O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus (Covid-19) esteve reunido nesta sexta-feira (08), no Plenário da Câmara Municipal de Caicó. Participaram o prefeito Robson de Araújo (Batata), secretários municipais, técnicos da saúde, os vereadores Rosângela Maria, Odair Diniz, Alisson Jackson, Lobão Filho e Pastor Erinaldo Lino, além de segmentos da sociedade civil organizada, da Igreja Católica e evangélicos.
“O objetivo é efetivar as medidas do plano de contingência, já que houve um aumento nos casos positivos para covid-19. O comitê reúne diversas instituições que representam a sociedade. Dessa forma, garantido decisões em defesa da população”, disse o coordenador o comitê, Emmanuel Sabino.
Caicó chegou a ter um nível de distanciamento social de 70%, mas oscilou para 38%. Um dos menores índices do estado do Rio Grande do Norte. “Nós tivemos um isolamento muito forte no início, mas afrouxando as medidas, muitas pessoas voltaram a fazer aglomerações e o vírus começa a circular”, completou Emmanuel.
Segundo dados apresentados pela Secretaria Municipal de Saúde, Caicó vem adotando as recomendações que chegam de instituições como o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde (OMS). Os vereadores apresentaram várias sugestões como ampliação na divulgação das informações, relocação de caminhões que chegam com mercadorias, alternativa de rodízio na feira livre, criação de um núcleo para assistência social de pessoas mais carentes.






A Caixa Econômica Federal vai abrir 15 agências no Rio Grande do Norte neste sábado (9) para o pagamento do auxílio emergencial. O horário de funcionamento das unidades será das 8h às 12h. O banco reforçou, no entanto, que não é preciso “madrugar nas filas”, já que todas as pessoas que chegarem nas agências durante o horário de funcionamento serão atendidas, mesmo após o encerramento. O atendimento só acaba após o atendimento do último cliente na fila.
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está capacitando, neste mês de maio, 56 profissionais de saúde com um curso sobre ventilação mecânica e cuidados respiratórios para pacientes graves com Covid-19. Os profissionais são médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que estão atuando em casos de alta complexidade de pacientes com o novo coronavírus no Rio Grande do Norte.
O Rio Grande do Norte registrou cinco novos óbitos e 82 casos confirmados de Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde divulgados na manhã desta sexta-feira (8). Com isso, o estado chega a 81 mortes e 1.821 pessoas com o novo coronavírus. Outras 25 mortes estão sob investigação em 18 municípios.
A ex-primeira-dama da Paraíba e ex-deputada federal, Lúcia Braga, faleceu na tarde desta sexta-feira (8). Ela tinha 85 anos e estava internada desde a semana passada no Hospital Nossa Senhora das Neves, em João Pessoa. Ao Jornal da Paraíba, a assessoria de imprensa dela informou que a morte foi causada por complicações provocadas por uma infecção urinária.
Um homem de 52 anos que testou positivo para o novo coronavírus foi detido pela Polícia Militar ao descumprir a quarentena determinada pela equipe de saúde e ir à agência da Caixa Econômica de Assú, no Oeste potiguar. O caso aconteceu na manhã desta sexta-feira (8).
O calendário de pagamento do auxílio emergencial de R$ 600 para os beneficiários do Bolsa Família, que começa no dia 18, não irá sofrer alterações. É o que disse nesta quinta-feira (7) o presidente da Caixa, Pedro Guimarães. “Seguimos esse calendário há 10 anos. Teremos apenas um espaço de tempo maior entre o pagamento das duas parcelas mais carentes da população, que são as pessoas que não tinham conta em banco e as que recebem o benefício”.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai analisar uma consulta sobre a possibilidade de que as convenções partidárias para as eleições municipais sejam realizadas de forma virtual em função da pandemia do novo coronavírus. São nessas reuniões que os partidos definem os candidatos a prefeito e a vereador para o pleito que está marcado para outubro. Pelo calendário eleitoral, elas devem ser realizadas entre 20 julho e 5 de agosto.
Menos de uma semana depois dos Estados Unidos, o Japão se tornou o segundo país a autorizar o remdesivir para tratar pacientes com a Covid-19. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (7) pelo Ministério da Saúde. Os procedimentos de autorização para um novo medicamento geralmente são longos no Japão, mas excepcionalmente o governo decidiu fazê-lo rapidamente, já que não há um tratamento que tenha passado por todas as etapas de validação.
O Brasil registrou 610 mortes decorrentes do novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo atualização feita pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 7. Com isso, o total oficial de vítimas da doença no País subiu de 8.536 para 9.146.
Ao falar ao longo do dia nesta quinta-feira (7) sobre o total de desempregados em razão da crise do coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro citou sem indicar fonte uma estimativa de 10 milhões de empregos formais perdidos durante a pandemia. O número, se correto, representaria quase um terço dos 33 milhões de empregos formais existentes até março e aumentaria, em 77%, o número total de desempregados no país.
O ministro da Saúde, Nelson Teich, disse nesta quinta-feira (7) que o chamado “lockdown”, o bloqueio total de serviços essenciais para reduzir a proliferação do novo coronavirus, não deve ser politizado e precisa respeitar realidades locais.
Aconteceram nesta quinta-feira (7) as primeiras sessões telepresenciais do Pleno do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª (Região). Em uma delas, de caráter administrativo, foi decidida a prorrogação do concurso em vigor para servidores da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Norte por mais dois anos.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) editou uma resolução, nesta quinta-feira (7), para recomendar que juízes e desembargadores não bloqueiem ou penhorem o auxílio emergencial de R$ 600 para execução de dívidas judiciais. O auxílio vem sendo pago pelo governo a trabalhadores informais, desempregos e chefes de família mais atingidos pela pandemia do coronavírus.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (7), por dez votos a um, manter suspenso o repasse de dados de pessoas físicas e empresas por companhias de telefonia ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), previsto em medida provisória do governo federal.