O governador Robinson Faria fez nesta terça-feira (6) a leitura da mensagem anual à Assembleia Legislativa com a prestação de contas referente aos três primeiros anos da administração pública estadual e com os projetos e propostas para 2018.
No plenário da Assembleia, na presença dos deputados estaduais, autoridades convidadas e do público presente às galerias, o governador reafirmou a disposição do governo de enfrentar e superar a crise. Na visão do chefe do Executivo Estadual, a crise é resultado de problemas que vem se acumulando há décadas, atingindo seu auge com a crise econômica e política que o País vive há anos, com repercussões graves para estados e municípios. “Não foi nosso governo que quebrou o Estado. O Brasil quebrou, a Petrobras quebrou e isso trouxe consequências graves. Mas decidi fazer o governo da superação e da reconstrução, mesmo sabendo que não iria ser fácil, como não está sendo”, afirmou Robinson Faria.
Ele agradeceu o apoio recebido até agora do Poder Legislativo que aprovou várias medidas necessárias à recuperação das finanças públicas e ressaltou que o momento “é uma oportunidade preciosa para que todas as estruturas e poderes do Estado se somem a este esforço”.
Ao longo da leitura, o governador discorreu sobre todas as áreas da administração, enumerando e pontuando as principais ações e realizações do governo, destacando os avanços e o enfrentamento de desafios em áreas como Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública. Destacou ainda os esforços desenvolvidos com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social do estado.
O governador chamou atenção para o fato de que na Assembleia Legislativa ainda tramitam projetos importantes a serem votados. “São projetos que precisam de um olhar democrático, de um olhar cidadão, de um olhar humano, pois envolvem temas que afetam a vida de milhões de norte-rio-grandenses”, destacou. “São projetos que corrigem distorções históricas. São projetos como o teto de gastos, o congelamento de gastos e outros que integram nosso esforço em salvar a governabilidade do Estado para o hoje e para o futuro”. E reforçou: “Não é demais lembrar: muitos destes projetos estão nesta Casa desde 2015!”.
Robinson Faria externou, ainda, sua preocupação com a atitude do Tribunal de Contas do Estado (TCE), órgão auxiliar da Assembleia Legislativa, que desautorizou a utilização dos recursos do FUNFIR para o pagamento dos vencimentos de aposentados e pensionistas. “A Assembleia Legislativa aprovou uma Lei que autorizava o pagamento, mas o TCE discordou. Faço um apelo ao Judiciário para que repare este ato do TCE, até por que o governo que me antecedeu usou estes recursos para o mesmo fim. Os recursos são dos aposentados e pensionistas e é a eles que vamos pagar. É preciso reparar o direito do cidadão. Deixo aqui nossa manifestação de estranhamento e tristeza”, enfatizou.
Ao final da leitura da mensagem anual ao Poder Legislativo, o governador declarou: “Numa tormenta não se deve enfraquecer o comandante do barco. Eu me alimento da coragem e da fé. E da fidelidade e da gratidão. Eu estou aqui de pé, pronto para novas lutas e para vencer mais uma crise, seja de onde ela vier”.
Adiante, destacou a disposição para o diálogo e a disposição para lutar e superar a crise enfrentada pelo estado: “Dialogamos com todos. Conversamos. Avançamos quando pudemos avançar. Recuamos com humildade quando foi preciso. Continuamos prontos para a luta e vamos vencer a crise juntos. Em favor do Rio Grande do Norte”.
Powered by WPeMatico








Crianças usando smartphones; exposição traz ciberriscos, aponta estudo – Fotolia
Em um discurso de 21 minutos, o senador Fernando Collor de Mello (PTC-AL) anunciou no plenário do Senado a sua pré-candidatura à Presidência em 2018. Em uma fala recheada de elogios ao seu governo entre 1990 e 1992 e à sua “maturidade”, o ex-presidente atacou o espírito de renovação e polarização política e classificou como “covardia” a sua não participação no processo eleitoral.
O Grupamento de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte (GBS-CBMRN), realizou, no mês de janeiro, um total de 3.421 atendimentos à população, nos mais variados tipos de ocorrências, como resgate de vítimas, atendimento pré-hospitalar, advertências, orientações, busca de cadáveres, auxílio ao público, resgate de animais, entre outros. O trabalho preventivo tem ganhado um destaque especial da Corporação, de modo a evitar a ocorrências de sinistros.
Julgamento do recurso do ex-presidente Lula no TRF-4. (Foto: Sylvio Sirangelo/AFP/ TRF-4)
A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) informa que a partir das 18h desta terça-feira (06) suspenderá o fornecimento de água para bairros da Zona Norte. A parada é necessária para manutenção em um registro localizado na Avenida João Medeiros Filho. A previsão da Unidade de Manutenção de Água Natal Norte é de que o serviço esteja concluído no fim da tarde desta quarta-feira (07), com retomada imediata do fornecimento de água, já o prazo para normalização do abastecimento é de 48h.
O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), sancionou uma lei que multa em R$ 1,5 mil o flanelinha que coagir ou ameaçar um motorista a pagar pelo “serviço” de vigiar seu veículo nas ruas da capital paulista. Doria também instruiu a CGM (Guarda Civil Metropolitana) a prender em flagrante guardadores que intimidarem ou achacarem as pessoas – encaminhando para as delegacias de polícia.
Fotos: Anderson Santos. CC Zona Sul
(Arquivo) Geddel Vieira Lima – AFP
Produção da indústria automobilística passou para 216,8 mil unidades em janeiro, anunciou a AnfaveaMarcelo Camargo/Agência Brasil
O ministro Alexandre de Moraes se manifestou pela 1ª vez sobre prisão de condenado em 2ª instância. Foto: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso durante entrevista a Folha, em dezembro – Marlene Bergamo – 06.dez.2017/FolhaPress
A Inframerica – administradora do Aeroporto de Natal – estima que cerca de 43 mil passageiros utilizarão o Terminal potiguar para viajar durante o feriado prolongado de Carnaval. A projeção considera o período entre a sexta-feira (9) e a Quarta-feira de Cinzas (14). O movimento aéreo deverá ser de 299 pousos e decolagens e mais 40 voos extras para atender à demanda adicional do recesso. A avaliação da concessionária é de um movimento de passageiros 5,4% maior que o registrado no Carnaval de 2017, ocorrido entre 24 de fevereiro e 1º de março.
Justiça Federal do Rio Grande do Norte converteu em prisão domiciliar a prisão preventiva do ex-ministro Henrique Eduardo Alves, dentro da Operação Manus, que apura desvio de recursos na construção da Arena das Dunas, em Natal. Apesar disso, Alves continua detido por também ter mandado contra ele em outro processo.
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira, 6, a Operação Endemia, para combater a fraude no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Os investigadores tem como alvo o uso de documentos falsos para saques irregulares do benefício.