Brasil registra 105 mil casos e 7,2 mil mortes por novo coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO Brasil chegou a 105.222 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus (covid-19) nesta segunda-feira (4). Nas últimas 24 horas foram adicionadas às estatísticas mais 4.075 casos, aumento de 4% em relação a ontem, quando foram registradas 101.147 mil pessoas nessa condição. Foi o terceiro dia consecutivo de estatísticas de queda de novos casos em 24 horas, após o recorde de 7.218, registrado na quinta-feira.

Segundo atualização do Ministério da Saúde divulgada hoje, o total de mortes subiu para 7.288. Com 263 novos óbitos, a marca representou um aumento de 4% em relação a ontem. No domingo foram contabilizados 7.025 falecimentos e com a inclusão de 275 óbitos.  A letalidade permaneceu em 6,9%, a mesma de ontem.

São Paulo se mantém como epicentro da pandemia no país, concentrando o maior número de falecimentos (2.654). O estado é seguido pelo Rio de Janeiro (1.065), Pernambuco (691), Ceará (491) e Amazonas (425).

Powered by WPeMatico

MPF dá 5 dias para Ministério esclarecer regras para concessão de auxílio emergencial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

image_preview (1)A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal, deu prazo de cinco dias para que o Ministério da Cidadania esclareça dificuldades na liberação do Auxílio Emergencial – criado pela Lei 13.982/2020 como mecanismo para assegurar proteção social de pessoas em vulnerabilidade econômica no contexto da pandemia da covid-19.

Em ofício enviado nesta segunda-feira (4) ao ministro Onyx Lorenzoni, a PFDC pede à pasta que informe qual a data de referência utilizada pelo governo federal para exame do vínculo formal de emprego dos requerentes ao auxílio emergencial nesta primeira concessão de abril, bem como qual o procedimento para aqueles que perderam o emprego após essa data de referência e não fazem jus ao seguro desemprego.

A Procuradoria também quer saber quais as regras para análise de recurso e o tempo médio de resposta no que se refere a três grupos específicos: beneficiários do Bolsa Família; inscritos no Cadastro Único e não beneficiários do Bolsa Família; e não inscritos no Cadastro Único. O Ministério da Cidadania também deverá informar quantos requerentes tiveram a solicitação negada e por qual motivo. Ainda acerca desse aspecto, o MPF solicita que sejam apresentadas quais as regras para indeferimento de cada solicitação.

A Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão questiona, ainda, se há alguma restrição à concessão do auxílio emergencial para parentes de pessoas abrigadas em instituições, tais como presídios, abrigos, ou instituições de longa permanência.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Possibilidade de troca no comando do Exército gera apreensão militar

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente Jair Bolsonaro avalia remover o general Edson Leal Pujol do comando do Exército. A intenção, de acordo com fontes no governo, seria dar lugar a um militar mais fiel a ele, como o general Luiz Eduardo Ramos, atual ministro-chefe da Secretaria de Governo.

A informação, que começou a circular neste domingo (3/5), em Brasília, gera apreensão nas Forças Armadas. O presidente estaria descontente com algumas ações do militar, como seus pedidos para que os brasileiros mantenham o distanciamento social em razão da pandemia de coronavírus e de seu escasso alinhamento com interesses do Planalto.

Powered by WPeMatico

Pleno do STJ elege próximo presidente nesta terça

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

​​download (58)O Pleno do Superior Tribunal de Justiça (STJ) se reúne nesta terça-feira (5), às 18h, em sessão por videoconferência, para a eleição do presidente e do vice-presidente da corte para o biênio 2020-2022. Os mandatos do atual presidente, ministro João Otávio de Noronha, e da vice-presidente, ministra Maria Thereza de Assis Moura, encerram-se em agosto. A sessão será transmitida ao vivo pelo canal do tribunal no YouTube.

Na mesma sessão, o Pleno deve escolher o próximo corregedor nacional de Justiça – cargo do Conselho Nacional de Justiça atualmente ocupado pelo ministro Humberto Martins. Também serão eleitos os próximos diretores da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e da Revista do STJ, funções atualmente exercidas pelos ministros Herman Benjamin e Mauro Campbell Marques, respectivamente. O Pleno é composto por todos os 33 ministros do tribunal.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

TRT-RN começa a marcar processos com selo que preserva memória da Justiça do Trabalho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Acervo HistóricoO Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região (TRT-RN) iniciou o uso do Selo Histórico, disponível pelo PJe, que permite a identificação de ações com grande função social ou valor histórico julgadas pela Justiça do Trabalho.

Antes, essa marcação só era possível nos processos físicos, por meio da afixação de um selo adesivo. O seu uso tem função destacada no que tange à preservação da memória. Uma das primeiras utilizações no âmbito do TRT-RN se deu em uma ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) contra a Barcelona Comércio Varejista e Atacadista S/A, que tramitava na 2ª Vara do Trabalho de Natal.

A empresa foi condenada a pagar indenização por dano moral no valor R$ 300 mil, que foi destinada pelo juiz Luciano Athayde Chaves à Prefeitura Municipal de Natal, para ações no combate à pandemia da Covid-19. O Selo Histórico surgiu a partir da implantação da versão 2.3.0 do PJe pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT).

Powered by WPeMatico

Ministro Marco Aurélio propõe que Plenário julgue pedidos urgentes contra atos de outros Poderes da República

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

bancoImagemSco_AP_384377O ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal (STF), propôs nesta segunda-feira (4) emenda ao Regimento Interno da Corte que visa incluir entre as competências do Plenário a apreciação de pedido de tutela de urgência quando se tratar de ato do Poder Executivo ou Legislativo, praticado no campo de sua atuação precípua.

O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, encaminhou a proposta do ministro Marco Aurélio à Comissão de Regimento. No ofício encaminhado à Comissão, presidida pelo ministro Luiz Fux, Toffoli pede que a tramitação ocorra com “a maior celeridade possível”. Na proposta, o ministro Marco Aurélio explica que as questões de maior relevo, repercussão e importância acabam, por força do Regimento, a ser submetidas ao Plenário. Nesse contexto, lembrou, inclui-se a possibilidade de exame de atos precípuos do Poder Legislativo ou do Executivo.

Diante da possibilidade de um dos integrantes do Supremo, isoladamente, poder suspender ato praticado por dirigente de outro Poder, o ministro Marco Aurélio destacou que “esforços devem ser feitos visando, tanto quanto possível, preservar a harmonia preconizada constitucionalmente, surgindo, de qualquer forma, com grande valor, o princípio da autocontenção”, devendo ser conferida “ênfase à atuação colegiada”.

A proposta visa inserir no artigo 5° do Regimento Interno do STF, que trata das competências do Plenário, a seguinte redação: “apreciar pedido de tutela de urgência, quando envolvido ato do Poder Executivo ou Legislativo, praticado no campo da atuação precípua”.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Taxa de letalidade do Covid-19 no Seridó é de 7,7%

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), responsável pelo hospital que o atendeu, a região do Seridó registrou até essa segunda (4), 13 casos confirmados, dentre 328 notificados, dos quais 166 foram descartados. A taxa de letalidade é de 7,7%, com um óbito confirmado e dois em investigação.

Atualmente, há oito pacientes internados no Hospital do Seridó, três em estado grave, sendo seis com suspeita e dois confirmados. Os internados com suspeita são oriundos dos municípios de Cerro Corá (01); Currais Novos (01); Serra Negra (01); Jardim do Seridó (01); Jardim de Piranhas (01); e Campo Redondo: 01. Os confirmados são de Serra Negra (02).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Caicó: Secretaria Municipal de Saúde dinamiza informações nas redes sociais

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

694712f2-a9fc-4347-8366-c9819447b7d7Em entrevista ao repórter Roberto Medeiros, a Assistente Social Residente da Escola Multicampi de Ciências Médicas da UFRN, Isabelle Cristina Custódio de Lima, que está atuando na secretaria municipal de Saúde, destacou que a referida secretaria vai dinamizar as redes sociais, compartilhando com a população informações sobre o COVID-19.

“Vamos lançar diariamente boletins epidemiológicos em relação ao Coronavírus, a partir das 20 horas e outras informações do COVID-19 entre 12 e 13 horas, além das ações que estão sendo executadas pela secretaria de Saúde”, disse Isabelle Cristina. Ela acrescenta que esse trabalho de comunicação também evita a propagação das fakes news (notícias falsas).

Powered by WPeMatico

Paciente curado de covid-19 no Seridó recomenda isolamento

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUS“Estou me sentindo bem, mas não abro mão de continuar em casa. E recomendo que todos façam o mesmo: fiquem em casa”. Esse é o conselho do servidor público municipal Decênio Ribeiro, de 47 anos, que comemora a cura da covid-19 após dias de internação e incertezas sobre sua saúde. Ele é do município de Acari, na região do Seridó potiguar, e deu entrada em uma unidade de saúde de sua cidade no dia 06 de abril, acometido dos sintomas típicos da doença.

No dia 09, foi encaminhado para o Hospital Regional Telecila Freitas Fontes, em Caicó, onde ficou internado. O resultado do teste positivo para covid-19 saiu dia no dia 13 e a alta hospitalar ocorreu no dia 16, sob aplausos da equipe do hospital, pois todos consideraram o seu restabelecimento uma grande vitória em meio à luta contra o novo coronavírus, principalmente pelo fato de que ele seja portador de comorbidades, como diabetes, obesidade e hipertensão.

Ao voltar para casa, o servidor público cumpriu isolamento domiciliar absoluto, por duas semanas, onde permaneceu apenas no quarto. Somente a partir do último dia 30, ele iniciou contato com os familiares com quem mora. Decênio suspeita de ter contraído o vírus em Natal, quando veio para fazer um treinamento. Na Capital, ele circulou em ambientes fechados. “Isso foi antes do decreto restritivo que a governadora emitiu. Quando voltei para casa, comecei a sentir os sintomas uns oito a dez dias depois”, explicou.

Powered by WPeMatico

‘Testagem deve ser priorizada onde há pobreza’, diz OMS

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO diretor do programa de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou nesta segunda-feira (4) que regiões onde há pobreza devem ser priorizadas na testagem de casos de Covid-19. “Temos que assegurar que a vigilância pública e a testagem estejam acessíveis a todos aqueles que precisam”, respondeu Ryan, ao ser questionado em coletiva sobre as desigualdades sociais na pandemia. “E é muito importante que a testagem não seja vista como algo para os ricos e aqueles que podem pagar.”

“Se as pessoas veem o propósito de testar em só receber o seu próprio diagnóstico, para poderem pagar por tratamento, então essa é uma distorção do propósito final de testar. A testagem é para duas coisas: uma é dar a oportunidade às pessoas com sintomas de serem testadas e cuidadas, mas também para ativar uma série de mecanismos para entender a transmissão do vírus”, declarou.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Pesquisador aponta em gráfico sinais de que isolamento social ajudou a conter o coronavírus no Brasil

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Os efeitos do isolamento social na contenção do coronavírus podem ser visualizados em gráficos, segundo aponta um vídeo feito pelo engenheiro Maurício Feo, que faz doutorado em física de partículas em Genebra, na Suíça. O engenheiro colocou em um gráfico os casos confirmados da Covid-19 entre os dias 25 de fevereiro e 29 de abril, fornecidos pelo Ministério da Saúde, e explica como a curva do crescimento da pandemia no Brasil tem desacelerado.

“O Brasil não está mais seguindo uma curva exponencial perfeita”, afirma Feo no vídeo ao mostrar como a curva de novos casos confirmados começou a “achatar” em 23 de março. O crescimento exponencial é aquele em que o valor inicial de um evento é multiplicado por um mesmo número a cada período de tempo. Ao longo do tempo, este crescimento alcança valores assustadores quando comparado com o valor que se tinha inicialmente.

Powered by WPeMatico

Natal confirma mais 3 óbitos por Covid-19

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal, SMS-Natal, informa que no dia 28/04 terça, veio a óbito da décima quarta vítima diagnosticada com a Covid-19, na capital potiguar. Porém, o resultado do exame foi confirmado somente nesta segunda-feira (04).  O paciente, do sexo masculino, 59 anos, com histórico de comorbidades, diabetes e hipertensão buscou o serviço público de saúde em 24/04, sendo transferida para outra unidade com UTI , evoluindo para óbito no dia 28/04.

Outros dois pacientes vierem a óbito nesta segunda (04). A paciente, do sexo feminino, 79 anos, com histórico de comorbidades, doença cardíaca crônica buscou o serviço público em 28/04, sendo transferida para outra unidade com UTI , evoluindo para óbito. E um paciente, do sexo masculino, 59 anos, com comorbidades, diabetes, hipertensão e dislipidemia buscou o serviço público em 21/04, sendo transferida para outra unidade com UTI, evoluindo para óbito.

Com isto, Natal soma 16 óbitos em decorrência da Covid-19.  A Prefeitura de Natal se solidariza com os familiares.

 

 

Powered by WPeMatico

Forças Armadas estão ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade, diz ministro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Exército BrasileiroO ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, afirmou em nota nesta segunda-feira (4) que as Forças Armadas “cumprem sua missão constitucional” e que estarão “sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade”. “As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso”, diz o comunicado.

A nota (leia íntegra mais abaixo) foi divulgada no dia seguinte à participação do presidente Jair Bolsonaro em um ato com pautas antidemocráticas e inconstitucionais. Em transmissão durante o protesto, Bolsonaro afirmou que “chegou ao limite” e que “não tem mais conversa” – sem explicar o que queria dizer com isso.

A nota do Ministério da Defesa também classifica como “inaceitável” a agressão a profissionais de imprensa. No domingo (3), Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, jornalistas e fotógrafos foram agredidos enquanto registravam o ato em frente ao Palácio do Planalto.

Powered by WPeMatico

Defesa diz ao STF que abre mão do sigilo do depoimento de Moro à PF

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

MOROAdvogados do ex-ministro da Justiça Sergio Moro afirmaram ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (4) que abrem mão do sigilo do depoimento prestado por Moro à Polícia Federal no último sábado (2) a fim de evitar interpretações fora de contexto.

O depoimento foi colhido no inquérito que apura suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na autonomia da PF, baseado em declarações públicas de Moro. Em documento enviado ao Supremo, a defesa do ex-ministro diz que “não se opõe à publicidade dos atos praticados nestes autos”, em referência ao depoimento e a futuras medidas.

Segundo os advogados, a intenção é evitar a divulgação de “trechos isolados” com “interpretações dissociadas de todo o contexto das declarações”. A equipe que defende Moro no caso diz ainda considerar que todos os “fatos relevantes” do inquérito são de interesse público.

Powered by WPeMatico

Aras pede que PF ouça ministros e delegados e recupere registro de reunião com Moro e Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu nesta segunda-feira (4) que o Supremo Tribunal Federal (STF) autorize novas diligências no inquérito que apura suposta interferência política do presidente Jair Bolsonaro na Polícia Federal.

As medidas serão analisadas pelo ministro relator do caso no STF, Celso de Mello. Caberá a ele autorizar os depoimentos e enviar as medidas para cumprimento na PF.

Os pedidos de Aras se concentram em quatro frentes:

  • depoimentos de pessoas citadas por Moro em depoimento;
  • recuperação de áudio ou vídeo que comprove a suposta tentativa de interferência;
  • verificação das assinaturas do ato de exoneração do ex-diretor-geral da PF Maurício Valeixo;
  • e perícia nas informações obtidas a partir do celular de Moro.

Entenda, abaixo, cada um dos pedidos.

Powered by WPeMatico

Prefeitura abre Hospital de Campanha de Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

32956O Hospital de Campanha montado pela Prefeitura de Natal para receber exclusivamente pacientes com a Covid-19 começou a funcionar nesta segunda-feira (04). A unidade vai funcionar inicialmente com 100 leitos clínicos, além de duas unidades semi-intensivas. Outros 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) estão sendo preparados para funcionar nos próximos dias. Nenhum paciente está internado no local ainda.

A abertura do hospital contou com a presença do prefeito Álvaro Dias e do secretário municipal de Saúde, George Antunes. Na oportunidade, o padre Helenildo Marques, capelão dos Hospitais da Arquidiocese de Natal, e o pastor da Assembleia de Deus, Abel Moreno, abençoaram a unidade.

O prefeito Álvaro Dias destacou o empenho de toda a equipe da administração municipal para viabilizar a iniciativa que começou a ser gestada há pouco mais de um mês. “Foi um trabalho muito intenso até chegarmos a esse momento. Estamos entregando um Hospital de alta qualidade e ampliando a capacidade de atendimento da rede pública municipal. Quero deixar a mensagem para a população de que siga atendendo às recomendações para ficar em casa, saindo só em casos de extrema necessidade. A vitória contra essa doença virá com a união de toda sociedade. Todos devem contribuir”, ressaltou o prefeito.  Álvaro Dias fez ainda um agradecimento especial ao Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, que cedeu o prédio onde o Hospital de Campanha foi montado, um antigo hotel que estava em processo de leilão.

Para o secretário municipal de Saúde, George Antunes, o momento é de não relaxar, mesmo com a ampliação dos leitos exclusivos para atendimento dos pacientes com Covid-19. O titular da SMS informou que a Prefeitura já conseguiu consertar dois respiradores que estavam sem funcionar e está comprando peças para viabilizar o funcionamento dos outros oito. O gestor da Saúde em Natal explicou ainda como vai se dar a dinâmica de recebimentos dos pacientes. “Essa é uma unidade de porta fechada, ou seja, não é para o cidadão que está com os sintomas se dirigir direto para cá. Ele deve buscar primeiramente as Unidades Básicas de Saúde ou as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), que irão fazer a avaliação dos casos e a posterior regulação do paciente para o Hospital de Campanha, se assim for preciso”, apontou o secretário.

Powered by WPeMatico

Homem é morto na porta de casa durante assalto em Mossoró

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem foi assassinado a tiros durante um assalto a um comércio em Mossoró, região Oeste do Rio Grande do Norte. A vítima do latrocínio foi João Paulino de Araújo Júnior, mais conhecido como Juninho do Gesso. Além dele, um dos assaltantes também morreu. O caso foi registrado no bairro Paredões, na manhã desta segunda-feira (4).

O crime ocorreu por volta das 6h. De acordo com informações colhidas pela Polícia Militar, dois criminosos armados chegaram em uma moto e abordaram um homem que estava dentro de um carro, prestes a sair de casa, e o primo dele, João Paulino. A dupla roubou celulares, relógios, anéis e outros pertences das duas vítimas.

Em seguida, os assaltantes entraram na casa, onde também funciona um pequeno comércio, e fizeram um arrastão levando equipamentos eletrônicos. Na fuga, os bandidos foram surpreendidos por uma pessoa que presenciou o assalto e reagiu atirando na dupla criminosa. Um deles foi atingido e morreu no local, enquanto o outro conseguiu fugir a pé.

Powered by WPeMatico

Governadora confirma que vai prorrogar medidas de isolamento social no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

GOVERNO DO RNA governadora Fátima Bezerra confirmou nesta segunda-feira (4) que vai prorrogar o decreto que determina o fechamento do comércio e outras medidas de contenção ao coronavírus no Rio Grande do Norte. O decreto que está em vigor tem validade até 5 de maio. Um novo decreto deve ser publicado no Diário Oficial nesta terça (5). O novo decreto deve ter validade de 15 dias.

Em entrevista ao Bom Dia RN, a governadora antecipou que o novo decreto será nos mesmos moldes do atual, que permite o funcionamento de serviços essenciais, e que o foco do governo será na fiscalização para que as medidas sejam cumpridas. “O que nós vamos ter daqui pra frente é um foco muito forte no cumprimento dessas medidas. Precisamos ampliar o percentual de isolamento do social no RN, que nós estamos acompanhando e está longe do ideal que é 60%.”, disse.

Powered by WPeMatico

Rio Grande do Norte tem 1.421 casos confirmados e 62 óbitos por coronavírus

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CORONAVÍRUSO Rio Grande do Norte chegou nesta segunda (4) a 1.421 casos confirmados de Covid-19 e 62 óbitos provocados pela doença. Os números foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap). O estado conta ainda com 4.974 casos suspeitos, 4.462 descartados e 415 recuperados.

De acordo com a Sesap, há 23 óbitos em investigação. Os dados foram divulgados em coletiva, mas o boletim epidemiológico não foi publicado. O secretário adjunto de Saúde do RN, Petrônio Spinelli, afirmou que cada vez mais os números oficiais vão se distanciar dos números reais.

“Esses números estarão cada vez mais distantes da realidade com a evolução da epidemia. Primeiro porque muita gente vai adoecer sem gravidade e, como recomendado, vai ficar em casa. Essas pessoas vão ficar boas e não vão entrar na estatística. Essa é a tendência de uma epidemia como essa”, explicou.

Powered by WPeMatico

IFRN oferece cursos de qualificação online e gratuitos durante isolamento social

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IFRNO Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte divulgou nesta segunda-feira (4) um edital para preenchimento de 4.200 vagas gratuitas em 10 cursos de formação com ensino à distância. As inscrições começam nesta terça-feira (5) e vão até o dia 14 de maio. Para estudar, o único pré-requisito exigido é que o candidato tenha concluído o Ensino Fundamental. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição online, por meio do Portal do Candidato.

Segundo o IFRN, a medida foi anunciada com o objetivo de capacitar as pessoas que estão em isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. O Instituto informou que o resultado dos selecionados para realizarem os cursos sai no dia 15 de maio e as aulas terão início no dia 29 de maio.

Powered by WPeMatico

RN: Chuvas de abril dentro da média esperada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte registrou chuvas dentro da normalidade no mês de abril de 2020, conforme análise da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(EMPARN). Embora a média do volume de chuvas observadas tenha sido de 154,6mm, um pouco abaixo da esperada que era de 164,8mm, os meteorologistas consideram volumes normais. “Para o Estado como um todo, tivemos um desvio médio de -6,6%, classificado como condição de normalidade”, pontuou o chefe da Unidade, Gilmar Bristot.

A atuação do sistema Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) associado a restos de um Sistema Frontal (Frente Fria -FF), presente na segunda quinzena do mês, favoreceram a ocorrência de chuvas nas regiões do Seridó, Vale do Assú, Médio Oeste e Alto Oeste do RN. “Mesmo com as boas condições dos oceanos, os ventos alísios de Nordeste estiveram fracos na primeira quinzena do mês, o que não colaborou com o transporte de umidade para alimentar a Zona de Convergência e aumentar a ocorrência de chuvas sobre a Região Nordeste”, explicou Bristot.

As análises apontam que as chuvas foram bem distribuídas no Oeste e Central (Seridó, Vale do Assú e Serra de Santana), com média observada nestas regiões superando os 150 milímetros (mm). No Oeste, a chuva esperada era de 180,2mm, e foi observado o volume de 205,5mm e na Central o volume observado foi de 156,3mm enquanto que o esperado era 150,2mm. O Agreste apresentou o maior desvio negativo de -24, 5%(chuva observada: 100,5mm; chuva esperada:133 mm), seguido da Leste com desvio negativo de -20,2%(chuva observada:156,3mm; chuva esperada: 195,8mm).

Vários municípios registram volumes acima dos 300mm como Campo Grande (331,4mm), Serra Negra do Norte (326,0mm), Upanema (319,6mm), Messias Targino (311,8mm) e Martins (306,7mm). “Pelos dados do monitoramento das chuvas no Estado do Rio Grande do Norte em 2020, é observado que para as duas previsões realizadas pela EMPARN, os resultados foram confirmados de que as chuvas em 2020, pelo menos até o mês de abril de 2020, estão dentro das previsões realizadas”, avaliou Bristot.

Baixo isolamento aumenta casos de covid-19 e Governo decide prorrogar medidas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A avaliação dos dados epidemiológicos da pandemia do novo coronavírus apresentada nesta segunda-feira (5) pelas autoridades do Governo do RN aponta o aumento do contágio e de internações. A estatística mostra que há hoje 1.421 casos confirmados, 4.974 suspeitos, 4.462 descartados, 415 recuperados (pessoas que saíram do Hospital), 62 óbitos (os 3 últimos ocorridos em Mossoró) e outros 23 em investigação. Números como suspeitos, descartados e confirmados vão ficar cada vez mais distantes da realidade com a evolução da epidemia, já que muita gente vai adoecer sem maior gravidade e ficar em casa, como recomendado, e vão se curar sem entrarem na estatística.

De acordo como secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli, o aumento do número de casos é causado pela presença das pessoas nas ruas: “A situação não é fácil, está piorando e o colapso da rede hospitalar pode ocorrer rapidamente. A população precisa aumentar o isolamento, ficar em casa e adotar as medidas protetivas”, voltou a afirmar. O decreto estadual em vigor já permitiria o isolamento de 60% da população e bastaria o seu cumprimento para diminuir a circulação de pessoas.

O secretário alerta que mesmo com o aumento da oferta de leitos, como ocorreu semana passada nos hospitais da Polícia Militar e Giselda Trigueiro, em Natal, e no Hospital São Luiz, em Mossoró, a capacidade de atendimento fica fortemente comprometida. “Os leitos instalados e em instalação podem não ser suficientes. Ou a sociedade aumenta o isolamento ou vamos entrar em colapso nos próximos dias”, reforçou Petrônio.

Um exemplo preocupante é o do Hospital São Luiz, que abriu no dia primeiro de maio dez novos leitos e hoje, dia 4, já tem oito leitos ocupados. O secretário registra que a pandemia está em processo de interiorização e generalização, ou seja, chega a todos os municípios e atinge também pessoas antes consideradas fora dos grupos de risco.

Vivaldo solicita recuperação da RN-288 no trecho entre Caicó e São José do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado Vivaldo Costa (PSD) apresentou requerimento ao Governo do Estado e ao Diretor do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), Manoel Marques Dantas, solicitando a recuperação asfáltica da RN-288, no trecho que fica entre os municípios de Caicó e São José do Seridó.

Essa obra é de fundamental importância para a Região do Seridó. O desgaste pelo uso e pelo tempo é notório. Esse trecho está necessitando, urgentemente, de medidas que visem à sua recuperação e consequente conservação”, justificou o parlamentar.

A estrada que interliga os municípios de Caicó e São José do Seridó tem uma distância aproximada de 28 km. A demanda apresentada ao Governo do Estado pelo parlamentar é uma reivindicação de moradores e produtores da região, uma vez que, o trecho encontra-se desgastado apresentando perigo aos motoristas e dificuldades para o comércio e transporte de mercadorias entres os municípios seridoenses.