Caicó recebe Sonora Brasil Sesc com apresentação da Banda Manauense (AM)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

sonorabrasil1

O município de Caicó vai receber no próximo dia 13/10 a apresentação da Banda Manauense (AM), apresentações da música genuinamente brasileira. A iniciativa é do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio (Sesc RN). Os concertos gratuitos serão realizados também em Natal (12/10) e Mossoró (14/10). Este é o último concerto deste ano, o 21º Sonora Brasil Sesc.

Com o tema Bandas de música: formações e repertórios, a Banda Manauense é o quarto grupo que se apresenta no RN. Oito músicos compõem a banda de Manaus, que apresenta uma sonoridade que faz referência aos antigos ranchos carnavalescos. Seu repertório também apresenta obras relacionadas às festividades populares da região amazônica.

Flauta, clarinete, saxofone, bombardino, trompete, sousafone, percussão e banjo compõem a musicalidade do grupo. Em Natal, a apresentação acontecerá às 10h no Auditório Onofre Lopes, na Escola de Música da UFRN; em Caicó, às 19h30 no Centro Cultural Adjuto Dias, em Mossoró às 19h no Auditório Estação das Artes.

Este é o quarto e último grupo a se apresentar este ano no RN pelo Sonora Brasil. Desde agosto, já vieram ao estado o Samba de Parea da Mussuca (SE), a Sociedade Musical União Josefense (SC) e Corporação Musical Cemadipe (GO).

Entrevista a Jovem Pan, Bolsonaro afirma: “Eu acredito na democracia e vou respeitar o resultado das urnas”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bolsonaro_jovempan

Jair Bolsonaro comentou na Jovem Pan as denúncias de fraude na votação do primeiro turno e destacou que elas só vieram de eleitores dele.

“Do outro lado, ninguém reclamou que votar no Haddad deu problema. [Mas] Eu acho que o TSE vai tomar providência em relação a isso para que não fique a dúvida no eleitor.”

O presidenciável do PSL recomendou que, no segundo turno, eleitores acionem mesários e responsáveis pela seção se houver problemas. E garantiu:

“Eu acredito na democracia e vou respeitar o resultado das urnas.”

banner_seridopneus-770

4º passeio Ciclístico, em apoio a Campanha Outubro Rosa acontece dia 20 deste mês em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesse mês de outubro, o Grupo de ciclista, Amigos do Pedal de Caicó/RN promoverá no dia 20/10/2018 na cidade de Caicó, em apoio a Campanha OUTUBRO ROSA, o 4º passeio Ciclístico. Esse projeto que tem como intuito ir muito além do incentivo a prática de esportes, manifesta-se como uma ação social de conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce contra o câncer.

As inscrições serão feitas na Ciclo Vendas, no horário comercial até dia 20/10/2018, o valor das inscrições R$ 10,00 mais um kg de alimento não perecível, todo dinheiro arrecadação será revertida para Casa de Apoio do Grupo Reviver e os alimentos para APAE – Caicó .

A Concentração será no Hospital Tiago dias a partir das 16:00horas, onde de lá sairemos às 17:00 horas, pelas ruas de Caicó, distância prevista de 6Km, com chegada na Ilha de Santana. O evento está programado para 300 ciclistas participantes e a entrega do Kit do atleta acontecerá no dia 20/10/2018 a partir das 16:00 horas no local da largada.

Bombas apreendidas pela ANA serão devolvidas aos proprietários

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Agência Nacional de Água – ANA vai devolver as bombas de captação de água apreendidas entre os anos de 2016 e 2018 no açude Curema e nos rios Piancó e Piranhas. A data de devolução acontece nos dias 16 e 18 de outubro e serão entregues individualmente em cada propriedade. Para recebe-las, o proprietário precisa ter em mãos o documento de identificação e o termo de apreensão da respectiva bomba de captação de água.

Apesar da entrega das bombas, a ANA orienta aos irrigantes que a situação dos açudes ainda é crítica e coloca algumas regras para os usuários:

  • É permitida a irrigação de no máximo 0,5 hectare por usuário;
  • Os demais usos da água podem captar até 0,25 L/s. Não há restrição para a água que será utilizada para o consumo das pessoas e para matar a sede dos animais;
  • O descumprimento das regras pode gerar multas com valor base de R$ 3.000,00, lacre e apreensão de bombas e equipamentos.
banner-CDS-1

Dom Antônio Carlos anuncia mudanças de párocos em paróquias da região

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Bispo da Diocese de Caicó, Dom Antônio Carlos Cruz Santos anunciou nesta terça-feira (09), as nomeações para 2019.

Padre Ivanoff da Costa Pereira 
retorna em novembro do ano sabático, e assumirá a paróquia de São Severino Mártir, em Timbaúba dos Batistas.

Padre Rodrigo Jovita Ubaldo 
assumirá a Paróquia de São João, em São João do Sabugi.

Padre Jaime Francisco da Silva 
será o administrador da Área Pastoral de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Ipueira e Vigário Paroquial da Paróquia de São João, em São João do Sabugi.

Padre Valdeci Donato da Silva 
assumirá a Paróquia de São José, em Carnaúba dos Dantas.

Padre Erivan Santos da Costa 
será o vigário paroquial de São José, em Carnaúba dos Dantas.

Padre Josenilton Hipólito de Araújo 
assumirá a Paróquia de São Sebastião, em Jucurutu.

Padre Luiz Carlos Alves da Silva 
assumirá a Paróquia de São Sebastião, em Equador.

Padre Sandoval Matias da Silva
assumirá a Cooperação Missionário na Diocese de Floresta/PE.

Município de Caicó retoma abastecimento de água na zona rural com a operação carro pipa  

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Município de Caicó em parceria com o Exército e o Ministério da Integração Nacional voltou a abastecer a zona rural com a operação carro pipa. O Diretor Chefe da Defesa Civil Municipal, Ivanildo Carlos, destacou que a operação do Exército havia sido paralisada há alguns meses por questões das chuvas e outros fatores técnicos do Ministério da Integração Nacional.

“Tivemos vários pedidos da população da zona rural e conseguimos viabilizar a retomada da operação carro pipa, inclusive foi baixado um decreto de estado de emergência. Contamos com a ajuda da Caern, pois o Município não tinha uma fonte para retirar a água e foi liberada a retirada das águas da barragem Carnaúba, no município de São João do Sabugi, onde a Caern tem um ponto de tratamento de água”, disse Ivanildo Carlos.

Ivanildo Carlos – Diretor Chefe da Defesa Civil Municipal – Crédito da foto: Paulo Júnior / Correio do Seridó

Foi feito um mapeamento e há uma demanda de 264 pontos de abastecimento na zona rural. Ivanildo enfatiza que quem necessitar da água deve procurar a sede da secretaria municipal do Meio Ambiente, onde também está localizada a Defesa Civil do município ao lado do centro cultural Adjuto Dias, no bairro Paraíba e reivindicar o abastecimento.

Na zona urbana, o trabalho de abastecimento também está sendo realizado, onde a Defesa Civil abastece a rede municipal de ensino, os postos de saúde e alguns locais da cidade, onde o rodízio de água não chega, como por exemplo, setores dos bairros Walfredo Gurgel e Frei Damião.  Ivanildo alerta a população que a crise hídrica diminuiu, mas não passou e que a economia da água é essencial por parte da comunidade.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

MPRN recomenda anulação de atos da comissão do concurso da Polícia Civil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Púbico do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou a anulação de todos os atos decisórios praticados pela comissão do concurso da Polícia Civil. A Promotoria de Defesa do Direito à Segurança Pública e Tutela do Sistema Penitenciário também quer que secretário da Administração e dos Recursos Humanos revogue a Portaria nº 770, de 4 de novembro de 2016, que cria a comissão. Entre as irregularidades detectadas, segundo parecer da Procuradoria Geral do Estado, até mesmo uma estagiária faz parte da comissão.

O MPRN deu prazo de 5 dias para que o secretário da Administração revogue a portaria e anule todos os atos da comissão do concurso. Foi recomendado ainda que a delegada-geral de Polícia Civil (Degepol) adote as providências administrativas necessárias à designação de uma nova comissão. Ela tem 10 dias para tomar essa providência.

A atual comissão é composta por dois servidores da Secretaria da Administração e Recursos Humanos e dois delegados de Polícia. Foram ignoradas as regras de participação dos representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, do Ministério Público Estadual e dos servidores eleitos diretamente pelas categorias da própria Polícia Civil. Para o MPRN, a composição da comissão não observa o disposto na Lei Orgânica da Polícia Civil e na Constituição do Estado.

A Procuradoria Geral do Estado também apontou diversas irregularidades na contratação de empresa para a organização do concurso público mediante dispensa de licitação. Entre as elas, foi detectado que uma estagiária passou a fazer parte da comissão do concurso como membro
efetivo.

O MPRN levou em consideração ainda o fato de no dia 3 passado ter recebido ofício assinado conjuntamente pelos dirigentes da Associação dos Delegados de Polícia Civil do Rio Grande do Norte, do Sindicato dos Policiais Civis do Rio Grande do Norte e da Associação dos Escrivães de Polícia Civil do Rio Grande do Norte alertando que a escolha do Instituto Acesso pela comissão do concurso não preencheria os requisitos mínimos necessários para a sua contratação.

O secretário da Administração e dos Recursos Humanos e a delegada-geral de Polícia Civil têm prazo de 15 dias para informar à Promotoria de Defesa do Direito à Segurança Pública e Tutela do Sistema Penitenciário que providências irá tomar em relação à recomendação. O documento será publicado na edição desta quarta-feira (10) do Diário Oficial do Estado (DOE).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

STF retoma ação que pode tirar dos cofres públicos R$ 6,3 bi, diz Estadão; Advogado é o potiguar Robson Maia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Do Estadão

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve julgar na quarta-feira, 10, processo que pode levar a uma perda de R$ 6,3 bilhões para os cofres públicos, envolvendo a cobrança de contribuição previdenciária sobre parcelas que não integram o cálculo da aposentadoria. A Corte deve decidir se o cálculo da contribuição dos servidores públicos abrange os valores de terço de férias, serviços extraordinários, adicional noturno e adicional de insalubridade.

Com julgamento iniciado em 2015, o processo já tem maioria de votos entendendo que essas parcelas não devem ser consideradas na cobrança, o que representa um revés para a arrecadação do governo. No entanto, a análise foi interrompida pelo pedido de vista (mais tempo de análise) do ministro Gilmar Mendes, em 2016. Na retomada do julgamento, os ministros que já votaram podem mudar de posição, mas se a maioria for confirmada, a União terá de lidar com uma perda estimada em R$ 6,3 bilhões nos últimos cincos anos, segundo informou a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional ao Estado.

A cifra envolve mais de 50 mil processos que aguardam a palavra final do STF. Em 2009, o Supremo reconheceu que o caso tem repercussão geral, ou seja, a decisão da Corte vai incidir em todos as ações que tratam do assunto. Além de destravar esses casos, o julgamento deve orientar os juízes em torno de novos processos apresentados na Justiça. A decisão só terá impacto na situação dos servidores públicos, como destacado em 2015 pelo relator Luís Roberto Barroso.

A história que ganhou repercussão geral é de Catia Mara de Oliveira. Ela recorreu ao STF em 2008 para derrubar decisão que atendeu ao pedido da União e assentou a contribuição em torno dessas parcelas. Advogado do caso, Robson Maia Lins explica que, se o STF decidir de forma favorável a Catia, a União terá de desembolsar o dinheiro que cobrou da servidora assim que não houver mais recursos disponíveis para as partes.

Nos casos em que é o governo que recorre de uma decisão de instância inferior, a União deixará de cobrar (arrecadar) os valores, explica o advogado. O volume de R$ 6,3 bilhões se encaixa nos dois casos.

De acordo com o Ministério da Fazenda, o Tesouro só poderá confirmar com exatidão a classificação dessa despesa após o julgamento final do processo. Mas adiantou que, em tese, caso tenha de ser feito um ressarcimento aos servidores, é possível que o montante entre nas contas de indenizações e restituições.

A estimativa atende apenas a quem já entrou na Justiça, e considera a retroatividade dos valores em cinco anos, em função do prazo prescricional de cobrança.

Pacificação

Maia explica que a palavra da Corte é importante para pacificar as decisões judiciais em torno da questão, que vinha sendo interpretada de diferentes formas pelos tribunais no País. É o mesmo entendimento do advogado tributarista Janssen Murayama, “Ainda não existe um entendimento com repercussão geral, havendo esse julgamento, a tese será aplicada em 50 mil casos com tranquilidade.”

Até o momento, seis ministros já votaram contrários à cobrança, e outros três favoráveis à União. O julgamento será retomado com o voto de Gilmar.

Em nota, a PGFN destacou que os “efeitos futuros estão mitigados por leis que concederam isenções para a grande maioria das verbas tratadas no caso”.

Advogado Robson Maia - Reprodução: TV Justiça

Advogado Robson Maia – Reprodução: TV Justiça

Powered by WPeMatico

Tomba diz que Agripino e Garibaldi vão fazer falta ao RN e só o tempo vai mostrar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado Tomba Farias (PSDB) agradeceu durante sessão plenária na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (9), a sua reeleição e disse que a Eleições 2018 foi uma luta grande e exaustiva. Para ele, foi uma eleição diferente das outras.

“A luta valeu à pena e por isso agradeço a Deus, à minha família e ao povo do Rio Grande do Norte que acreditou no meu trabalho e me deu uma votação consagradora. Reafirmo aqui que nesse novo mandato continuarei incansavelmente a luta pelo fortalecimento dos municípios e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, disse Tomba.

O parlamentar obteve 41.249 votos, se posicionando como o terceiro deputado mais votado de sua coligação e o quarto do estado. Tomba ressaltou que sempre priorizou as ações voltadas para o desenvolvimento dos municípios potiguares. “Agradeço aos meus amigos do Seridó, do Agreste, do litoral e de todas as regiões que acreditaram no nosso trabalho”, disse.

O deputado reeleito fez ainda um agradecimento especial para os eleitores do Trairi e da cidade de Santa Cruz, sua principal base política. “Ao povo querido da minha cidade de Santa Cruz, o meu abraço especial de agradecimento. Santa Cruz me proporcionou uma votação expressiva”, destaca Tomba.

Tomba Farias ainda dedicou algumas palavras aos parlamentares José Agripino (DEM) e Garibaldi Alves Filho (MDB) que não foram eleitos. “O Rio Grande do Norte teve uma perda irreparável e só o tempo dirá. Vamos receber o resultado das urnas que o povo quis”.

Foto: João Gilberto

Foto: João Gilberto

Powered by WPeMatico

Não reeleitas, deputadas Larissa Rosado e Márcia Maia se pronunciam na Assembleia sobre a eleição

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

As deputadas Márcia Maia (PSDB) e Larissa Rosado (PSDB) agradeceram os votos dos potiguares e mesmo não tendo renovado o mandato, afirmaram, durante sessão plenária na Assembleia Legislativa nesta terça-feira (9), que darão continuidade ao trabalho pelo benefício do povo potiguar.

“Quero fazer um agradecimento especial a Mossoró, que mais uma vez me fez a candidata mais votada de lá. O fato de não renovar o mandato não me deixa fora da política, que é o que eu gosto de fazer. Irei trabalhar, independentemente de estar no mandato ou não. Aproveito para parabenizar os colegas reeleitos e aos que vão chegar a esta Casa”, disse Larissa.

Márcia Maia também lembrou todos os que confiaram no seu trabalho e fez uma prestação de contas do seu mandato. “Tenho convicção que esse mandato foi o meu melhor, foi o que mais produzi e apresentei projetos. Foi o mais participativo, o que mais interagiu, o que eu estava mais preparada e mais madura, me dedicando completamente a todos os projetos desta Casa, a todas as comissões”, afirmou a deputada.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

A reeleição surpreendente de Rafael Motta

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Reeleito deputado federal no último domingo (7), Rafael Motta (PSB) consolidou sua liderança com a juventude potiguar.

Com os 82.791 votos recebidos em diferentes regiões do Estado, o parlamentar mostrou que a sua história na política não será breve e a razão, na visão dele, está em suas redes sociais: “entre defender interesses individuais ou coletivos, fiquei com a segunda opção e fui reconhecido por isso”.

Rafael foi vereador em Natal entre os anos de 2013 e 2015, quando assumiu o mandato que exerce na Câmara dos Deputados. Nesse período, o seu pai, o deputado estadual Ricardo Motta (PSB), era o presidente da Assembleia Legislativa, ao que muitos creditavam a força política do jovem parlamentar.

O entendimento, porém, foi contrariado pelas urnas. Ricardo não foi reeleito deputado estadual.

Dentre os que renovaram o mandato, Rafael foi o federal mais bem-votado. Contaram para isso os projetos nas áreas de Educação, Juventude e Inclusão Social e os posicionamentos em favor dos trabalhadores, em votações como a da Reforma Trabalhista. Sua produtividade e seus posicionamentos foram massificados no seu tempo de rádio e televisão.

Powered by WPeMatico

A pedido do MPRN, Justiça decreta intervenção na Casa do Estudante

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A pedido do Ministério Público do rio Grande do Norte (MPRN), a Justiça potiguar decretou, com tutela de urgência, a intervenção na Casa do Estudante. O interventor nomeado é Durval de Araújo Lima, que será o administrador responsável por gerir temporariamente a entidade. Entre as medidas que devem ser adotadas imediatamente pelo interventor, está a elaboração de cadastro atualizado das pessoas que residem na Casa do Estudante.

Pela decisão da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal, somente deverão permanecer residindo na instituição “quem efetivamente comprovar a condição de associado e estudante regularmente matriculado no ensino regular médio ou superior, com a comprovação de frequência”.

O interventor Durval de Araújo Lima, que será remunerado pelo Governo do Estado, deverá identificar os associados da Casa do Estudante, com a devida comprovação mediante fichas de associação. Ele tem que apresentar à Justiça e ao MPRN relatório bimestral da administração provisória contendo todas as informações e detalhamento de todas as atividades desenvolvidas.

Ainda na decisão, o Juízo da 4ª Vara da Fazenda Pública de Natal deferiu pedido do MPRN para que o Governo do Estado fique responsável pelos gastos de manutenção e funcionamento da Casa do Estudante, inclusive no tocante a pessoal (empregados terceirizados ou cessão de servidores), tendo em vista que o prédio onde funciona a instituição é tombado pelo Patrimônio Histórico.

Abandono e pedido extinção

Além de pedir a intervenção urgente na Casa do Estudante, o MPRN requereu a dissolução da entidade para decretar a extinção dela, inclusive que seja determinada a incorporação do imóvel onde funciona ao patrimônio do Estado.

Powered by WPeMatico

Ezequiel saúda os eleitos e ressalta serviços prestados ao RN por Garibaldi, Geraldo Melo e José Agripino

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado e presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), em pronunciamento na sessão desta terça-feira (9), elogiou o clima de completa harmonia e de soberania popular que permitiu ao povo potiguar exercer seu maior direito que é o voto. “Quero agradecer os 58.221 votos.  Muito obrigado Rio Grande do Norte”, disse Ezequiel que parabenizou os deputados estaduais reeleitos: Gustavo Carvalho (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Nelter Queiroz (MDB), Hermano Morais (MDB), Galeno Torquato (PSD), George Soares (PR), Raimundo Fernandes (PSDB), Cristiane Dantas (PPL), Kelps Lima (Solidariedade), Getulio Rêgo (DEM), Vivaldo Costa (PSD), Albert Dickson (PROS), Souza (PHS) e José Dias (PSDB).

Ezequiel também parabenizou os deputados que chegam ao legislativo potiguar pela primeira vez: Dr. Bernardo (Avante), Isolda Dantas (PT), Kleber Rodrigues (Avante), Coronel Azevedo (PSL), Francisco do PT (PT), Eudiane Macedo (PTC), Allyson Bezerra (Solidariedade), Ubaldo Fernandes (PTC) e Sandro Pimentel (PSOL).

A escolha para governador do RN ficou para o segundo turno, no dia 28 de outubro. A escolha se dará entre Fátima Bezerra (PT) e Carlos Eduardo (PDT). Para Ezequiel, os potiguares terão mais tempo para avaliar e fazer a sua escolha.

De acordo com Ezequiel, a eleição é uma das mais importantes conquistas democráticas da atualidade; por meio dela, temos os senadores e deputados federais eleitos, a quem parabenizo e desejo um bom trabalho em nome da sociedade brasileira. O presidente da Assembleia parabenizou Capitão Styvenson (Rede) e Dra. Zenaide (PHS). “Deixo uma palavra de carinho e afeto para os ex-governadores Garibaldi Alves e Geraldo Melo e pelos relevantes serviços prestados ao Estado e ao país. Assim como José Agripino, senador da República”, acrescentou.

Foto: João Gilberto

Foto: João Gilberto

Powered by WPeMatico

Mais de 100 vagas estão disponíveis no Concurso Público da Prefeitura de São Bento – PB

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Estão abertas as inscrições do Concurso Público da Prefeitura de São Bento, no Estado da Paraíba, com 130 vagas.

Os cargos são de nível fundamental, médio e superior, nas seguintes funções: Agente de Mobilidade Urbana (8); Agente de Portaria (10); Assistente de Sala de Aula (10); Assistente de Serviços (10); Assistente Social (2); Biomédico (1); Cozinheiro (5); Digitador (10); Enfermeiro (6); Engenheiro Ambiental (1); Engenheiro Civil (1); Engenheiro Florestal (1); Fiscal ambiental (2); Fiscal de Obras (2); Fiscal de tributos (5); Fisioterapeuta (2); Médico – Cardiologista (1); Médico – Cirurgião Geral (1); Médico – Clínico Geral – USF (5); Médico – Endocrinologista (1); Médico – Gastroenterologista (1); Médico – Ginecologista (1); Médico – Infectologista (1); Médico – Pediatra (1); Médico – Psiquiatra (1); Médico – Urologista (1); Motorista – categoria B (4); Motorista – categoria D (6); Nutricionista (2); Odontólogo (7); Professor de Artes Visuais (1); Professor de Educação Básica – Polivalente (8); Professor de Educação Física (1); Técnico em Enfermagem (5); Técnico em Enfermagem – Imunizador (1) e Vigilante (5).

Em jornadas de 30h a 40h semanais os valores das remunerações variam de R$ 954,00 a R$ 2.245,22.

Até 31 de outubro de 2018, é possível realizar as inscrições no site www.contemaxconsultoria.com.br, mediante pagamento da taxa nos valores de R$ 55,00; R$ 70,00 e R$ 90,00.

Está prevista para ser aplicada no dia 2 de dezembro de 2018 as Provas Objetivas para todos os cargos, mas é importante ressaltar que a Avaliação de Títulos será para os candidatos de nível superior e a Prova Prática para Motoristas.

Com validade de dois anos, a partir da homologação do resultado final, o edital deste Concurso Público pode ser acessado em nosso site, onde você pode conferi-lo com informações detalhadas.

Powered by WPeMatico

Mulher morre ao levar choque elétrico enquanto usava máquina de lavar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma mulher de 42 anos morreu após sofrer um choque elétrico após encostar em uma fiação desencapada de uma máquina de lavar roupas. O caso aconteceu na manhã desta segunda-feira (8) no município de São Domingos, Sertão paraibano, a 422 quilômetros de João Pessoa.

Ao Portal Correio, o Corpo de Bombeiros de Pombal, que atende as ocorrências em São Domingo, informou que a mulher estava lavando roupas quando encostou na fiação e sofreu a descarga elétrica.

“Quando chegamos à casa da vítima ela já estava sem pulsação. Tentamos, por 15 minutos, fazer massagem cardíaca e todos os procedimentos de ressuscitação, mas ela não reagiu e foi confirmado o óbito”, informou os bombeiros.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a causa de morte da vítima deverá ser confirmada após laudo pericial

Powered by WPeMatico

Kim Jong-un vai convidar o Papa Francisco para visitar a Coreia do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, vai convidar o Papa Franciscopara uma visita a Pyongyang. O convite será entregue pelo presidente sul-coreano, Moon Jae-in, que fará uma viagem pela Europa na próxima semana.

A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pelo porta-voz oficial da Coreia do Sul, Kim Eui-kyeom, enquanto anunciava a excursão pela Europa de Moon Jae-in, que inclui uma parada no Vaticano.

“O presidente Moon sugeriu que o presidente Kim se reunisse com o Papa, destacando que ele estava muito interessado na paz na península coreana”, afirmou o porta-voz, em declarações reproduzidas pela mídia local.

Kim “disse que daria boas-vindas ao papa se ele visitar Pyongyang”.

O Vaticano disse em um comunicado que o Papa receberá Moon ao meio-dia do dia 17 de outubro. Um dia antes, na Basílica de São Pedro, o cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado do Vaticano e segundo em comando de Francisco, rezará uma “Missa pela Paz” na península coreana. Moon assistirá à missa, informou o Vaticano.

Moon e Kim se reuniram três vezes neste ano, a última ocasião, em Pyongyang, no mês passado.

O porta-voz acrescentou que durante o encontro com o Papa, o presidente sul-coreano buscará o apoio do Vaticano em favor da paz e da estabilidade na península coreana.

Relação entre Coreia do Norte e Vaticano

A Coreia do Norte e o Vaticano não têm relações diplomáticas formais. O convite ao Papa é o primeiro de um líder da Coreia do Norte desde 2000.

Embora o encontro anterior, proposto pelo pai de Kim, Kim Jong Il, jamais tenha se materializado, o plano para uma visita de Francisco é a iniciativa diplomática mais recente de Pyongyang neste ano.

O Papa Francisco já transmitiu mensagens de apoio ao diálogo entre as duas Coreias e na histórica cúpula, em junho, entre o líder norte-coreano e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Embora as ações de Kim desde então tenham ficado aquém das exigências de Washington, o governo Trump está se preparando para uma segunda cúpula.

Religião na Coreia do Norte

A liberdade religiosa é garantida pela Constituição norte-coreana. Entretanto, as atividades religiosas são rigorosamente vigiadas e totalmente proibida por fora das estruturas oficiais, segundo a France Presse.

No começo do século XX, antes da divisão da península, Pyongyang era um importante centro religioso, com numerosas igrejas e uma comunidade cristã que era chamada de “Jerusalém da Ásia”.

No entanto, o fundador do regime e avô do atual líder, Kim Il Sung, considerava a religião cristã uma ameaça contra seu reino autoritário e a erradicou com execuções e trabalhos forçados nos campos.

Desde então, o regime norte-coreano autorizou as organizações católicas a desenvolver projetos de ajuda em seu território, mas não tem relações diretas com o Vaticano.

Em sua visita à Coreia do Sul em 2014, o papa Francisco fez uma missa especial em Seul dedicada à reunificação coreana.  Por G1

Powered by WPeMatico

Corpo é encontrado dentro de subestação de energia no Sertão

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O corpo de um homem foi encontrado dentro de uma subestação de energia elétrica da cidade de Brejo do Cruz, no Sertão paraibano, na manhã desta terça-feira (9). O local está sendo isolado neste momento para retirada do corpo da vítima.

Problemas psicológicos

Segundo a Polícia Militar, a companheira do homem afirmou que ele vinha enfrentando problemas psicológicos, e havia saído de casa na noite dessa segunda-feira (8). Pela manhã, o corpo foi encontrado por moradores da região próxima a subestação que acionaram a Polícia.

Descarga elétrica

O homem não era funcionário da Energisa e ainda não foi informado como ele conseguiu entrar na subestação. A principal hipótese é que ele tenha morrido por descarga elétrica causada pelas estruturas da estação. Equipes da Polícia Civil estão se encaminhando ao local para realizar a perícia e começar as investigações.Por Portal Correio

 

Powered by WPeMatico

Beto Rosado poderá entrar como eleito no lugar de Fernando Mineiro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Fernando-Mineiro-e-Beto-Rosado

Mais de 15 mil votos para deputado federal, da coligação PDT/MDB/DEM/PP e PODE, ainda, não foram contabilizados pela Justiça  Eleitoral  e podem alterar a composição da bancada federal do Rio Grande do Norte.

Os votos foram destinados aos candidatos do MDB, Kerinho e Jumaria, e continuam aguardando julgamento. Como faltaram um pouco mais de 8 mil votos para a coligação de Carlos Eduardo Alves (PDT) fazer o segundo deputado, o julgamento favorável põe o candidato Beto Rosado (PP) na cadeira de deputado. Com isso,  Fernando Mineiro (PT), deputado federal eleito, perderia o mandato

Taxa de renovação da Câmara dos Deputados foi a maior em 20 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Da Agência Brasil

Levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) indicou que a taxa de renovação na Câmara Federal superou as expectativas e alcançou 52% nas eleições deste domingo (7). Com isso, 267 novos deputados federais vão assumir o mandato no próximo ano. É o maior índice de renovação dos últimos 20 anos, informa a pesquisa.

Desde 1990, este percentual só foi ultrapassado na eleição de 1990, quando o índice foi de 62%, e em 1994, quando a renovação foi de 54%. De acordo com o Diap, os deputados eleitos efetivamente novos – o que exclui os que vieram de outros cargos ou que estavam sem mandato, mas já foram deputados federais – são lideranças evangélicas, policiais “linha dura”, celebridades e parentes de políticos tradicionais.

O instituto constatou que, dos 513 deputados federais atualmente em exercício, 79% disputaram a reeleição, sendo que 60% destes conseguiram novo mandato neste domingo. Portanto, dos 407 deputados que concorreram à reeleição, 246 foram reconduzidos ao cargo. Em agosto, projeção da entidade previa que 75% deles deveriam se reeleger.

Powered by WPeMatico

Robson Maia é empossado para a Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Tomaram posse nesta segunda-feira, 8, o novo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE), Luiz Roberto Liza Curi, e mais nove conselheiros, sendo cinco novos e quatro reconduzidos. O ministro da Educação, Rossieli Soares, participou da cerimônia de posse dos membros, na sede do Conselho, em Brasília.

O ministro ressaltou a importância do CNE para implementar as mudanças necessárias na educação brasileira. “Nós estamos em posição de fazer uma transformação em nosso país, e só tem um jeito de fazer a transformação: pela aprendizagem. Aqui nós temos um órgão de estado que pode ser o grande guardião, o grande visionário das transformações que temos que passar para a educação básica e para o ensino superior. Fico muito feliz de tê-los aqui no CNE”, disse Rossieli.

Para a Câmara de Educação Superior, os novos conselheiros são Marco Antônio Marques da Silva, Sérgio de Almeida Bruni e Robson Maia Lins.

Robson Maia é seridoense, Doutor pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), Mestre em Direito Tributário pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999). Advogado – Sócio do escritório Barros Carvalho Advogados Associados e Professor de Direito Tributário da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

CNE – O Conselho Nacional de Educação é composto por duas câmaras, a da Educação Básica e a do Ensino Superior, totalizando 22 conselheiros, além de dois membros natos, os secretários da Educação Básica e da Educação Superior do MEC, os quais ocupam essa cadeira somente no período em que estão à frente das secretarias. O tempo de mandato dos conselheiros é de quatro anos, e do presidente de dois anos.

Powered by WPeMatico

Sem Styvenson, Rede anuncia apoio a Fátima

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O partido Rede Sustentabilidade do Rio Grande do Norte anunciou nesta segunda-feira (8) o apoio à candidata ao Governo do Estado pelo PT, senadora Fátima Bezerra.

Após decisão da executiva estadual, os dirigentes Freitas Júnior e João Napoleão, que foram candidatos ao Governo e ao Senado no primeiro turno, comunicaram a deliberação partidária à candidata do PT.

A Rede chega para apoiar Fátima sem o Capitão Styvenson, eleito senador no último domingo (07) com 745.827 votos.

Fátima agradeceu o apoio e disse que a parceria com a Rede contribuirá, entre outras coisas, para aprimorar o programa de Governo, sobretudo na área de Meio Ambiente e sustentabilidade. “A vinda de Freitas e da Rede para nossa campanha enriquecerá de forma qualificada nosso projeto para um Rio Grande do Norte melhor de se viver”, disse Fátima.

Powered by WPeMatico

Navio de Pesquisa Hidroceanográfico “Vital de Oliveira” abre para visitação em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Como parte da Comissão PIRATA BR XVIII, o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico (NPqHo) “Vital de Oliveira” atraca em Natal nesta terça-feira (9) e será aberto à visitação pública no sábado (13) e domingo (14) no Terminal Marítimo de Passageiros, em Natal. A comissão, que estava há 11 dias no mar, é integrada por 90 militares, que compõem a Tripulação do NPqHo, e 40 cientistas.

A Comissão PIRATA BR XVII integra o projeto Prediction and Research Moored Array in the Tropical Atlantic (PIRATA), iniciativa de instituições científicas do Brasil, Estados Unidos e França com a finalidade de estudar as interações entre o oceano e a atmosfera no Atlântico Tropical.

O Navio de Pesquisa Hidroceanográfico foi adquirido em 2015 por meio de um Acordo de Cooperação, firmado em 2012 entre a Marinha do Brasil, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, a Petrobras e a Vale, com o objetivo de ampliar a infraestrutura para pesquisa científica no Brasil, sobretudo quanto ao monitoramento e caracterização física, química, biológica, geológica e ambiental de áreas oceânicas estratégicas.

Powered by WPeMatico