volta das 23hs40min desta quinta-feira (15), no Hospital São Lucas. As equipes de cerimonial do Governo do Estado e da Câmara Municipal de Natal, estão responsáveis por organizar os eventos de despedida da Guerreira. O sepultamento acontecerá no Cemitério Morada da Paz em Emaús. Faltam serem confirmados os horários.

banner_seridopneus-770

Wilma de Faria tinha 72 anos e ocupou importantes cargos na política potiguar e foi a primeira mulher a governar o RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

wilma-de-faria

A ex-governadora Wilma de Faria faleceu às 23h40 desta quinta-feira (15), aos 72 anos. Lutando contra um câncer há quase dois anos, ela não resistiu e morreu na Casa de Saúde São Lucas.

Nascida em Mossoró, Wilma era professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e iniciou sua carreira política em 1979, quando comandou o Movimento de Integração e Orientação Social (Meios) durante a gestão do então governador Lavoisier Maia, com quem era casada à época.

Em 1983, já com José Agripino como governador, Wilma de Faria foi secretária de Trabalho e Assistência Social do Estado, antes de disputar e ser eleita, em 1986, deputada federal para a Constituinte. No entanto, foi em Natal onde ela deixou sua principal marca como política. Em 1988, Wilma foi eleita prefeita da capital potiguar, cargo que voltou a ocupar em 1997 e 2001.

Porém, em 2002, ela deixou o terceiro mandato na prefeitura para disputar o Governo do Estado. Ela havia sido derrotada na primeira tentativa, em 1994, mas foi eleita em 2002. Em 2006 conseguiu a reeleição Em março de 2010, Wilma renunciou ao cargo para disputar o Senado Federal. Favorita a uma das duas vagas em disputa, Wilma terminou na terceira colocação, sendo superada por Garibaldi Filho e José Agripino.

Em 2012, Wilma foi eleita vice-prefeita de Natal, na chapa de Carlos Eduardo. Em 2014 tentou, mais uma vez, a eleição no Senado, mas foi superada por Fátima Bezerra (PT). Em 2016, Wilma de Faria foi eleita vereadora de Natal, pelo PTdoB. Durante o tratamento de saúde, a parlamentar precisou se licenciar do cargo.

História

Wilma Maria de Faria nasceu em Mossoró, em 17 de fevereiro de 1945, filha do casal Morton Mariz de Faria e Francisca Sales Paraguai Faria. Um dos seus tio-avô paterno, foi Juvenal Lamartine de Faria, deputado federal pelo Rio Grande do Norte de 1906-1926, senador em 1927 e governador do estado de 1928 a 1930. Outro tio-avô foi Dinarte Mariz, chefe político do Rio Grande do Norte nas revoluções de 1930 e 1932, senador de 1955 a 1956, governador de 1956 a 1961 e, novamente, senador de 1963 a 1984.

Apesar dos antecedentes políticos, os interesses iniciais de Wilma de Faria foram a família e a carreira acadêmica. Ainda jovem, casou-se com o médico Lavoisier Maia, integrante de uma das famílias com atuação política de destaque no Estado, via o senador Dinarte Mariz, a partir dos governos militares instaurados em 1964. Do casamento, Wilma teve quatro filhos: Lauro, Cinthia, Cristina e Márcia Maia (esta última é deputada estadual).

Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 1975, Wilma tornou-se professora-assistente do Departamento de Educação do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UFRN e, em seguida, assessora da Secretaria de Educação e Cultura de Natal de 1976 a 1977, e coordenadora de projetos e convênios da Pró-Reitoria de Planejamento e Coordenação Geral da UFRN de 1977 a 1978. Nesse último ano, na mesma universidade, concluiu o curso de especialização em sociologia.

Em 1978, com a nomeação de Lavoisier Maia para o governo do RN, Wilma passa a coordenar o Programa Nacional do Voluntariado (Pronav), da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e presidiu o Movimento de Integração e Orientação Social (Meios) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em 1979, no México, participou como convidada especial, de seminário internacional sobre o problema populacional na América Latina, além de fazer viagem de estudos ao Centro Agronômico Tropical de Investigação e Ensino, em San José da Costa Rica, a convite do Instituto Interamericano de Ciências Agrícolas.

Com o restabelecimento das eleições diretas para os governos estaduais, em 1982, José Agripino Maia, do Partido Democrático Social (PDS), primo de seu marido, é eleito para o governo do Rio Grande do Norte. Wilma é, então, convidada para a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social, além de presidir a Fundação Estadual do Trabalho e Ação Comunitária e o Conselho Estadual de Menores, funções que exerceu até o fim do governo.

É com base nesta trabalho que o marido Lavoisier e o primo José Agripino a lançam como candidata à prefeitura de Natal, nas eleições diretas de 1985. Filiada ao PDS, ela perde o pleito para o então deputado federal Garibaldi Filho (PMDB). No ano seguinte,é eleita deputada federal a atua na Assembléia Constituinte. Seus votos em temas relacionados a direitos sociais e dos trabalhadores fizeram-na figurar entre os deputados nota 10, distinção concedida pelo Departamento Intersindical de Assuntos Parlamentares (DIAP).

banner_seridopneus-770

Morre a ex-governadora Wilma de Faria

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

wilma-de-faria

Morreu às 23h40 desta quinta-feira (15) a ex-deputada federal, ex-prefeita de Natal, ex-governadora do Rio Grande do Norte, ex-vice-prefeita da capital e atual vereadora, Wilma de Faria.

Aos 72 anos, Wilma perde a batalha para o câncer que mudou o rumo de sua história há dois anos. Deixa 4 filhos: a deputada estadual Márcia Maia, Ana Cristina, Cíntia e Lauro. E 13 netos.

Wilma estava bem em casa até o final de semana passado. Na sexta-feira, dentro das limitações do seu quadro de saúde, conversou com os netos sobre o Brasil, a economia, a política, sempre muito lúcida. Mas no sábado à noite voltou para o hospital. Morreu nesta madrugada em um apartamento do São Lucas transformado em UTI.

banner_seridopneus-770