A riqueza global cresceu 66% entre 1995 e 2014, para um total de US$ 1,14 quatrilhão, informou nesta terça-feira o Banco Mundial. No entanto, embora tenha aumentado a produção de recursos na maioria dos países, a renda per capita não acompanhou este movimento.
Segundo o documento, a parcela da riqueza mundial produzida por países de renda média está crescendo – aumentou de 19% para 28% entre 1995 e 2014. Por sua vez, a participação dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) caiu de 75% para 65%.
“Essa mudança reflete em grande parte o aumento fenomenal da Ásia, que passou da maioria status de renda baixa a média (com exceção do Nepal) em uma geração”, diz o relatório.
Além de medidas tradicionais, como o Produto Interno Bruto (PIB), o relatório utiliza outras ferramentas para medir o progresso econômico e a sustentabilidade dos países. São levados em consideração dados como capital natural, humano e produzido, bem como ativos externos líquidos. O estudo conta com informações de 141 países.
“Ao construir e promover o capital humano e natural, os países de todo o mundo podem fortalecer a riqueza. O Banco Mundial está acelerando seus esforços para ajudar os países a investir mais e de forma mais efetiva na população”, afirma o presidente do grupo do Banco Mundial, Jim Yong Kim.
Em relação à renda média, o Banco Mundial notou que o movimento é um processo muito lento. “Além do baixo ritmo de crescimento dos países de renda média da África Subsaariana, vários países ricos no Oriente Médio e de membros da OCDE foram afetados pela crise financeira a partir de 2009”, comenta a instituição.
Estadão
Powered by WPeMatico





A Prefeitura Municipal de Caicó recebeu nesta terça-feira(30) as duas viaturas modelo blazer que foram doadas pela 15ª Superintendência da Policia Rodoviária Federal no Rio Grande do Norte. Os veículos foram trazidos de Natal e já estão em Caicó.


A Secretaria de Estado da Administração e dos Recursos Humanos e a Comissão Especial do Concurso Público da Polícia Militar decidiram suspender, a partir do dia 26 de janeiro até uma posterior deliberação, o edital do exame para provimento de vagas do Quadro de Praças da Polícia Militar no Rio Grande do Norte. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado.
O vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, negou hoje (30) habeas corpus preventivo para evitar a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
O segmento das micro e pequenas empresas sinaliza a tendência de retomada do emprego no Rio Grande do Norte. Na contramão das médias e grandes empresas, os pequenos negócios contribuíram para que o estado encerrasse o ano com um saldo positivo de 4.236 vagas de emprego formal – aqueles com registro na carteira. O saldo é a relação entre a quantidade de pessoas contratadas menos as que foram demitidas. No mês de dezembro, o saldo ficou negativo em 1.039 postos de trabalho. Os números fazem parte de um relatório feito pelo Sebrae com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego sobre a situação do emprego no Brasil.
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou nesta terça-feira (30) uma nota oficial exigindo esclarecimentos acerca da notícia com declarações atribuídas à técnicos do Tesouro Nacional que teriam recomendado a federalização da instituição. O reitor Pedro Fernandes pede ainda uma reunião com o órgão federal para tratar sobre o assunto.

O presidente Michel Temer e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, durante cerimônia em Rio Verde (GO). – Jorge William / Agência O Globo
O Multishow, canal por assinatura da Globosat, confirmou a compra dos direitos de exibição de “Chaves” e “Chapolin”. No entanto, a emissora ainda não divulgou quando os episódios serão exibidos, mas o fenomêno mexicano deve estrear na emissora este ano.
Fotos: João Vital
A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) atuará nos oito polos do Carnaval Multicultural de Natal 2018 com 300 homens no total. Desde as primeiras prévias carnavalescas a Urbana vem ajustando a operação de limpeza para o Carnaval, e atuará também nas prévias da próxima sexta-feira, dia 02, na zona oeste e em Petrópolis.
Diocese de Caicó, no Seridó potiguar, vai realizar no próximo sábado (03) o estudo da Campanha da Fraternidade 2018. Na ocasião, acontecerão várias reflexões sobre como o tema será trabalho em toda diocese, com a presença do bispo diocesano Dom Antonio Carlos.