Por 6 votos a 0, o plenário do STF (Supremo Tribunal Federal) formou maioria no julgamento que analisa a constitucionalidade do inquérito das fake news. O placar foi consolidado na tarde desta 4ª feira (17.jun.2020) depois do voto da ministra Cármen Lúcia.
“Quanto ao objeto da investigação, não tenho dúvida que Edson Fachin andou bem no sentido de enfatizar que não estamos a cuidar de qualquer forma de cerceamento de liberdade. Estamos a garantir liberdades e deveres judiciais”, afirmou a ministra ao concordar com o relator do caso, ministro Edson Fachin.
A sessão foi suspensa. Será retomada às 16h50 com os votos dos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. O presidente do STF, ministro Dias Toffoli, já adiantou que a sessão será estendida ao período da noite com os 2 votos e será encerrada nesta 5ª feira (18.jun).
Powered by WPeMatico





O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), classificou nesta quarta-feira de “mercenários” aqueles que recebem dinheiro para promover campanhas de ódio e disse que causas financiados pelo ódio são “bandidagem pura”.
O estudo “Mortandade da Juventude Potiguar 2015-2019” será lançado nesta quinta-feira (18). A publicação vai ser apresentada em uma discussão virtual sobre a defesa da vida de jovens que vem sendo frequentemente interrompida no estado.
A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ) confirmou datas e horários das partidas da 4ª rodada da Taça Rio Rio. O retorno da competição ocorre nesta quinta-feira, 18, com o confronto entre Flamengo e Bangu. O duelo será realizado no Maracanã, às 21 horas. O Vasco, por sua vez, encara no domingo (21) o Macaé, 16h, em São Januário. O jogo será transmitido pela Globo.
O Município de Caicó continua avançando nas obras de calçamento na cidade. Nesta quarta-feira (17), o prefeito Robson de Araújo (Batata) confirmou que a prefeitura de Caicó começou a montar o canteiro de obras com a chegada do material para iniciar o calçamento em breve da Rua Cesar Rodrigues Fechine, no Bairro Recreio.
Portaria do Ministério da Educação (MEC), publicada no Diário Oficial da União de hoje (17), estende a autorização de aulas a distância em instituições federais de ensino superior até 31 de dezembro de 2020. O documento, motivado pelas medidas de contenção à pandemia de covid-19, também flexibiliza os estágios e as práticas em laboratório, que podem ser feitos a distância nesse período, exceto nos cursos da área de saúde.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) divulgados no início da tarde desta quarta-feira, 17, apontam que o Rio Grande do Norte contabiliza 626 óbitos pelo novo coronavírus. São 41 mortes em relação a última atualização da pasta, quando o estado tinha 585. Destas, 8 ocorreram nas últimas 24 horas. Há outros 129 em investigação.
O Ministério Público Federal (MPF) denunciou, nesta terça-feira (16), a extremista Sara Fernanda Giromini por injúria e ameaça contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Como punição, a ação sugere pagamento de “no mínimo” R$ 10 mil por danos morais.
A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), iniciou a realização do teste rápido para Covid-19 nessa terça-feira (16), no estádio Arena das Dunas, com livre demanda a idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes no município. Foram atendidas 1.033 pessoas no primeiro dia de testagem em esquema de drive-thru, onde 319 pacientes apresentaram algum resultado positivo para IgG ou IgM, imunoglobulinas que identificam a infecção do coronavírus no organismo.
O presidente da República, Jair Bolsonaro, empossou nesta quarta-feira (17) o deputado Fábio Faria (PSD-RN) como ministro do Ministério das Comunicações, recriado por Bolsonaro na semana passada. No primeiro discurso como ministro, Faria falou sobre os desafios à frente da pasta e sobre os benefícios das telecomunicações no enfrentamento à pandemia do coronavírus. E comentou, também, a crise política no país.
O Senado deu aval para o governo prorrogar a suspensão de contratos de trabalho e a redução de jornadas e salários enquanto durar o período de calamidade pública, ou seja, até o fim do ano. O período de adiamento, porém, dependerá de decisão do presidente Jair Bolsonaro. Os senadores aprovaram a medida provisória sobre o tema por 75 votos favoráveis e nenhum contrário.
Policiais civis da 3° Delegacia Regional de Polícia (DRP) prenderam em flagrante, nesta terça-feira (16), Everaldo da Silva Santos, conhecido como “Perninha”, 19 anos. A prisão aconteceu no bairro Boa Passagem, na Zona Norte de Caicó, pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas. Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, em imóveis relacionados ao suspeito.
A pandemia do coronavírus fez com que cerca de 1 milhão de brasileiros perdessem o emprego ao longo de maio. É o que aponta o levantamento inédito divulgado nesta terça-feira (16) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A Caixa Econômica Federal anunciou nesta terça-feira (16) o início da liberação do crédito emergencial para as micro e pequenas empresas do país, no âmbito do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). O dinheiro é voltado a reduzir os impactos da pandemia do cononavírus na economia.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a quebra dos sigilos bancários de dez deputados e um senador bolsonaristas. A determinação faz parte do conjunto de medidas adotadas para identificar financiadores de manifestações antidemocráticas que pediam fechamento do Supremo, do Congresso e intervenção militar. Um inquérito aberto no STF pelo ministro Alexandre de Moraes a pedido da Procuradoria Geral da República investiga a organização dessas manifestações. São os seguintes: