
Depois de diversas cobranças, principalmente em discursos constantes na tribuna da Câmara de Caicó, o vereador Pastor Erinaldo Lino está ansioso com o anuncio oficial da finalização da instalação do tomógrafo no Hospital Regional do Seridó Telecina Freitas Fontes em Caicó.
O vereador citou que diversas solicitações foram feitas junto à gestão pública estadual e até ao Ministério Público Estadual. Destacando que desde o primeiro ano de seu mandato, em 2017, já iniciou a cobrança por entender que o equipamento é de fundamental importância no diagnóstico preciso para salvar vidas.
“Há cinco anos que o tomógrafo estava encaixotado, mesmo sendo um equipamento fundamental no diagnóstico clínico. Primeiro diziam que era a falta de um transformador de energia e depois a adequação da rede elétrica, aí foram seguindo diversas desculpas e justificativas para o atraso na instalação e agora, finalmente, teremos este equipamento a disposição do povo de Caicó e de todos os pacientes do hospital Regional. O tomógrafo instalado vai auxiliar os médicos a salvar vidas”, lembrou Pastor Erinaldo.

Sobre os procedimentos para pacientes terem acesso ao exame, o Hospital Regional emitiu o seguinte protocolo:
Serão ofertadas tomografias para pacientes internos, provenientes do pronto-socorro e ambulatório de ortopedia desta unidade. A realização dos exames será condicionada à solicitação médica, conforme quadro clínico e agravo de saúde do paciente, em consonância com protocolo previamente estabelecido. A solicitação das tomografias será encaminhada para o Núcleo Interno de Regulação do HRTFF, que, conforme protocolo, inserirá os exames via Central de Regulação do Estado.
Para pacientes externos, em decorrência da pandemia vivenciada atualmente e concordando com os fluxos de contingenciamento ao enfrentamento à COVID-19, o novo serviço diagnóstico não realizará exames eletivos, ficando sob a responsabilidade dos municípios da IV Região de Saúde a regulação e realização desse tipo de exame. Contudo, salienta-se que, atravessada a atual situação pandêmica, há possibilidade de pactuações e ampliação da oferta do serviço, com possibilidade de realização de exames dos municípios da região de saúde, mediante inserção via Central de Regulação do Estado.
Logo, as demandas para tomografias provenientes do Hospital Regional Dr. Mariano Coelho, por ser unidade de saúde de abrangência da IV Região de Saúde, serão encaminhadas para a realização nesta unidade hospitalar. As solicitações serão inseridas via Central de Regulação do Estado e, após autorização, o Núcleo Interno de Regulação do Hospital Regional Telecila Freitas Fontes agendará o procedimento e informará ao NIR da unidade solicitante a confirmação do exame com definição de data e horário para sua realização.