Powered by WPeMatico

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus (covid-19) subiu para 1.532 no país. A nova totalização foi divulgada pelo Ministério da Saúde. O resultado marca um aumento de 15% em relação a ontem (13), quando foram registrados 1.328 óbitos.
São Paulo concentra o maior número de mortes (695), com mais da metade do total contabilizado na atualização. O estado é seguido por Rio de Janeiro (224), Pernambuco (115), Ceará (107) e Amazonas (90).
Também foram registradas mortes no Paraná (36), Maranhão (32), Minas Gerais (27), Santa Catarina (26), Bahia (22), Pará (19), Rio Grande do Norte (18), Rio Grande do Sul (18), Distrito Federal (17), Espírito Santo (17), Paraíba (16), Goiás (15), Piauí (oito), Amapá (seis), Sergipe (quatro), Mato Grosso do Sul (quatrp), Alagoas (quatro), Mato Grosso (quatro), Acre (três), Roraima (três) e Rondônia (dois). Tocantins é o único estado onde ainda não houve morte.
Já o número de casos somou 25.262, o que representa um crescimento de 8% em relação a ontem, quando o balanço do Ministério da Saúde registrou 23.430. No comparativo com domingo (12), quando foram identificadas 22.169 pessoas infectadas, o aumento significou 14%.
Powered by WPeMatico
Os brasileiros que estão retidos no exterior e precisam de auxílio para retornar ao país devem preencher um formulário online disponibilizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A partir desta terça-feira (14), de acordo com a Anac, o formulário de assistência consular será a única forma de registro para que o governo organize os procedimentos de repatriação. Em meio à pandemia do novo coronavírus, dezenas de países determinaram o fechamento de fronteira com fortes restrições à aviação comercial.
“Nas últimas semanas, observou-se um rápido avanço de restrições em âmbito global, que incluem desde a proibição de entrada de estrangeiros no país, até o fechamento completo do espaço aéreo, proibindo a operação de qualquer voo comercial. A suspensão de mais de 95% da malha aérea internacional indica que o transporte por empresas de linha aérea comercial deixou de ser capaz de atender a demanda de passageiros retidos no exterior, o que tem levado o ministério das Relações Exteriores a organizar voos fretados”, disse a Anac, em nota.
Powered by WPeMatico
O Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Teranóstica e Nanobiotecnologia (INCT TeraNano), sediado na Universidade Federal de Uberlândia (MG), está desenvolvendo uma solução para testagem rápida de casos de covid-19 usando tecnologia que pode apresentar o resultado em 1 minuto.
A expectativa dos pesquisadores é que essa solução fique pronta nos próximos 20 dias. Ela utiliza laser para decompor a saliva em grupos químicos. A análise é processada por meio de um sistema de inteligência artificial, fornecendo resultado rápido. Os testes rápidos utilizados no Brasil levam cerca de 30 minutos para dar o diagnóstico.
Segundo o INCT o equipamento empregado é importado. Mas a equipe desenvolveu o protocolo e o algoritmo matemático que permite a avaliação se a pessoa está ou não infectada. Os aparelhos conseguirão fazer até 500 testes por dia. Os laboratórios que quiserem adquirir deverão pagar R$ 90 mil. Cada exame sairá por R$ 40.
Powered by WPeMatico
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, reuniu-se na manhã desta terça-feira (14) com representantes da classe empresarial da capital potiguar para discutir as medidas de flexibilização da atividade comercial na cidade, paralisada em virtude da pandemia de Covid-19. Na oportunidade, o chefe do Executivo municipal recebeu o pleito das entidades, mostrando abertura para dialogar sobre a questão.
“Estamos tomando todos os cuidados e precauções para que Natal possa flexibilizar as regras e permitir a abertura dos estabelecimentos comerciais. Agora, só iremos adotar qualquer medida com o devido respaldo dos órgãos de fiscalização e controle, da mesma forma como fizemos com as feiras livres da cidade. Estamos preparando a rede pública municipal de saúde para oferecer o melhor no atendimento aos pacientes com Covid-19. Estamos do mesmo lado do segmento comercial, mas sempre em busca da preservação de vidas e da atividade econômica de Natal”, detalhou o prefeito, revelando que a Prefeitura vai apresentar ao Ministério Público Estadual o seu plano de contingenciamento para enfrentar a situação, de forma a minimizar os danos causados pela doença.
Powered by WPeMatico
A segunda etapa da campanha contra a gripe vai começar na quinta-feira (16) em Natal com um novo público-alvo. A meta é imunizar 43 mil pessoas até 8 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde de Natal vai disponibilizar as doses nas 63 salas de vacinação das unidades básicas (UBS) da cidade.
Nesta fase, a vacina contra as influenzas A e B é destinada a profissionais das forças de segurança e salvamento; portadores de doenças crônicas; caminhoneiros; motoristas de transporte coletivo e portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 15 a 21 anos sob medidas socioeducativas; e população privada de liberdade.
Powered by WPeMatico
A Justiça do Trabalho homologou nesta terça-feira (14) um acordo para que os servidores que trabalham nas áreas de assistência dos hospitais e unidades de atendimento direto à população do Rio Grande do Norte recebam adicional de insalubridade de até 40% enquanto durar o estado de calamidade em saúde por causa do novo coronavírus – causador da Covid-19. A medida vale a partir de abril. O acordo foi fechado na última sexta-feira (10), segundo o Ministério Público do Trabalho.
Além dos servidores dos hospitais e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), servidores do Núcleo de Vigilância Sanitária e Epidemiológica (NUVISA) e do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) também farão jus ao adicional de insalubridade no percentual de 40% sobre o salário, por estarem submetidos ao risco biológico do novo coronavírus. Para todos os servidores que trabalham na área administrativa, nas unidades hospitalares da rede pública, o estado deverá pagar adicional de insalubridade de 20%.
Powered by WPeMatico
Militares das Forças Armadas realizaram a desinfecção do Terminal Salineiro de Areia Branca, na Costa Branca potiguar, nesta terça-feira (14). A ação faz parte das medidas adotadas para a prevenção ao novo coronavírus. Segundo a Marinha do Brasil, o trabalho de desinfecção foi realizado em horário reservado, sem a concentração de pessoas no local, o que facilitou a operação e a aplicação de produtos químicos de maneira segura.
O Comando Conjunto Rio Grande do Norte e Paraíba, que conduziu a ação no Terminal, é um dos 10 Comandos Conjuntos ativados pelo Ministério da Defesa, em março deste ano, no âmbito da Operação Covid-19, no combate aos impactos do coronavírus no Brasil. Esses comandos são formados pela Marinha, pelo Exército e pela Força Aérea.
Powered by WPeMatico
O trânsito de Natal caiu mais de 50% desde o cancelamento das aulas e a publicação do primeiro decreto visando o isolamento social no Rio Grande do Norte. Isso é o que aponta um levantamento do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais) da UFRN, sobre o comportamento social, que leva em conta dados de usuários de aplicativos. Nas praias do estado, a movimentação de pessoas chegou a reduzir em mais de 70%.
As aulas das redes pública e privada de ensino foram suspensas no dia 18 de março e o primeiro decreto do governo do estado sobre isolamento foi publicado no dia 21 do mesmo mês. Sem contar com o feriado da última sexta-feira (10), o pico de redução do trânsito, na semana passada, foi na quarta-feira (8), quando o tráfego de veículos ficou 81% menor em relação à média da cidade na primeira semana de março.
Powered by WPeMatico
A Paraíba está com 152 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta terça-feira (14). O número de mortes confirmadas por Covid-19 subiu para 21 no estado desde o início da pandemia. Com isso, a Paraíba tem os seguintes destaques: 152 casos confirmados; 21 mortes; 888 casos descartados e 52 recuperados.
Conforme o novo boletim divulgado nesta terça, 52 pessoas estavam recuperadas, 21 morreram e 16 estavam hospitalizadas, 4 delas em leitos de UTI. Os demais se recuperam em isolamento domiciliar acompanhado pelas secretarias municipais de saúde. Os casos estão distribuídos em 13 municípios.
Powered by WPeMatico
Os casos de dengue, chikungunya e zika vírus diminuíram nos quatro primeiros meses de 2020 no Rio Grande do Norte em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo boletim epidemiológico de arboviroses divulgado pela Secretaria de Saúde Pública (Sesap), nesta segunda-feira (13). Os dados da Sesap são referentes às semanas epidemiológicas de 1 a 14 (de 29 de dezembro de 2019 a 4 de abril de 2020).
Em todo o estado, até 4 de abril, foram notificados 4.077 casos suspeitos de dengue, sendo confirmados 728. O número representa uma diminuição nas confirmações em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram notificados 4.076 casos e registrados 1.107 confirmações da doença. Neste ano, a maioria dos casos confirmados de dengue se concentra na faixa etária entre 20 e 34 anos em pessoas do sexo masculino. Quatro mortes estão em investigação.
Powered by WPeMatico
Mais uma morte por coronavírus foi confirmada nesta terça-feira (14) pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) no Rio Grande do Norte. O último óbito foi registrado em Natal, na noite de segunda. Trata-se de um idoso de 71 anos com cardiopatia e hipertensão. Outras nove mortes estão sob investigação em sete municípios. Situação do coronavírus no RN: 18 mortes; 376 casos confirmados; 2.430 suspeitos e 1.948 descartados
As 18 mortes no RN foram registradas nas cidades de Mossoró (6), Natal (5), Tenente Ananias (2), Cerro Corá (1), São Gonçalo do Amarante (1), Taipu (1), Lagoa de Pedras (1) e Apodi (1). Até esta segunda-feira (13), o RN contabilizava 339 casos confirmados da Covid-19 com 17 mortes. Dos 376 casos confirmados, 367 estão distribuídos em 32 municípios e 9 são de moradores de outros Estados que fizeram o exame no RN.
Powered by WPeMatico
A Secretaria Estadual de Saúde divulgou nesta terça-feira (14) um novo boletim epidemiológico sobre a presença do coronavírus no Rio Grande do Norte. Nesta atualização, são 109 municípios com casos suspeitos de Covid-19. O estado tem 376 pessoas com o novo coronavírus, 2.430 casos suspeitos e 1.948 foram descartados para a doença. Ao todo, 18 pessoas morreram vítimas da Covid-19 no estado potiguar.
Segundo o boletim, as cidades de Natal, Mossoró e Parnamirim, respectivamente, são as que têm mais casos suspeitos e confirmados do vírus. Depois dessas, vem São Gonçalo do Amarante e Assu. Passa e Fica e São Pedro não têm casos suspeitos, mas têm um confirmado cada. Tenente Ananias também não tem suspeitos e tem dois confirmados.
Powered by WPeMatico
O deputado federal Walter Alves (MDB-RN) apresentou um Projeto de Lei (PL) para proteger os estudantes beneficiários do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que, devido à pandemia do Covid-19, correm o risco de ficarem inadimplentes. A proposta de Walter suspende o pagamento das prestações do financiamento enquanto durar a situação de pandemia.
“Nessa emergência da pandemia do Covid-19, e em qualquer outra emergência pública, é evidente a possibilidade de desequilíbrio econômico financeiro de milhões de brasileiros. E nesse rol, estão inseridos os estudantes universitários”, afirma Walter Alves.
O PL proposto pelo parlamentar cria um mecanismo emergencial de superação da situação de inadimplência estudantil dos beneficiários do Fies durante as situações de pandemia classificadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para Walter Alves, a proteção dos beneficiários do Fies é de extrema importância, “durante essa e qualquer outra pandemia”, acrescenta.
Powered by WPeMatico
O arcebispo emérito da Paraíba Dom Aldo di Cillo Pagotto morreu na tarde desta terça-feira (11), em Fortaleza, Ceará. Dom Aldo estava internado na Unidade de Terapia Intensiva de um hospital particular da cidade após o agravamento de uma crise de insuficiência respiratória. A informação foi confirmada pelas Arquidioceses da Paraíba e do Ceará.
De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, o religioso apresentava sintomas semelhantes ao da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, mas não há confirmação da infecção. O G1 tentou contato com a Secretaria de Estado de Saúde do Ceará para saber se o caso foi notificado, mas não conseguiu contato. Dom Aldo morreu aos 71 anos, em Fortaleza, onde viveu desde que renunciou o cargo de arcebispo.
Powered by WPeMatico
De autoria do Vereador Zé Filho, a emenda ao Projeto de Lei do nº 20/2020, enviado à Câmara de Caicó pelo Poder Executivo, que destina 30% dos valores da COSIP (Contribuição para o Custeio dos Serviços de Iluminação Pública) no enfrentamento à pandemia foi aprovada por unanimidade. O dispositivo cria a gratificação temporária e transitória aos profissionais da Administração Municipal que trabalharem na prevenção e no atendimento da situação de enfrentamento da crise causada pela covid-19, alistados pelo Poder Executivo Municipal.
O parágrafo primeiro da norma diz que a gratificação será concedida aos profissionais que atuarem na Secretaria Municipal de Saúde, ainda que transitoriamente, assim como em outras secretarias do Município, desde que suas funções estejam diretamente relacionadas às ações de prevenção e atendimento da situação de enfrentamento da crise causada pela COVID19, podendo ser acumulável com outros benefícios, gratificações ou vantagens.
O pagamento, regulamentado por Decreto Municipal, será feito até o limite da necessidade do Munícipio, cujo término ficará definido em ato próprio, podendo ser utilizados recursos provenientes da COSIP, assim como de outras fontes de recurso do Município.
“A situação calamitosa pela qual passa todo o planeta em virtude da pandemia provocada pela covid-19, deixa reflexos não apenas no sistema de saúde, mas igualmente na seara econômica e em diversos setores”, disse Zé Filho. O coronavírus possui alto grau de contágio, exigindo isolamento social da população e máximos cuidados dos profissionais que estão diretamente ligados às situações de enfrentamento, pelo grande risco a que estão dispostos com suas exposições.
“A proximidade de contato que tais profissionais precisam manter com doentes e pessoas contaminadas aumenta drasticamente os seus riscos de contágio. A gratificação temporária e transitória aos profissionais da Administração Municipal que trabalharem na prevenção e no atendimento da situação de enfrentamento da crise causada pela covid-19, visa, portanto, compensar financeiramente o risco insalubre a que esses profissionais estão submetidos, garantindo-se a continuidade do atendimento à população sem sobressaltos”, completou o vereador.
A pandemia do coronavírus levará a Fifa a adiar em um ano a primeira edição do seu novo Mundial de Clubes, de acordo com o jornal “As”. A publicação indica que a organização decidiu remarcar a competição, que ocorreria em junho de 2021, para junho de 2022 – cinco meses antes da próxima Copa do Mundo. Outras opções, como fazer o torneio em 2021 ou em 2023, eram analisadas. O jornal aponta que a decisão foi tomada e será oficializada em breve. A Fifa, entretanto, não confirma a informação.
A mudança ocorre diante da necessidade que a Fifa teve de abrir espaço no calendário para a realização da Eurocopa e da Copa América, que ocorreriam entre junho e julho deste ano, mas precisaram ser adiadas por conta da pandemia da COVID-19. Os torneios continentais usarão justamente a janela antes reservada para o novo Mundial.
Powered by WPeMatico
Dois homens, de 29 e 21 anos, foram presos contrabandeando cerca de 6 mil carteiras de cigarro, na noite de segunda-feira (13). A dupla foi abordada por uma barreira de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na cidade de Tangará, distante 82 quilômetros de Natal.
“A equipe estava no município de Tangará em uma fiscalização de rotina quando abordou o veículo. Durante a revista foram encontradas diversas caixas de cigarro, sem comprovação de origem fiscal, contrabandeados do Paraguai”, detalhou Alexandre Galvão, agente da PRF.
Os dois homens são natalenses e estavam a caminho de Santa Cruz, no Agreste do Rio Grande do Norte. As caixas de cigarro estavam na mala e nos bancos de trás do veículo, que também ficou retido na delegacia da Polícia Federal em Campo Grande. “Eles cometeram um crime federal e terão de explicar a origem da carga”, acrescentou Galvão.
Powered by WPeMatico
A Câmara dos Deputados aprovou nesta segunda-feira (13) um projeto que recompõe durante seis meses as perdas de estados e municípios com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS, estadual) e com o Imposto Sobre Serviços (ISS, municipal).
O objetivo da proposta é reduzir os efeitos na economia da crise do novo coronavírus. O texto segue para o Senado. Pela proposta, Estados serão compensados pela queda no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é responsável por parte considerável da arrecadação estadual. No caso dos municípios e do Distrito Federal, a União irá compensar o Imposto Sobre Serviço (ISS), um dos principais tributos recolhidos pelas prefeituras.
Powered by WPeMatico
A Receita Federal anunciou nesta segunda-feira (13) que passará a receber novas inscrições para o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) por e-mail. A medida entra em vigor nesta terça (14), e a emissão será gratuita. Antes, a requisição do CPF custava R$ 7.
A intenção, segundo a Receita, é facilitar o acesso de famílias ao auxílio-emergencial de R$ 600, que será pago durante três meses em meio à pandemia do novo coronavírus. Além de profissionais informais e microempreendedores, o benefício também vale para mães e pais chefes de família que se encaixem nos critérios da lei. Para isso, no entanto, é preciso cadastrar o CPF de todos os filhos, de qualquer idade.
Powered by WPeMatico
Um policial militar do 9º Batalhão de Natal está entubado na UTI do Hospital Giselda Trigueiro com Covid-19 há oito dias. Por causa da contaminação do PM, três colegas de farda que estiveram com ele no início do mês foram colocados em quarentena. Um dos homens apresentou cansaço e perda do olfato e paladar, que são sintomas do novo coronavírus. A situação deixou em alerta os policiais que trabalham no mesmo batalhão.
O PM internado na UTI tem quadro de saúde grave e inspira cuidados, de acordo com o que informou a assessoria de comunicação da corporação. No começo de abril, durante o serviço, o policial dormiu e faz refeições na sede da 2ª Companhia do 9º batalhão, na Cidade da Esperança, Zona Oeste da capital. Ele teve contato com equipes de pelo menos três guarnições da unidade.
Powered by WPeMatico
O promotor de Justiça, Vicente Elísio de Oliveira Neto, instaurou um procedimento para averiguar a não disponibilização de leitos de UTI e UCI aos pacientes acometidos por patologias distintas do Covid-19 pela Sesap/RN no Município de Caicó/RN, durante a pandemia do coronavírus.
No dia 09 de abril, o promotor recebeu a notícia de que o Governo do Estado do RN planejava, como medida de enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), reorganizar os hospitais da região do Seridó, especialmente a transferência das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) e os pacientes internados atualmente no Hospital Regional Telecila Freitas Fontes (HRTFF), localizado no Município de Caicó/RN, para o Hospital Regional Dr. Mariano Coelho (HRMC), localizado no Município de Currais Novos/RN, a fim de transformar a unidade hospitalar local em referência exclusiva no tratamento de pacientes relacionados à pandemia mundial.
No mesmo documento, o representante ministerial em Caicó, pede no prazo de 24 horas, que às direções do Hospital do Seridó e da instituição privada Hospital Tiago Dias, digam, diante da urgência que o caso requer, se as suas respectivas sedes/prédios possuem a viabilidade estrutural necessária para a implantação provisória de leitos de UTI e UCI para pacientes com patologias distintas do Covid-19 durante o enfrentamento da pandemia.
Baixe e veja o DESPACHO do Ministério Público:
O Ministério Público Federal (MPF) do Pará apresentou recurso ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) contra o governo federal após o presidente Jair Bolsonaro declarar que o coronavírus ‘está indo embora’. A afirmação foi dita em live com líderes religiosos no domingo de Páscoa, mas não é embasada em nenhum dado ou análise científica. A Procuradoria alega que se faz necessária a responsabilização do Planalto pelos discursos contraditórios do presidente sobre a pandemia da covid-19.
No recurso, o MPF alega que mesmo com as diversas ações movidas na Justiça, Bolsonaro continua a desrespeitar os protocolos de saúde e prevenção ao coronavírus. Na última quinta, 9, o presidente foi a uma padaria em Brasília, onde cumprimentou apoiadores e causou aglomerações. No fim de semana, o presidente voltou a defender a flexibilização do isolamento social e visitou o filho e uma farmácia, descumprindo pedidos de isolamento.
Powered by WPeMatico
Cerca de 9,4 milhões de pessoas recebem a partir desta terça-feira (14) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 anunciado pelo governo para trabalhadores informais. A expectativa da Caixa é pagar cerca de R$ 4,7 bilhões até o final da semana para beneficiários do Bolsa Família e inscritos no Cadastro Único.
Até segunda-feira, a Caixa já havia liberado mais de R$ 1,5 bilhão para mais de 2,5 milhões de beneficiários. Os primeiros a receber, já na última quinta-feira (9), foram aqueles que estão no Cadastro Único do governo federal, mas não recebem Bolsa Família, e que têm conta no Banco do Brasil ou poupança na Caixa.
Powered by WPeMatico