Vivaldo Costa cobra manutenção da Barragem das Traíras e anestesista para o Hospital Regional de Currais Novos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado estadual Vivaldo Costa (PSD), externou nesta quarta-feira (24), durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, a preocupação dele com dois temas de interesse da região Seridó: Estiagem e Saúde Pública. Quanto à estiagem, Vivaldo Costa solicitou a manutenção da parede da barragem de Passagem das Traíras que apresenta rachaduras e precisa ser recuperada antes das próximas chuvas. Já na área da saúde Vivaldo Costa denunciou a ausência de médicos anestesistas no hospital de Currais Novos Padre João Maria.

Segundo o deputado, a barragem passagem das Traíras depois de 25 anos de construída precisa de manutenção. “A barragem ainda foi do meu tempo como governador. E o atual governo precisa se antecipar e fazer os reparos necessários”, cobrou Vivaldo Costa, salientando que a barragem atende as cidades de Jardim do Seridó, Caicó e São José do Seridó.

Ao se referir a ausência de médico anestesista no Hospital de Currais Novos, Vivaldo Costa disse que ouviu o problema em uma entrevista do médico Eduardo Pontes ao explicar que na unidade hospitalar só tem anestesistas às quintas-feiras. “Ou seja; só tem cirurgia nestes dias e nos demais dias da semana não poder ter urgência e emergência na cidade de Currais Novos devido à falta de anestesistas”, narrou.

Vivaldo disse que chegou a ligar para a Secretaria Estadual de Saúde, mas não conseguiu falar nem com o secretário, nem com o adjunto. “Sei bem o que é isto. Fim de Governo depois de um resultado desfavorável nas urnas os secretários já nem atendem mais. Por isto me dirijo diretamente ao Governador Robinson Faria quem deve ter conhecimento deste problema”, disse o deputado.

banner_seridopneus-770

70% das famílias venezuelanas já tem seus membros com acesso ao mercado de trabalho em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

De acordo com Júnior Santiago, presidente das Aldeias SOS Infantis em Caicó, alguns venezuelanos que escolheram a região como nova moradia, já estão conseguindo se inserir no mercado de trabalho da Capital do Seridó.

“Já temos famílias que estão morando fora das Aldeias, conseguiram emprego, já estão com carteira assinada, na sua moradia, conquistaram sua autonomia. De um total de 16 famílias que estão aqui conosco, 11 já tem seus membros com acesso ao mercado de trabalho, em experiência, em atividades esporádicas, mas já estão tendo acesso a recurso financeiro que vão lhe dando uma condição de poder organizar sua família, de poder trabalhar um financiamento familiar”, explicou Júnior.

Fonte: Marcos Dantas

Diretor do Hospital Regional de Currais Novos garante que situação dos anestesistas já foi resolvida

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Através de um áudio divulgado pelas redes sociais, o diretor do Hospital Regional de Currais Novos, médico Nicholas Carvalho garantiu que a situação envolvendo a ausência da anestesistas na escala normal do hospital, já foi resolvida. Sem fazer referências diretas a denúncia feita pelo médico Eduardo Pontes, Dr. Nicholas tratou o fato como notícias divulgadas de forma equivocada.

“A situação dos anestesistas do Hospital Regional de Currais Novos já foi resolvida. Portanto, a partir de hoje já teremos anestesistas normalmente no nosso hospital. Quero tranquilizar a todos, depois das últimas notícias que foram trazidas, de forma equivocada, e dizer que estamos trabalhando cada vez para melhor servir a população. Aproveito a oportunidade para informar a todos que na última terça-feira participei de uma audiência em Natal, no Ministério Público, onde conseguimos o direito a implantação de dois leitos de hemodiálise para a nossa UTI, fato que nos enche de orgulho de melhor servir a Currais Novos”, disse.

banner-CDS-1

Médico denuncia situação de calamidade em que se encontra o Hospital Regional de Currais Novos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Em entrevista à Currais Novos FM, o médico Eduardo Pontes denunciou o que ele chama de situação de calamidade, enfrentada pelo Hospital Regional de Currais Novos. De acordo com ele, hoje o Hospital se sente prejudicado pela ausência de anestesistas, cujo único profissional contratado pelo Estado só atende uma vez por semana, nas quintas-feiras.

“Eu me sinto envergonhado como médico, e como cidadão currais-novense pior ainda, porque o nosso hospital chegou a situação de calamidade de que só existe anestesista uma vez por semana, que é na quinta-feira… Então o Hospital fica segunda, terça, quarta, sexta, sábado e domingo sem anestesista. Isso é uma vergonha, porque sem o anestesista não funciona maternidade, não funciona setor de cirurgia de emergência, e se algum paciência que for operado, tiver alguma complicação, vai ter que ser encaminhado para Natal”, denunciou.

Fonte: Marcos Dantas.

Tribunal de Justiça julga inconstitucional Lei que cria cargos na Câmara de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta quarta-feira (24), o Tribunal de Justiça acatou pedido formulado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) em Ação Direta de Inconstitucionalidade contra a Lei Municipal nº 4.509/2011, de Caicó.

Para a Justiça, a lei que criou diversos cargos de provimento efetivo e em comissão não especifica as suas atribuições ou competências. Isso vai de encontro ao que dispõe a Constituição do Estado do Rio Grande do Norte, que determina que “os cargos públicos obrigatoriamente serão criados por lei de iniciativa privativa do Chefe do Poder respectivo, devendo constar expressamente as atribuições e/ou competências desses cargos, seus quantitativos e respectivas remunerações”.

A Ação destacou, além da ausência de definição das atribuições, a criação de cargos com caráter de livre nomeação, quando na verdade se tratam de atividades eminentemente técnicas. É o caso do provimento para as funções de Repórter, Assessor Jurídico e Procurador Jurídico. De acordo com a decisão, a necessidade de conhecimentos técnicos para desempenhar esses tipos de trabalho “desnatura por completo a natureza do cargo de provimento em comissão, dispensando a existência de qualquer vínculo de confiança entre o servidor nomeado para o seu exercício e o Chefe do Poder Legislativo do Município de Caicó”.

O MPRN destaca na Ação a importância de se observar os dispositivos legais na criação de cargos públicos; pois “o mau uso dos cargos comissionados sempre foi um grande problema da Administração Pública, sendo a exigência constitucional do concurso público um dos meios hábeis para se tentar coibir tal prática”.

Doze cidades do Seridó devem receber reforço de tropas federais no próximo domingo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, na sessão administrativa da terça-feira, 23, 15 pedidos de envio de força federal para 356 localidades do país no segundo turno das Eleições 2018, que será realizado no próximo domingo, 28. Por unanimidade, os ministros deferiram as requisições de onze Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Com a decisão de hoje, os militares trabalharão para garantir a normalidade da eleição, o livre exercício do voto e o bom andamento da apuração dos resultados nos estados do Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Tocantins.

Na região do Seridó, receberão reforço de tropas federais as cidades de: Bodó, Cerro Corá, Currais Novos e Lagoa Nova, Parelhas, Caicó, Serra Negra do Norte, Jardim de Piranhas, São João do Sabugi e Ipueira, Jucurutu e São Rafael.

banner_seridopneus-770

Nélter manifesta preocupação com falta de milho para homem do campo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

nelter-18

O deputado Nélter Queiroz (MDB) manifestou, em pronunciamento na manhã desta quarta-feira (24), a preocupação dele com a falta de milho na Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) do Rio Grande do Norte, o que está prejudicando principalmente o homem do campo, que fica sem condições de alimentar o seu rebanho.

“Estive ontem (terça-feira) com o diretor da CONAB para saber porque o milho não vem sendo liberado para o produtor do Estado, o que ocorre há mais de um mês. Fiquei sabendo que está faltando uma autorização do Ministério da Agricultura. Faço aqui um apelo à bancada parlamentar do Rio Grande do Norte em Brasília para que entre em contato com o ministro da agricultura solicitando que o milho seja liberado o mais rápido possível para que o homem do campo, que está passando por necessidade em função da seca, possa alimentar o seu rebanho”, enfatizou o deputado Nélter Queiroz.

Ao final do pronunciamento e ainda na temática da seca e suas consequências, o deputado convidou o governador ou a governadora a ser eleito para discutir uma possível seca em 2019, em audiência pública que vai ser solicitada pelo parlamentar.  “É preciso que o próximo governo se dedique ao nosso interior para que não falte água para o povo, principalmente para o homem do campo”, concluiu o deputado.

Prefeitura intensifica mutirão “Cidade Limpa” nos bairros de Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

limpeza4

A prefeitura municipal de Caicó está intensificando o mutirão “Cidade Limpa” nos bairros da cidade. Nesta quarta-feira (24), a ação desenvolvida pela secretaria municipal de Infraestrutura e Serviços Urbanos contempla o bairro Nova Caicó e, posteriormente, chegará ao Salviano Santos e outros setores.

Segundo o prefeito Marcos José, o trabalho de limpeza foi iniciado pelo bairro Boa Passagem e vai se estender por toda a zona urbana. Ele pede que a comunidade ajude a manter a cidade limpa, evitando jogar lixo em via pública após a passagem do carro coletor e que as pessoas fiquem atentas aos horários, para evitar que os detritos fiquem espalhados nas ruas.

Deputado Felipe Maia e Senador José Agripino cobram do Ministro dos Transportes a liberação de recursos para obras da BR 101, Gancho de Igapó e Reta Tabajara

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

PHOTO-2018-10-24-18-00-34

Nesta quarta-feira, 24, o coordenador da bancada do Rio Grande do Norte, deputado federal Felipe Maia (DEM) e o senador José Agripino Maia (DEM), junto com os diretores e técnicos do DNIT Nacional e do Rio Grande do Norte, estiveram com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, para solicitar a liberação de recursos financeiros para dar continuidade às obras da BR 101, do Gancho de Igapó e da Reta Tabajara. Segundo Felipe Maia, são três obras de extrema importância para o estado, pois são vias de acesso a pontos de grande circulação de veículos.

“Sem dúvidas, o fluxo de veículos que trafegam nas vias onde essas obras estão em andamento irá melhorar muito. Por isso, queremos que essas obras sejam finalizadas o mais breve possível. No caso da BR 101, em junho tivemos a promessa do Ministro que a seria incluído na PLOA 2019, um saldo remanescente de R$ 40 milhões para a finalização da obra, mas infelizmente ficaram previstos apenas R$ 15 milhões. Um saldo bem inferior, por este motivo, cobramos hoje a liberação do valor restante, para garantirmos a conclusão desse projeto. Ficou acordado que a bancada iria buscar recursos”, explicou o deputado federal.

Também foram cobrados recursos para o Gancho de Igapó e para a Reta Tabajara. De acordo com o parlamentar, o Ministro se comprometeu em ver a viabilidade da liberação junto ao Ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, Esteves Colnago Jr., para que as obras possam ser finalizadas.

“O Ministro foi sensível às nossas demandas e se comprometeu em conversar com o Ministro Esteves e também com o relator do Orçamento de 2019, o senador Waldemir Moka (MDB-MS), para que seja analisada a viabilidade de liberar mais recursos para as obras, devido a importância dessas vias para o Rio Grande do Norte”, enfatizou Felipe Maia.

Além dos parlamentares, a audiência contou com a participação do Superintendente do DNIT/RN, Antônio Willys Saldanha Filho, a Coordenadora de Engenharia do DNIT/RN, Thatiana Queiroga, o Diretor de Infraestrutura Rodoviária do DNIT, Luiz Antônio Garcia e o Diretor Geral do DNIT José da Silva Tiago.

banner_seridopneus-770

Saúde de Caicó conhece política voltada para privados de liberdade

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

saude1

Técnicos da secretaria estadual de Saúde visitaram a cidade de Caicó, nesta quarta-feira (24), para duas ações voltadas ao atendimento no sistema prisional. Com o apoio da secretaria municipal de Saúde, o primeiro momento foi para realização da busca ativa com testes de HIV/AIDS, sífilis e hepatites na população carcerária.

A outra pauta foi para sensibilização do Município quanto à inserção na Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional.

A PNAISP, sigla usada para defini-la, foi instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1, de 2 de janeiro de 2014, que disciplina os objetivos, as diretrizes, bem como as responsabilidades do Ministério da Saúde, do Ministério da Justiça, dos estados e do Distrito Federal, representados pelas secretarias de saúde, de justiça ou congêneres e dos municípios.

O objetivo de garantir o acesso das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional ao cuidado integral no SUS, qualificando a Atenção Básica no âmbito prisional como porta de entrada do sistema e ordenadora das ações e serviços de saúde pela rede. Em Caicó, a ações começam na próxima semana.

UFRN é premiada em concurso de Ciência e Tecnologia da Google

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi premiada na edição de 2018 do Latin American Research Awards (LARA), promovido pela empresa de tecnologia Google. O reconhecimento visa beneficiar financeiramente os pesquisadores da área tecnológica ao longo de 12 meses. O anúncio foi feito no Centro de Engenharia para a América Latina da empresa, em Belo Horizonte.

O projeto vencedor da UFRN é o único premiado da região do Norte-Nordeste e foi submetido pelo aluno de mestrado Adelson Dias de Araújo Júnior, do Programa De Pós-Graduação em Sistemas e Computação (PPGSC), orientado pelo professor Nélio Cacho, ambos do Departamento de Informática e Matemática Aplicada (DIMAp).

A iniciativa, intitulada Automation of Patrol Planning by Learning from Crimes and News, tem o intuito de pesquisar e implantar um software interativo e realista para planejamento de patrulhas policiais. A solução será implementada em formato de serviço, para que possa ser utilizada pela Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED) do Rio Grande do Norte. O trabalho premiado é resultado da iniciativa desenvolvida pelo projeto Smart Metropolis, do Instituto Metrópole Digital (IMD), que busca transformar Natal em uma cidade inteligente.