Luz da Infância: Operação da PF prende 61 pessoas por exploração sexual de crianças na internet

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Operação que visa coibir exploração sexual infantil na internet prende 61 pessoas, segundo balanço divulgado hoje (22) pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. As ações seguem até amanhã e mais pessoas podem ser detidas.

“Queremos deixar claro aquilo que já disse anteriormente: não existe anonimato em rede social, não existe impunidade em rede social e a Polícia Federal tem condições de chegar a quem cometer esses crimes”, disse o ministro em coletiva de imprensa.

Segundo o ministro, a operação busca não apenas aqueles que produzem esse tipo de conteúdo, mas também quem compartilha e quem guarda os arquivos no computador. A pena prevista para os crimes variam de 2 a 8 anos de prisão. Jungmann diz que os mandados de busca e apreensão foram expedidos após análise de 500 mil arquivos.

Esta é a terceira fase da Operação Luz na Infância, que foi deflagrada hoje (22) em 18 estados e no Distrito Federal. Ao todo, 300 policiais federais e 725 policiais civis participam das ações.

Pela primeira vez, a operação contou com apoio internacional dos Estados Unidos e da Argentina. “Esse é um crime asqueroso porque ele macula e profana a nossa juventude e as nossas crianças. Evidentemente isso as compromete e compromete também o nosso futuro”, disse Jungmann.

Luz na Infância

A Operação Luz na Infância teve início em outubro de 2017, quando foram cumpridos 157 mandados e 112 abusadores foram presos. Na segunda fase, ocorrida em maio de 2018, 579 mandados de busca foram cumpridos e 251 pessoas foram presas.

Agencia Brasil

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Brasileiro é linchado em praça de cidade boliviana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O brasileiro Vinícius Chagas Maciel, de 31 anos, natural de Santana, no Amapá, foi espancado e enforcado por moradores da cidade de San Julián, na Bolívia, na madrugada da terça-feira. Segundo a família, a vítima, que estava havia cerca de um ano no país, foi falsamente acusada de roubo e linchada por populares, que penduraram o seu corpo em uma praça da cidade

A irmã da vítima, Vitória Chagas Maciel, de 26 anos, disse ao jornal “O Estado de S. Paulo” que ficou sabendo do ataque por meio das redes sociais. “Um amigo dele postou informações sobre o caso”, disse. Segundo ela, Vinícius foi para a Bolívia a partir de um convite de um amigo que o chamou para trabalhar, proposta que acabou não se concretizando. A partir daí, o jovem buscou outros empregos e atualmente prestava serviço como auxiliar de mecânico em uma oficina.

Segundo Vitória, a vítima estava em San Julián a passeio. “Ele estava em um bar e um amigo o chamou para acompanhá-lo numa cobrança de dívida que ele ia fazer. Foram conversar com o homem e sua mulher começou a gritar que eles eram ladrões. Esse amigo então fugiu, mas Vinícius não conseguiu escapar da barbárie”, disse.

A família agora está se mobilizando para realizar o traslado do corpo. “Somos muito humildes e não temos condições. Estamos tentando levantar R$ 20 mil por meio de rifas e vaquinhas, fazendo o que é possível para ao menos ele ter um enterro digno”, disse Vitória. A polícia boliviana investiga o caso, mas não informou se alguma pessoa foi presa em ligação com o crime. Por Estadão Conteúdo

Powered by WPeMatico

Nova seleção do Mais Médicos registra 6,3 mil inscrições

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Saúde informou ter registrado, até a manhã de hoje (22), 6.394 inscrições para a nova seleção de profissionais do Programa Mais Médicos. O edital, publicado na última terça-feira (20), oferece 8.517 vagas para atuação em 2.824 municípios e 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), que antes eram ocupadas por médicos do acordo de cooperação feito com Cuba.

Segundo informações do ministério, das mais de 6,3 mil inscrições, 2.209 já foram concluídas. Além disso, 2.812 candidatos deram início ao processo, mas ainda precisam escolher o município de atuação. A orientação do ministério é que os interessados concluam as inscrições o quanto antes, inclusive por conta da instabilidade registrada no site.

As inscrições para essa nova seleção do programa começaram às 8h de ontem (21) e serão encerradas às 23h59 do próximo domingo (25). Podem participar profissionais formados no Brasil ou com diploma estrangeiro revalidado. O início das atividades está previsto para 3 de dezembro.

“O edital é a medida emergencial adotada pelo governo brasileiro para garantir a assistência em locais que contam com profissionais de Cuba, após o comunicado da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) no qual o governo cubano informa que encerrou a cooperação no Programa Mais Médicos”, informou o ministério.

Edição: Lílian Beraldo – Agência Brasil 

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Resultados da 36.ª Rodada do Campeonato Brasileiro da Série A

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Internacional-RS

1 x 2
21/11/2018 19:30

Atlético-MG

Santos-SP

1 x 1
21/11/2018 21:00

Botafogo-RJ

Cruzeiro-MG

3 x 0
21/11/2018 21:45

Vitória-BA

Atlético-PR

1 x 0
21/11/2018 21:45

Corinthians-SP

Flamengo-RJ

2 x 0
21/11/2018 21:45

Grêmio-RS

Palmeiras-SP

4 x 0
21/11/2018 21:45

América-MG

Vasco da Gama-RJ

2 x 0
22/11/2018 20:00

São Paulo-SP

Chapecoense-SC

2 x 1
22/11/2018 21:00

Sport-PE

Bahia-BA

2 x 0
22/11/2018 21:00

Fluminense-RJ

Ceará-CE

1 x 0
22/11/2018 21:00

Paraná-PR

Powered by WPeMatico

Eleição da OAB/Caicó acontece na quarta, 28; conheça as propostas dos candidatos e a composição da Chapa 11

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A chapa 11, única protocolada para concorrer à presidência da OAB, subseção Caicó é encabeçada pelo advogado Antônio Marcos Costa de Oliveira e tem como candidato a presidente, Bruno Henrique do Nascimento, vice-presidente, além de outros doze advogados, entre diretores , conselheiros e suplentes.

Além de Antônio Marcos e Bruno Henrique, a chapa 11 é formada pelos advogados  José Jorge de Oliveira (secretário-geral) , Francimara Alves dos Santos (secretária-geral adjunta) e Dayhanne Greyce Delfino Freire (tesoureira). Os conselheiros titulares são: Vilson Dantas da Costa, Gilton Batista de Araújo Filho, Leonardo Gomes de Souza, Navde Rafael Varela dos Santos, Cícera Patrícia Gambarra Dantas e  Hellen Kellemy Cavalcante Diógenes. Já os suplentes são: Artur de Figueiredo Araújo Melo Mariz, William Silva Canuto e Nara Pereira da Costa.

As principais bandeiras são a criação do conselho de ex-presidentes; criação do calendário anual institucional e de eventos de confraternização; fortalecimento das comissões da Subseccional – principalmente da comissão de defesa das prerrogativas; estruturação de ambiente para funcionar o conselho local; construção da acessibilidade na nossa sede local como medida de caráter inclusivo; melhoramento das salas dos advogados, instaladas nas unidades judiciárias do Seridó, bem como a aproximar entre OAB e advogados iniciantes.

A eleição será no próximo dia 28 de novembro e 165 advogados estão aptos a votar.

Futuro presidente do BB fala em “privatizar o que for possível”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O economista Rubem de Freitas Novaes, indicado para a presidência do Banco do Brasil no governo de Jair Bolsonaro, afirmou hoje (22) que a orientação da próxima gestão será a busca por eficiência, o enxugamento e a privatização de ativos da instituição. Ele disse ter recebido essas recomendações diretamente do futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, e do próprio presidente eleito.

“A orientação é eficiência, enxugamento e privatização do que for possível. Vamos buscar bons resultados e tornar o banco cada vez mais competitivo, mas de uma maneira enxuta”, afirmou.

Novaes descartou, por enquanto, a possibilidade de privatização total do banco. Perguntado sobre quais braços de atuação do banco poderiam ser negociados, ele evitou adiantar o que tem em mente. “Isso está muito prematuro para eu detalhar. Primeiro, preciso tomar ciência da situação do banco, das pessoas que estão lá, pensar na formação da equipe”, disse.

Novaes, que já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), defendeu ainda a venda de ativos do banco por meio da venda de ações no mercado de capitais, buscando oferecer aquilo que pode interessar os investidores.

“[Vamos] procurar fazer operações que mobilizem o mercado de capitais, com o máximo de transparência possível. Aquela fase de privatização em que você direcionava venda para determinados compradores, que montava aqueles consórcios de compra, [isso] está ultrapassado”, afirmou.

Edição: Carolina Pimentel – Agência Brasil 

Powered by WPeMatico

Sentença de Lula sobre sítio em Atibaia deve ser proferida só em 2019

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A sentença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso do sítio de Atibaia (SP) deverá ser proferida somente em 2019. Lula é réu na ação penal que trata das reformas feitas na propriedade, que era frequentada por sua família.

No processo, Lula e mais 12 réus respondem às acusações de corrupção e lavagem de dinheiro, entre eles os empresários Marcelo e Emílio Odebrecht e Léo Pinheiro, da OAS, e o pecuarista José Carlos Bumlai.

No despacho proferido ontem (22), a juíza Gabriela Hardt encerrou a instrução do processo e fixou o dia 7 de janeiro de 2019 como último dia para os advogados do ex-presidente entregarem as alegações finais, última fase antes da sentença. A partir da manifestação dos advogados, a sentença pela condenação ou absolvição poderá ser proferida.

Na mesma decisão, a magistrada disse que deverá ficar responsável pela 13ª Vara Federal em Curitiba pelo menos até 30 de abril de 2019. A juíza substituiu o antigo titular, Sérgio Moro, que vai ocupar o cargo de ministro da Justiça no governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro, a partir de 1º de janeiro.

Em depoimento prestado na semana passada, Lula negou ter conhecimento sobre as reformas realizadas no sítio. A defesa do ex-presidente também reafirmou que a propriedade do sítio Santa Bárbara, “pertence de fato e de direito à família Bittar, conforme farta documentação constante no processo.”

Edição: Denise Griesinger  -Agência Brasil

Powered by WPeMatico

Inscrições para o Mais Médicos são prorrogadas até 7 de dezembro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério da Saúde prorrogou para o dia 7 de dezembro o prazo de inscrição de profissionais brasileiros e estrangeiros com registro no Brasil que queiram participar da nova seleção do Programa Mais Médicos.

Segundo a pasta, a medida foi tomada devido à instabilidade no site do programa causada por ataques cibernéticos, que foram identificadas desde o primeiro dia de inscrição. O prazo para as inscrições terminaria no próximo domingo (25).

A prorrogação já havia sido anunciada mais cedo pelo ministro da Saúde, Gilberto Occhi, em Petrolina, Pernambuco. Com a mudança, o prazo para apresentação dos médicos nos municípios para a homologação do contrato também foi estendido. Agora os inscritos terão até o dia 14 de dezembro para entregar a documentação no município escolhido e iniciar o trabalho.

Além disso, a data prevista para início da apresentação dos médicos já inscritos nos municípios foi adiantada. Os médicos poderão se apresentar a partir de amanhã (23).

Sobre a instabilidade do site, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (SUS) informou que está atuando para melhorar o sistema de inscrições. “O setor já identificou a maior parcela dos robôs e máquinas programadas que estão promovendo os ataques à página do Mais Médicos”, diz nota divulgada pela pasta.

Balanço das inscrições

De acordo com o Ministério da Saúde, até as 17h desta quinta-feira (22), segundo dia de inscrições, o número de candidatos ao programa com registro em Conselho Regional de Medicina (CRM) brasileiro chegou a 11.429. Desse total, 5.212 profissionais efetivaram a inscrição e 3.648 médicos já selecionaram o município de atuação. Os profissionais podem se inscrever no site do programa.

O edital do programa, publicado na última terça-feira (20), oferece 8.517 vagas para trabalhar em 2.824 municípios e 34 distritos sanitários especiais indígenas. Essas vagas eram ocupadas por médicos cubanos.

O programa Mais Médicos foi criado em 2013 para ampliar a assistência da população na atenção básica, levando médicos para regiões carentes de profissionais. Segundo o Ministério da Saúde, o programa tem 18.240 vagas em mais de 4 mil municípios, além de 34 distritos sanitários especiais indígenas, e atende a cerca de 63 milhões de brasileiros.

Os profissionais do Mais Médicos recebem uma bolsa-formação no valor de R$ 11,8 mil e uma ajuda de custo inicial de R$ 10 e R$ 30 mil para deslocamento para o município onde vão trabalhar. Os profissionais que atuam no programa também têm a moradia e a alimentação custeadas pelas prefeituras.

Edição: Nádia Franco – Agência Brasil

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Filósofo Ricardo Vélez Rodríguez é indicado para ministro da Educação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quinta- feira (22), pelo twitter, a indicação do colombiano Ricardo Vélez Rodríguez, para o cargo de ministro da Educação. Autor de mais de 30 obras, atualmente é professor emérito da Escola de Comando e Estado Maior do Exército.

“Velez é professor de Filosofia, mestre em Pensamento Brasileiro pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, doutor em Pensamento Luso-Brasileiro pela Universidade Gama Filho e pós-Doutor pelo Centro de Pesquisas Políticas Raymond Aron, de Paris, com ampla experiência docente e gestora”, informou o presidente eleito pela rede social. O novo ministro já teria se naturalizado brasileiro.

Propostas do novo ministro

Em blog, o futuro ministro registra suas ideias sobre o Ministério da Educação. Ele promete em sua gestão “Mais Brasil, menos Brasília”, lema do presidente eleito, com ênfase na educação municipal. “Aposto, para o MEC, numa política que retome as sadias propostas dos educadores da geração de Anísio Teixeira, que enxergavam o sistema de ensino básico e fundamental como um serviço a ser oferecido pelos municípios, que iriam, aos poucos, formulando as leis que tornariam exequíveis as funções docentes”, disse. No texto, informa que um dos que apoiaram sua indicação foi o “professor e amigo Olavo de Carvalho.”

Ele também faz críticas às provas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), formuladas pelo Inep. Segundo ele, as provas são complicadas e funcionam como “instrumentos de ideologização do que como meios sensatos para auferir a capacitação dos jovens no sistema de ensino” – mesmo posicionamento do presidente eleito.

Segundo seu currículo, divulgado por universidades em que lecionou, Ricardo Vélez Rodríguez nasceu em Bogotá, tem 75 anos, e graduou-se em Filosofia e Teologia. Veio para o Brasil fazer pós-graduação nos anos 1970, sempre na área de Filosofia, obtendo o título de mestre e depois de doutor por universidades do Rio de Janeiro. Ricardo Vélez Rodríguez é autor de diversos livros, tendo dedicado sua carreira à docência universitária e à pesquisa.

Chegou a ser Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Medellín, entre 1975 e 1978, quando retornou brevemente à Colômbia. Desde 1979, fixou residência no Brasil e deu aulas em universidades do Rio de Janeiro, Londrina e Juiz de Fora, tendo participado da criação de cursos de pós-graduação em Pensamento Político Brasileiro.

Em algumas de suas obras mais recentes, Ricardo Vélez Rodríguez examina o problema do patrimonalismo e da violência nas sociedades da América Latina. No livro Da Guerra à Pacificação, a hipótese que o autor levanta é a seguinte: “quando, no decorrer da segunda metade do século XX, o patrimonialismo vinculou-se, nos países latino-americanos, ao mercado dos tóxicos e à ação radical do Foro de São Paulo, a violência disparou e ensejou a formação de Estados dentro do Estado, cuja manifestação mais contundente foi a República das Farc, entre 1998 e 2002.”

Ele considera que “o modelo colombiano da narco-guerrilha não está longe do Brasil: isso é testemunhado pelo fato de Fernandinho Beira Mar ter sido o elo entre as Farc e o narcotráfico carioca.”

Segundo a sinopse de outro título de sua autoria – a A Grande Mentira – Lula e O Patrimonlaimo Petista – , de 2015, o professor e cientista político Ricardo Vélez Rodríguez “resgata as raízes do atual desgoverno operante no país: o patrimonialismo, tradição arraigada da política nacional, o neopopulismo bolivariano e sua relação com o lulopetismo, e, como pano de fundo da ação política do Partido dos Trabalhadores, as estratégias ligadas à “revolução cultural gramsciana”.

Nomes

Desde ontem (21), havia a expectativa sobre o anúncio para o ministro da pasta. Nesta quarta-feira, um dos nomes ventilados foi de Mozart Neves, diretor do Instituto Ayrton Senna. No entanto, o educador negou em nota o convite e Bolsonaro, informou por meio de rede social, que o nome para o comando da pasta estava indefinido. Já na manhã de hoje, o presidente eleito disse que estava em análise o nome do procurador da República da 1ª Região Guilherme Schelb, que apoia projetos como o Escola sem Partido. Os dois se reuniram na Granja do Torto e Schelb deixou o local dizendo que não foi convidado para ocupar o cargo.

Durante esta quinta-feira, Bolsonaro reiterou que a escola deve ser destinada a ensinar disciplinas e que temas relativos a questões de gênero devem ser abordadas pela família.“Quem ensina sexo para criança é papai e mamãe”, afirmou. “Escola é lugar de se aprender física, matemática, química e fazer com que no futuro tenhamos um bom empregado, um bom patrão e um bom liberal. Esse é o objetivo da educação.”

Ao mencionar a relevância do Ministério da Educação, Bolsonaro destacou que é “onde está o futuro do país”. “É um ministério importantíssimo [o da Educação] porque o futuro do Brasil passa por ali. Situação complicada por ali, porque nas últimas décadas gastou-se mais com educação e a qualidade caiu. Portanto é um ministério que tem de ser muito bem escolhido.”

Edição: Carolina Pimentel – Agência Brasil 

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Vereador Erinaldo Lino comemora destinação de emenda para mais um acesso da zona Norte ao Centro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vereador Pastor Erinaldo Lino comemorou a destinação de uma emenda no valor de R$ 100 mil reais por parte do deputado estadual Nelter Queiroz, divulgada nesta quinta-feira (22), servirá para construção de uma passagem molhada sobre o Rio Seridó que fará a interligação do bairro Samanaú com a Ilha de Sant’Ana.

A confirmação se deu num encontro entre o deputado e o prefeito Marcos do Manhoso. “Há alguns meses, o nosso mandato foi procurado por um grupo de moradores da zona Norte, que nos apresentou a necessidade e inclusive um projeto que foi feito até com a participação de empresários da área. Nós encaminhados o pleito para o deputado Nelter Queiroz que agora irá, com esta emenda oportunizar mais um acesso da zona Norte ao Centro de Caicó e facilitará a vida de muitas pessoas”, destacou Erinaldo Lino.

banner_seridopneus-770

Nelter destinará emendas para viabilizar Carnaval e construção de passagem molhada em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20181122-WA0100

Nesta quinta-feira (22) o deputado estadual Nelter Queiroz (MDB) recebeu na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) o prefeito de Caicó, Marcos do Manhoso e o secretário de desenvolvimento econômico e turismo do município, Paulo Jorge.

Na oportunidade, os gestores buscavam apoio do parlamentar pra viabilizar o carnaval 2019 e a construção de uma passagem molhada ligando o bairro Samanaú a Ilha de Santana. “De pronto garanti ao prefeito e ao secretário que nosso mandato destinará duas emendas, no valor de R$ 100 mil cada, para serem investidas nestas duas demandas”, frisou o deputado.

Prefeito Marcos do Manhoso consegue ‘meio milhão de reais’ em emenda parlamentar com o deputado Vivaldo Costa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vvvv

O deputado Vivaldo Costa recebeu nessa manhã em seu gabinete na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte o prefeito de Caicó, Marcos José de Araújo, prefeito de Caicó, que foi à capital reivindicar melhorias para o município.

O parlamentar garantiu uma emenda no valor de “Meio Milhão de Reais” para ser aplicada em duas áreas: Serão complementados o Hospital do Seridó com R$ 200 mil, o Hospital Regional com mais R$ 200 mil e o carnaval com R$ 100 mil.

O prefeito Marcos, que está em Natal acompanhado do Secretário de Turismo, Paulo Jorge Dantas, ressaltou a importância da harmonia política entre os representantes do município para colocar em prática ações como esta de Vivaldo Costa.

A emenda é impositiva e deverá chegar aos cofres do município até o final de 2018. A reunião entre o deputado Vivaldo e o prefeito de Caicó foi acompanhada pelo ex-vereador Paulo Roque e pelo prefeito de Acari-RN.

Deputada Zenaide discute Estatuto para obesos, PL para feiras livres e recursos para obras no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A quarta-feira (21) foi bastante produtiva para a deputada federal Zenaide Maia, em Brasília. Pela manhã, a deputada Zenaide participou da reunião deliberativa ordinária da Comissão de Seguridade Social e Família, onde foi discutido sobre o projeto de Lei 4.328/2016 que institui o Estatuto das Pessoas com obesidade.

Ainda pela manhã, na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, a deputada recebeu o convite para participar da votação do Projeto de Lei 7.586/2014, que foi relatado pelo Deputado Diego Garcia para normatização das feiras livres. Zenaide acompanhou o voto do relator, que é totalmente contra a normatização dos produtos nas feiras livres, para que especifiquem a conservação, identificação, origem, entre outras informações relevantes para os consumidores.

No fim da tarde, a deputada participou de uma importante reunião com o secretário executivo do Ministério da Integração, Gustavo Henrique Canuto, sobre a liberação de recurso para o eixo Apodi-Mossoró, firmando o compromisso para a liberação de R$ 200 milhões para 2019, além dos já destinados pela emenda de bancada (R$ 5 milhões) para dar início às obras. “Recebemos com grande alegria a notícia para a finalização das obras da Barragem de Oiticica no ano de 2019”, comemorou Zenaide. Estavam presentes na reunião a Governadora eleita Fátima Bezerra, o futuro senador Jean-Paul Prates e representante do atual governo do Estado, Mairton Franca.

A deputada Zenaide Maia deu entrevista no começo da noite na Rádio Difusora de Mossoró. Durante a entrevista, Zenaide comentou sobre a saída dos médicos cubanos do Brasil, além de falar da sua atuação na Comissão de Defesa das Pessoas com Deficiência. A deputada agradeceu aos mossoroenses pelos votos e comentou sobre a luta pela duplicação da BR 304.

Powered by WPeMatico

Professor Garcia lançará mais um livro “Trovas que Sonhei Cantar”

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente do Clube dos Trovadores do Seridó, professor Francisco Gargia estará lançando seu mais novo livro em solenidade que acontecerá no dia 30 de novembro, às 19 horas na Biblioteca Pública Olegário Vale.

Intitulado “Trovas que Sonhei Cantar” está na segunda edição e conta com prefácio da poetiza trovadora Carolina Ramos, que no auge dos seus 94 anos, considerada uma das maiores trovadoras do país, fundadora do movimento trovadoresco nos anos 50. Já a apresentação fica por conta do também poeta trovador Arlindo Tadeu Hagen.

livro-garcia

SindServ Caicó realiza plenária e debate luta da classe trabalhadora na conjuntura pós-eleitoral

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Com o objetivo de debater os desafios dos trabalhadores e trabalhadoras na atual conjuntura política pós-eleitoral, o  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Caicó – Sindserv, realiza Plenária Sindical na próxima terça-feira, 27, no Auditório do Colégio Diocesano Seridoense.

O presidente Thiago Costa, participará da atividade desde a abertura e será expositor na parte da tarde. O demais palestrantes são o Professor Welligton Duarte (CTB-RN), a professora da UERN, Telma Gurgel, o advogado e assessor jurídico do SindServ, João Brás, e o Professor Veranilson.

Será um momento de formação e debate com os servidores públicos de Caicó diante dos constantes ataques aos direitos e às conquistas sociais com destaque para a ameaça da já anunciada Reforma da Previdência. Conto com a presença de todos os servidores e servidoras”, disse Thiago Costa.

Powered by WPeMatico

Encerram-se hoje as inscrições para concorrer a bolsas de estudo no CDS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

cds-caicó

Nesta quinta-feira (22/11), encerra o prazo para inscrição de alunos que desejam concorrer a uma bolsa de estudos no Colégio Diocesano Seridoense, em Caicó. O patrocínio das bolsas de estudo é resultado da receita da Festa dos Ex-alunos do CDS, promovida pela Associação de Ex-alunos.

Podem concorrer às bolsas alunos que concluíram o 9° ano em escola pública ou como bolsista em escola privada. Os candidatos farão uma prova no dia 13 de dezembro. Os três melhores desempenhos ganharão bolsa integral para estudar durante o ensino médio no Colégio.

“Estudantes de qualquer cidade do Seridó podem concorrer às bolsas. O trabalho social da Associação oportuniza que adolescentes concluam seus estudos numa das melhores instituições de ensino do Rio Grande do Norte”, destaca Diego Vale, presidente da Associação dos Ex-alunos do CDS.

A inscrição pode ser feita presencialmente, até as 17 horas de hoje, na secretaria do Colégio Diocesano Seridoense. O edital está disponível em: www.cdscaico.com.br/noticia/698

 

Festas de Padroeiros são destaques em Caicó, Florânia e São Fernando

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Até o dia 27 de novembro de 2018, a cidade de Florânia celebra a Festa de Nossa Senhora das Graças.

Nesta quinta-feira, dia 22 de novembro tem início a festa de Nossa Senhora das Graças, no bairro Paraíba, em Caicó. As celebrações serão na capela de Nossa Senhora das Graças, no abrigo Professor Dispensário Pedro Gurgel.

Também nesta quinta-feira (22) será aberta a festa de Nossa Senhora do Patrocínio, na cidade de São Fernando. Até o dia 02 de dezembro será desenvolvida uma extensa programação religiosa e social.

Powered by WPeMatico

Escola municipal de Caicó realiza Projeto Nossa Cultura, Nossa Vida

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Escola Municipal Maria Leonor Cavalcanti realizou nesta quarta-feira (21), a Noite Cultural que reuniu atividades do projeto Nossa Cultura, Nossa Vida. A programação constou de apresentação da Filarmônica Recreio Caicoense, o sanfoneiro Isaías Forrozeiro, o artista popular Emanoel Bonequeiro e Mostra Cultural. A secretária municipal de Educação, Cultura e Esportes, Lúcia Gregório, prestigiou o evento ao lado da coordenadora de Educação Infantil do Município, Veracilda Vale.

O Nível IV A apresentou a peça – Caicó: a linda rainha do Seridó (Professor Yvison). Já o Nível IV B destacou brinquedos e brincadeiras do nosso cotidiano (professoras Adriana e Sidra). O Nível V organizou a paródia: Fui ao Mercado Público (Professoras Patrícia e Gerusa). O 1º Ano vai apresentou o desfile vestuário típico caicoense (Professores Jaqueline e Shalene). O 2º Ano apresentou a declamação de um poema e mostra de comidas seridoenses (Professoras Eugênia e Danieli).  O 4º e 5º ano destacou um trabalho sobre a cerâmica seridoense e o Programa de Rádio: Nossa Cultura, Nossa Vida (Professoras Ana Santana e Samantha).

A diretora da escola, Maria da Conceição de Araújo, enfatizou que o projeto Nossa Cultura, Nossa Vida tem como objetivo fazer com que os alunos conheçam a cultura local e assim vê-se inserido nela como ser atuante e participativo.

“Conhecendo sua cultura a criança tem a oportunidade de respeitá-la, valorizá-la e, acima de tudo, de acreditar que também pode transformá-la. O tema desse ano do Projeto Nossa Cultura, Nossa Vida é Recortes de Caicó – Cem Anos do Mercado Público. O projeto está sendo trabalhado desde o ano de 2010 e são convidados artesãos, artistas da terra, poetas, escritores e as pessoas que são ligadas à arte e a cultura do município e do Seridó”, disse Conceição.

Powered by WPeMatico

Voos com médicos cubanos devem deixar o Brasil hoje com destino a Havana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Médicos cubanos começam a deixar o Brasil nesta quinta, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). Há voos previstos também para sexta (23) e sábado (24). A expectativa é que, até 12 de dezembro, todos os mais de 8 mil médicos que estão no Brasil voltem a Cuba, depois da decisão do país caribenho de sair do programa Mais Médicos. O G1 acompanha.

Enquanto isso, no Brasil, cidades de pelo menos 12 estados já sentem os reflexos da saída desses profissionais. Pacientes enfrentaram filas e atrasos para atendimentos ontem e, em alguns postos, não havia médicos para realizar as consultas.

G1

 

 

Powered by WPeMatico

Dos R$17 milhões de restos a pagar de 2017, parte é no setor de iluminação pública que resultou nas operações Blecaute e Tubérculo do MP

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

batata-preso

Dos mais de R$ 17 milhões de reais de restos a pagar ficaram ao final de 2017 do primeiro ano da gestão Batata Araújo, um valor é emblemático: R$363.262,73. Este é o montante de restos a pagar do déficit da COSIP.

Chama a atenção pelo fato de ser justamente a área que foi o foco do Ministério Público do Rio Grande do Norte e que ocasionou a deflagração da Operação Blecaute e na sequência, operação tubérculo que prendeu e afastou do cargo o prefeito Batata.

Na operação Blackout, realizada no mesmo ano de 2017, só que no mês de agosto, e que apura superfaturamento e pagamento de propina para manutenção do contrato de iluminação pública em Caicó.

Segundo o MP, Robson Araújo chegou a receber R$ 70 mil reais em propina por meio de um esquema fraudulento no setor de iluminação pública do município. Ainda de acordo com os promotores, o envolvimento do chefe do poder Executivo com o esquema fraudulento começou antes mesmo de ele ser empossado, em novembro de 2016.

A investigação sobre a participação do prefeito foi iniciada após um acordo de delação premiada ter sido firmado entre os empresários Allan Emannuel Ferreira da Rocha e Felipe Gonçalves de Castro, presos na operação Cidade Luz, com o MP.

Nas delações, Allan Emannuel e Felipe Gonçalves admitiram que negociaram com Robson Batata, como o prefeito é conhecido, a continuidade da prestação dos serviços de manutenção da iluminação pública mediante pagamento de propina. Eles batizaram de ‘lâmpada’ cada pagamento de R$ 1 mil que era efetuado. Entre as provas, os empresários apresentaram aos investigadores trocas de mensagens com o chefe do poder executivo.

Somente após a deflagração da Operação Blecaute, que o contrato com a empresa foi cancelado, e, com o cancelamento, fez com que os recursos voltassem a ter saldo positivo.

Toda a peça processual, incluindo as provas que estão ainda em segredo de justiça, estão de posse dos vereadores de Caicó, para que “tomem as medidas cabíveis”.