Senado aprova MP que amplia margem de consignado para aposentados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

aposentadoO Senado aprovou hoje (10) a Medida Provisória (MP) 1006/20, que amplia a margem de empréstimo consignado para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Essa ampliação passa de 35% para 40% do valor do benefício e deverá vigorar até 31 de dezembro de 2021.

Dos 40% citados na MP, 5% são destinados exclusivamente para amortização de despesas contraídas por meio de cartão de crédito ou utilização com finalidade de saque por meio do cartão de crédito. A MP perderia a validade amanhã (11) caso não tivesse sido votada. Agora, segue para sanção presidencial.

A MP veda novas contratações com o percentual de 40% a partir de 1º de janeiro de 2022. No entanto, ficam mantidos esses percentuais de desconto para as operações já contratadas. O relator da MP no Senado, Plínio Valério (PSDB-AM), entendeu que comprometer 40% da renda seja excessivo, mas destacou que muitos desses aposentados e pensionistas são provedores em suas casas e que podem correr risco de “não ter necessidades básicas atendidas” caso não haja a ampliação prevista no texto.

Powered by WPeMatico

Chega a 100 o número de mortos por Covid-19 somente em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210310-WA0222

Boletim COVID-19:

A Secretaria Municipal de Saúde vem por meio desta divulgar o registro de 44 novos casos de COVID-19 no município.

Com relação aos casos de hoje, foram 13 homens e 31 mulheres, dentre estes 01 criança

Os casos reside

01- Alto da Boa Vista

04- Boa Passagem

01- Barra Nova

08-Centro

03- Castelo Branco

01- Darcy Fonseca

01- Frei Damião

01- IPÊ

01- João XXIII

02- João Paulo II

02- Maynard

02- Nova Descoberta

03- Paulo VI

01- Paraíba

02- Penedo

01 – Recreio

01 – Samanaú

02- Soledade

01- Vila do Príncipe

01- Vila Altiva

04- Wilfredo Gurgel;

01- Zona Rural.

INFORMAMOS a recuperação de 16 pessoas na comunidade.

Comunicamos o CENTÉSIMO ÓBITO  da cidade de Caicó-RN, ocorrido no dia 09 de Março de 2021, no Hospital Regional do Seridó. Trata-se de um homem de 48 anos com comorbidade, residente no Bairro Paulo VI.

REFORÇAMOS a importância das medidas preventivas, como distanciamento social, etiqueta respiratória, higienização das mãos e uso de máscara quando precisar sair de casa.

banner_seridopneus-770

Escolas municipais devem ter aulas remotas ou híbridas em 2021

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

educaçãoA maior parte das escolas públicas municipais já iniciou ou deverá iniciar o ano letivo de 2021 de forma remota ou híbrida, mesclando o ensino presencial e o remoto. O acesso à internet e a infraestrutura escolar são, no entanto, desafios para as redes de ensino e estão entre os maiores problemas enfrentados no ano passado. As informações são de pesquisa da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) divulgada hoje (10). 

O estudo, realizado com apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e do Itaú Social, ouviu 3.672 dos 5.570 municípios brasileiros. Neles, as aulas estão sendo retomadas, na maior parte dos casos, até este mês. As redes municipais concentram a maior parte das matrículas das creches, pré-escolas e ensino fundamental públicos.

A maior parte das redes de ensino municipais (63,3%) já iniciou ou planeja começar o ano letivo de 2021 de forma remota. Cerca de um quarto das redes (26,3%) pretende adotar o ensino híbrido. Apenas 3,8% querem retomar as aulas de forma presencial e 6,6% ainda não definiram.

Powered by WPeMatico

Natal abrirá os três Centros Covid neste fim de semana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

34105A Prefeitura do Natal decidiu manter o funcionamento dos Centros de Atendimento para Enfrentamento à Covid-19 aos finais de semana, conforme avaliação da demanda semanal dos casos na cidade feita pela Secretaria Municipal. Neste sábado (13) e domingo (14) o Cemure, Nélio Dias e Palácio dos Esportes vão atender a população com sintomas leves de infecção pelo coronavírus (febre, tosse, dor de cabeça, entre outros) das 8h às 16h, com triagem de enfermagem, consulta médica, dispensação de medicamentos e testagem swab com prescrição.

“Essa estratégia a gente já vem adotando no Cemure conforme aumento na procura dos demais centros durante a semana, e tem dado muito certo. Ampliando esse acesso aos sábados e domingos é uma forma dos pacientes terem essa avaliação médica à disposição diariamente. Lembramos sempre que os centros são de atendimento médico e não exclusivamente de testagem”, indica George Antunes, Secretário Municipal de Saúde de Natal.

Powered by WPeMatico

Parceria entre instituições visa o fortalecimento do SIM na região do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

d294667e-e26f-4e12-ba95-6f22d498b89dUma parceria entre a Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – Adese e a Associação dos Municípios do Seridó Oriental vai fortalecer a implementação do Selo de Inspeção Municipal – SIM nos municípios da região. O planejamento já está sendo executado entre as duas instituições para que o trabalho seja iniciado em breve. Na manhã desta quarta-feira (10/03) uma reunião entre as duas instituições deu mais um passo para que o projeto inicie.

“Nosso objetivo é formar um consórcio de municípios do Seridó, através da AMSO e da ADESE para a implantação do Selo de Inspeção Municipal e otimizar toda a cadeia produtiva do setor da agropecuária da nossa região do Seridó e dar assistência técnica aos pequenos produtores. Com a legalização dos produtos, esses produtores vão ter acesso a muito mais benefícios de forma mais correta e abrangente”, destacou Maylson Gonçalves, engenheiro de alimentos, profissional que vai atuar no projeto.

Os municípios interessados no projeto vão elaborar o Serviço de Inspeção Municipal de forma individual e em seguida fazer a adesão ao consórcio municipal com a divisão dos custos para manutenção do projeto. “Após esse processo, o produtor vai procurar a Adese para informar que tem interesse na regularização e então vamos fazer a visita (in loco), uma espécie de inspeção, para que ele possa receber o selo. Então é um trabalho em parceria entre a Adese e a Amso, que é a representante dos municípios”, explicou o engenheiro.

Para o diretor-executivo da Adese, José Vanderli, “Já fizemos discussões sobre a viabilidade do projeto e é plenamente possível. Dessa forma, a Adese vai encampar essa luta para o fortalecimento da nossa região. Estamos na fase de organização jurídica para que em breve -o SIM já esteja funcionando. É uma grande prestação de serviço que a Adese pode dar para todo Seridó”, finalizou.

Powered by WPeMatico

Bolsonaro sanciona hoje projeto que permite compra de vacinas por empresas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

EMPRESAO governo do presidente Jair Bolsonaro fará um evento nesta 4ª feira (10.mar.2021), às 15h, para sancionar medidas que ampliam a capacidade de aquisição de vacinas contra a covid-19. Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) participarão da cerimônia, no Palácio do Planalto. O convite surge 1 dia depois de os chefes do Legislativo enviarem ofício ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, cobrando explicações sobre alterações no cronograma de recebimento de vacinas contra o coronavírus.

A Câmara aprovou em 3 de março o PL (projeto de lei) 534 de 2021. A proposta permite que a iniciativa privada compre vacinas contra o coronavírus, desde que observadas algumas condições. Foi aprovada por votação simbólica. Ou seja, sem contagem de votos. O acerto é possível quando há acordo entre os líderes de bancada.

O texto que será sancionado nesta 4ª permite que empresas privadas comprem vacinas desde que priorizem o SUS (Sistema Único de Saúde) e o PNI (Plano Nacional de Imunização). É necessário que a vacina tenha autorização temporária emergencial, excepcional ou temporária para importação e distribuição ou registro permanente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para que a iniciativa privada possa comprá-las.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Desemprego teve taxa recorde em 20 Estados em 2020

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

desempregoEm consequência do choque provocado pela pandemia de covid-19, a taxa de desemprego no País foi recorde no ano de 2020 em 20 das 27 unidades da federação, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurada desde 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Na média nacional, a taxa de desocupação subiu de 11,9% em 2019 para o ápice de 13,5% em 2020, a maior da série iniciada em 2012. A Bahia teve o resultado mais elevado, 19,8%, enquanto a menor taxa ocorreu em Santa Catarina, 6,1%. No Estado de São Paulo, a taxa média de desemprego cresceu de 12,5% em 2019 para um auge de 13,9% em 2020.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Lula diz que não pensa em 2022 e que vai insistir na suspeição de Moro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta 4ª feira (10.mar.2021), que “não tem tempo de pensar em candidatura” para a eleição presidencial de 2022. A declaração foi dada em seu 1º discurso depois que retomou os direitos políticos. “Não podemos ficar respondendo à insistência da imprensa para escolher um nome. O que precisamos é colocar nossa gente para andar o Brasil”, disse, sugerindo que deve começar a viajar o país para falar com a população.

A declaração foi feitas 2 dias depois da decisão do ministro Edson Fachin, do STF (Supremo Tribunal Federal), que anulou, na 2ª feira (8.mar), todas as decisões tomadas pela 13ª Vara de Curitiba nas ações penais contra o petista. Em pronunciamento de mais de uma hora na sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (SP), Lula disse que a decisão de Fachin foi “tardia” e voltou a afirmar que a operação Lava Jato foi a “maior mentira jurídica do Brasil em 500 anos”.

Powered by WPeMatico

CBF mantém calendário do futebol brasileiro mesmo com alta da pandemia

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

CBFHoras depois de o Brasil registrar 1.972 mortes por Covid-19, o recorde em toda a pandemia, a Confederação Brasileira de Futebol realizou uma transmissão online na manhã desta quarta-feira, 10, para confirmar a continuidade do calendário de competições pelo país.

A entidade avalia que não há motivo para paralisar as atividades, já que entende que o protocolo aplicado aos atletas e a outros profissionais do meio é eficaz. Na contramão do movimento, as competições em São Paulo podem parar. João Doria e o Ministério Público do Estado são favoráveis à interrupção, mas a pressão da Federação Paulista de Futebol e dos clubes ainda busca reverter o cenário.

A coletiva realizada pela CBF para apresentar o Relatório Operacional da Comissão Médica Especial da entidade contou com a presença do secretário-geral Walter Feldman. O dirigente tratou de, logo na abertura, defender a realização das competições de futebol pelo país já que a aplicação do protocolo sanitário é feita com “convicção”, graças à experiência prática dos últimos meses. “O futebol é seguro, controlado, responsável e tem todas as condições de continuar”, resumiu.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Butantan diz que CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no país

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaO governador João Doria (PSDB) disse nesta quarta-feira (10) que a vacina CoronaVac é eficaz contra as três variantes do coronavírus – a britânica (B.1.1.7), a brasileira (B.1.1.28) e a sul-africana (B.1.351) – em circulação no Brasil.

De acordo com Doria, a eficácia da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac foi verificada em um estudo preliminar feito em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). O governo de São Paulo, no entanto, não apresentou detalhes da pesquisa científica em coletiva de imprensa.

“Uma nova pesquisa comprova que a vacina do Butantan é eficaz contra as novas cepas do coronavírus. Essa é uma excepcional notícia. Essa pesquisa do Butantan feita em parceria com a USP comprovou que essa vacina é eficaz contra as três variantes do coronavírus em circulação no Brasil”, disse Doria aos jornalistas.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Lula diz que foi ‘vítima da maior mentira jurídica em 500 anos de História’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

ex-presidente-luis-inacio-lula-da-silva-lula-730x400“Eu sei que fui vítima da maior mentira jurídica contada em 500 anos de História”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quarta-feira (10), após o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), anular suas condenações na Lava Jato por entender que a 13ª Vara de Curitiba não tinha competência para analisar os casos.

“Antes de eu ir [para a prisão], nós tínhamos escrito um livro, e eu fui a pessoa dei a palavra final no título do livro que é ‘A verdade vencerá’. Eu tinha tanta confiança e tanta consciência do que estava acontecendo no Brasil que eu tinha certeza que esse dia chegaria, e ele chegou”, afirmou Lula no Sindicato dos Metalúrgicos, em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

Na última segunda-feira (8), o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulou todas as condenações do ex-presidente pela Justiça Federal no Paraná relacionadas à Operação Lava Jato. Com a decisão, o ex-presidente Lula recuperou os direitos políticos e voltou a ser elegível. Fachin aceitou o argumento da defesa de que essas denúncias não estariam diretamente ligadas a desvios na Petrobras, e determinou o envio dos processos para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Powered by WPeMatico

Contra a Covid, governadores defendem pacto entre os três poderes e aceleração da vacinação

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Governadores de diversos estados divulgaram um comunicado nesta quarta-feira (10) em que defendem um pacto nacional entre os três poderes da República e entre União, estados e municípios contra a pandemia de Covid-19. Os governadores também reivindicaram a aceleração da vacinação no país.

Os governadores lembraram que conversaram sobre o pacto com os presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), em fevereiro. Agora, afirmam que a proposta se tornou ainda mais importante, diante do agravamento da pandemia em todo o país.

“Em reunião realizada no dia 12 de fevereiro, os governadores debateram com os presidentes do Senado e da Câmara a proposta de uma ampla pactuação dos três Poderes e das três esferas da Federação, visando ao reforço da luta contra a pandemia do coronavírus. Reafirmamos tal proposição, que se tornou ainda mais emergencial pelo agravamento da situação sanitária”, afirmaram os governadores.

Powered by WPeMatico

Presidente da Anvisa pede para Bolsonaro sancionar projeto que dá sete dias para análise de vacinas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

AnvisaO diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou nesta quarta-feira que pediu para o presidente Jair Bolsonaro sancionar a medida provisória (MP) que dá um prazo de sete dias para a agência analisar pedidos de registro emergencial de vacinas contra a Covid-19. Barra Torres não disse se Bolsonaro se comprometeu com seu apelo.

— Naquela oportunidade (sessão do Senado sobre o tema), publicamente, declarei que pediria ao presidente pela sanção da (MP) 1.026. Então esse foi o objetivo da reunião. Assim o fiz. O senhor presidente ouviu atentamente as minhas colocações e agora está com ele a decisão quanto à sanção ou veto da 1.026 — disse Barra Torres após a reunião.

O Palácio do Planalto divulgou que Bolsonaro convocou um evento na tarde desta quarta para sancionar projetos “que ampliam a capacidade de aquisição de vacinas”, mas não especificou quais. Além da MP tratada por Barra Torres, outra proposta sobre o tema que aguarda análise do presidente é a que autoriza o governo a assumir a responsabilidade por efeitos adversos de vacinas.

Powered by WPeMatico

Criança de 6 anos morre com Covid-19 em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

COVID-19Uma criança de 6 anos de idade morreu com Covid-19 nesta quarta-feira (10) em Natal. A menina, que morava em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana, estava internada em um hospital privado da capital potiguar desde o dia 19 de fevereiro e não resistiu a complicações causadas pela doença.

A família da menina falou que ela estava intubada há alguns dias, mas não quis dar entrevistas e pediu para a identidade da criança ser preservada. A Secretaria Estadual de Saúde ainda confirmou que criança tinha obesidade e asma – comorbidades que podem agravar a doença.

A menina começou a ter sintomas no dia 15 de fevereiro e foi internada no dia 19. Desde então, seguia no hospital. “Os sinais e sintomas manifestados foram febre, tosse, dispnéia, desconforto respiratório, saturação abaixo de 95%, fadiga e dor torácica”, informou a Sesap. A paciente realizou teste e tomografia, que confirmaram a doença.

De acordo com os dados levantados pelo Laboratório de Inovação em Saúde da UFRN com base nos dados da Secretaria Estadual de Saúde, 15 crianças com idades entre 0 e 14 anos faleceram com Covid-19 desde o início da pandemia no Rio Grande do Norte.

Powered by WPeMatico

Três cidades potiguares são selecionadas em programa federal de escolas cívico-militares

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

escola militarO Rio Grande do Norte teve três cidades cadastradas entre as 70 que deverão participar do programa de escolas cívico-militares do governo federal, segundo divulgou o Ministério da Educação nesta terça-feira (9). As cidades potiguares cadastradas são Natal, Parnamirim e Pau dos Ferros.

Os municípios são consideradas “pré-selecionadas”, porque ainda precisarão atender “condições técnicas” para a implementação do programa. Segundo a divulgação do MEC, a capital e Parnamirim vão receber apoio de pessoal, enquanto Pau dos Ferros receberá recurso. Não foram divulgados os nomes das escolas.

A capital já tinha uma escola cadastrada para entrar no programa em 2020, mas o processo foi adiado por causa da pandemia da Covid-19. Em dezembro do ano passado, o governo lançou uma nova portaria para cadastro dos municípios interessados em participar do programa em 2021.

Powered by WPeMatico

Dois homens são rendidos e executados a tiros em quadra de esportes na Grande Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Dois homens foram executados a tiros, no final da tarde desta terça-feira (9), em uma quadra de esportes no Conjunto Brasil, em São Gonçalo do Amarante. Nenhum suspeito foi preso. O duplo-homicídio aconteceu por volta das 17h na Rua Distrito Federal. Genielson Famuel Torres, de 27 anos, e Kaio Ramon Aguiar de Araujo, de 19, foram mortos no bairro onde moravam.

De acordo com os investigadores, as vítimas estavam na quadra de esportes quando um veículo de cor branca chegou ao local. Do carro, desceram 4 homens com armas de fogo curtas e longas em punho. Um quinto suspeito permaneceu ao volante. Os criminosos dominam as vítimas e as executam a tiros no local. Os homens morreram antes da chegada de qualquer socorro médico.

Powered by WPeMatico

Manaus inicia hoje vacinação de idosos de 60 a 64 anos

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

vacinaA prefeitura de Manaus inicia hoje (10) a vacinação escalonada contra a covid-19 de pessoas do grupo prioritário de 60 a 64 anos. Segundo critérios definidos conjuntamente pelas secretarias de Saúde do município e do estado e pela Fundação de Vigilância em Saúde, essa nova etapa da campanha de imunização será realizada por ordem decrescente de idade, começando pelas pessoas com comorbidade [alguma doença em conjunto com outra].

“Considerando que Manaus ainda não dispõe de doses para atender 100% da população estimada para este grupo, que é de 67.694 pessoas, a vacinação será feita até o limite de doses disponíveis”, informou a prefeitura. Acrescentou que até ontem (9), 206,5 mil pessoas foram vacinadas contra a covid-19 em Manaus, das quais 163,5 mil com a primeira dose e 43,3 mil com a segunda.

Powered by WPeMatico

Câmara aprova, em primeiro turno, texto-base da PEC Emergencial

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

DEPUTADOSA Câmara dos Deputados aprovou na madrugada desta quarta-feira (10) por 341 votos a favor, 121 votos contrários e 10 abstenções, o texto-base da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 186/19, a chamada PEC Emergencial. Entre outros pontos, a proposta cria mecanismos de contenção fiscal, controle de despesas com pessoal e redução de incentivos tributários e também vai permitir ao governo federal pagar um auxílio em 2021.

A votação desta madrugada foi em primeiro turno. Por se tratar de uma PEC o texto tem que ser votado em dois turnos. Os deputados aprovaram o parecer do relator, deputado Daniel Freitas (PSL-SC), que recomendou a aprovação sem mudanças do texto vindo do Senado na semana passada. Nova sessão foi marcada para a manhã de hoje (10) para votar os dez destaques apresentados ao texto.

Powered by WPeMatico

Prefeito de Caicó cumpre acordo com funcionalismo e paga 2ª parcela de quase 2 milhões em salários deixados pela gestão passada

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

IMG-20210310-WA0118

Em sua conta do Twitter, o prefeito de Caicó, médico Dr. Tadeu, registrou, nesta manhã de quarta-feira, 10, o cumprimento do acordo que fez com os funcionários do município, que ficaram com os salários de dezembro passado em atraso da gestão 2017-2020.

“Bom dia, pessoal! Anuncio, junto com nossa equipe de finanças, o pagamento de 40% do salário de dezembro dos servidores públicos municipais para data prometida, e o salário dos agentes comunitários de saúde de fevereiro, depois do repasse ter sido efetuado pelo governo federal ontem”, escreveu o prefeito.

É a segunda parcela paga do acordo firmado com o funcionalismo, após 20 dias de ter quitado a primeira: “e daqui a 30 dias vamos, se Deus quiser, quitar o restante”, informou Dr. Tadeu.

Segundo o secretário de Tributação e Finanças de Caicó, Salmo Batista, nesta quarta-feira, 10, foi enviado ao banco “o correspondente a mais 40% dos salários em atraso dos servidores de dezembro da importância de R$ 774.487,54, assim como o pagamento do mês de fevereiro dos agentes comunitários de saúde”, especificou.

Segundo Salmo, ainda hoje, no final da tarde, o Bradesco fará os créditos nas contas dos funcionários.

Atrasados pagos em tempo recorde: menos de 50 dias úteis

A primeira parcela, de R$ 580.865,66, equivalente a 30%, foi paga no dia 19/02/2021.

A segunda parcela, de R$ 774.487,54, equivalente a 40%, está sendo paga hoje, 10/03/2021.

A terceira e última parcela, de R$ R$ 580.865,66, equivalente a 30%, está marcada para ser paga no dia 09/04/2021, num total de R$ 1.936.218,86.

Transposição terá Ramal do Apodi que beneficiará 36 municípios no RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, afirmou que em quinze dias deve ser promulgado o resultado da licitação do Ramal do Apodi do projeto de transposição das águas do Rio São Francisco e, como isso, a ordem de serviço para início da execução da obra vai ser assinada.

Esse é o último eixo da transposição a ser licitado. O ministro afirmou durante entrevista que está em fase de conclusão a licitação para que, encerrado este processo, a obra possa ser iniciada. A conclusão está prevista para três anos após o início. 

O Ramal do Apodi será executado com investimentos que superam R$ 1 bilhão. Serão beneficiados 36 municípios do Rio Grande do Norte, dez da Paraíba e oito do Ceará. 

Além disso, com o aumento da vazão em relação ao que estava previsto no projeto original, a intenção é que esse eixo da transposição amplie a irrigação da Chapa da Apodi, uma área entre o Rio Grande do Norte e o Ceará. 

Durante a entrevista, o ministro Rogério Marinho também destacou que a barragem de Oiticica, no RN, deverá estar com a parede constituída e pronta para represar água até o final deste ano. A obra é executada pelo Governo do Estado, com recursos liberados pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. Trata-se de um projeto que é executado há mais de trinta anos. 

“Recebemos determinação do presidente para que as obras hídricas, como Oiticica, e de saneamento tenham atenção e prioridade para que não  enfrentam dificuldades de continuidade”, afirmou o ministro. 

Da Tribuna do Norte

Em ação, MP pede ressarcimento de R$ 32,6 milhões da Arena das Dunas ao governo do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Ministério Público do RN (MPRN) está movendo uma ação civil pública para que a Justiça condene a Arena das Dunas e o ex-secretário extraordinário para Assuntos Relativos à Copa do Mundo de 2014 (Secopa), Demétrio Torres, ao ressarcimento de R$ 32.633.331,92 ao Estado. Segundo o MP, metade deste valor é referente ao pagamento por danos morais e coletivos à sociedade.

A reportagem procurou a Arena das Dunas para comentar o caso, mas até a última atualização desta matéria não recebeu resposta. O G1 não conseguiu contato com o ex-secretário Demétrio Torres.

Com a ação, foi requerida também a indisponibilidade de bens dos demandados, no valor referente a esse montante.

Além disso, Ministério Público pediu que Justiça determine que a Arena das Dunas inclua as receitas de fontes adicionais na receita líquida, se abstendo de adotar interpretação diversa do conceito de “receita líquida” prevista na Lei nº 6.404/1976.

Segundo o MP, essa ação visa ajustar imediatamente a “interpretação ilícita, equivocada e sem amparo no ordenamento jurídico, de ‘receita líquida’ adotada pela Arena das Dunas, evitando, assim, o agravamento da lesão ao erário”.

Para o órgão, é necessário solução, já que entende que o Estado está sendo prejudicado na parceria que foi firmada antes da Copa do Mundo de 2014, devido às ilegalidades encontradas.

TRE-RN retotaliza votos e Jacó Jácome é diplomado como deputado estadual

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

jaco

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte entregou na noite de segunda-feira (8) o diploma de deputado estadual eleito a Jacob Helder Guedes de Oliveira Jácome, conhecido como Jacó Jácome (PSD). Ele assume a cadeira que era ocupada por Sandro Pimentel (PSOL), que teve os votos anulados pelo Tribunal Superior Eleitoral por irregularidades na prestação de contas referente à campanha eleitoral de 2018.

O TSE determinou a retotalização dos quocientes eleitoral e partidário sem computar os 19.158 votos atribuídos a Pimentel, o que indicou a eleição de Jacó Jácome, que obteve 26.864 votos.

Ainda na segunda-feira, o desembargador Gilson Barbosa, presidente do TRE-RN, encaminhou ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ezequiel Ferreira, comunicando a retotalização dos votos e diplomação de Jacó Jácome para dar cumprimento à determinação do TSE.

PSOL perde cadeira

A decisão do TSE cita a cassação de mandato de Pimentel, por ilícitos eleitorais, ocorrida em outubro do ano passado, o que acarreta na nulidade dos votos do candidato. Segundo o documento, não se admite que os votos dados a Sandro sejam computados para a legenda, seguindo o artigo 175 do Código Eleitoral. Com isso, o PSOL perdeu a única cadeira na Assembleia Legislativa do RN após a recontagem dos votos.

Sandro foi julgado por ato lícito previsto no art. 30-A da Lei 9.504/97. O deputado teria recebido recursos financeiros na conta de campanha, por meio de depósito em espécie, sem comprovação da origem do dinheiro. A decisão do TSE destacava que o deputado teria recebido de forma irregular a quantia de R$ 35.350,00 (78,82% do total arrecadado) dessa forma.

As doações pessoais que teriam sido feitas por ele mesmo e outra pessoa foram realizadas por meio depósito e em valor acima do permitido pela regra eleitoral. Em sua defesa, o deputado argumentou que usou recursos próprios para fazer as doações pessoais, no entanto, a Justiça considerou que a demonstração de renda e de saques feitos anteriormente não comprovaria a origem do recurso.

“Não se demonstrou que o montante pertencia ao candidato e ao outro suposto doador, porquanto o primeiro se limitou a comprovar a existência de saques de quantias expressivas das próprias contas bancárias, mas nenhuma evidência de correlação das respectivas datas e valores com as doações feitas à campanha”, diz o relatório.

Governo anuncia novo lote de vacinas e mais leitos para o Rio Grande do Norte

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Rio Grande do Norte vai receber nesta quarta-feira (10) mais um lote de vacina contra a covid-19. As 43.200 doses chegam à tarde e serão enviadas aos municípios, tão logo estejam liberadas, para que seja continuada a vacinação de idosos na faixa etária de 75 a 79 anos. No Estado, 737,4 mil pessoas fizeram o cadastro no RN+ Vacina.

O número de vacinados até agora é de 121.406, cobertura considerada muito baixa pela governadora Fátima Bezerra, que vem cobrando do Ministério da Saúde medidas para apressar o cumprimento do Plano Nacional de Imunização (PNI).

A expansão da vacina como forma mais eficaz e viável de deter avanço do novo coronavírus é uma das reivindicações do Fórum de Governadores, que está defendendo a criação de um pacto nacional em defesa da vida. “Estamos fazendo um apelo ao Governo Federal para que mais vacinas cheguem e possamos superar esse tempo difícil o mais rápido possível”, explicou a governadora.

Nessa terça-feira (9), Fátima Bezerra defendeu as medidas restritivas adotadas para ampliar o isolamento social no Rio Grande do Norte, diante do agravamento da pandemia. As medidas, mais duras, como o toque de recolher das 20h às 6h e durante todo o dia nos domingos e feriados, estão em vigor desde o sábado passado e foram implantadas após diálogo com diversos setores da sociedade potiguar. 

De acordo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN), o número de casos confirmados de Covid-19 este ano já passa dos 40 mil, com reflexos na estrutura hospitalar montada para atender os pacientes que precisam de internação.

Às 17 horas dessa terça-feira (9), a taxa de ocupação de leitos críticos era de 96,1% no Estado. Considerada pelas autoridades sanitárias como o epicentro dessa nova fase da doença, a Região Metropolitana de Natal estava com 94,9% de ocupação, havia 78 pacientes na lista de espera por UTI e apenas 11 disponíveis.  A taxa da região Seridó era de 94,4% e a do Oeste 98,9%.

Leitos

A governadora disse que o Governo do Estado está abrindo mais leitos para atender doentes graves, mas observou que existe um limite para isso, em função das dificuldades de comprar equipamentos no mercado e de contratação de mão de obra. “Há dez dias que o ministro Eduardo Pazuello ficou de enviar equipamentos para ajudar na expansão de novos leitos, mas até o momento só chegaram 10 ventiladores. As bombas de infusão não vieram. Não é por que o ministro não queira enviar, mas porque estão faltando.”

Da Tribuna do Norte

TJRN confirma inconstitucionalidade de isenção de IPTU para servidor público municipal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Plenário do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte julgou o mérito da ação direta de inconstitucionalidade nº 0808231-87.2019.8.20.0000 e ratificou medida liminar concedida em 1º.07.2020 que considerava inconstitucional trecho do Código Tributário do Município de Caicó (RN) que concedida isenção de IPTU para os servidores públicos municipais.

A ação foi proposta pelo prefeito Robson de Araújo através do serviço de consultoria prestado pelo escritório Síldilon Maia Sociedade de Advocacia, ainda no ano de 2019.

Relator do processo, o Des. Amaury Moura Sobrinho destacou o seguinte:

“Vale referir que a isenção do IPTU pode ser concedida em favor de contribuintes que se encontrem em situações peculiares, que recomendem um tratamento fiscal diferenciado, como forma de evitar que o pagamento do tributo se torne excessivamente oneroso, ou como forma de incentivo para aqueles que desenvolvem determinadas atividades.

Nessa perspectiva, de se observar que o fato do sujeito passivo ostentar a condição de servidor público municipal, por si só, não constitui um fator relevante para que seja contemplado com benefícios fiscais, tendo em vista que tal vínculo não interfere em sua capacidade contributiva, nem implica a realização de atividades que necessitem de um tratamento tributário diferenciado para alcançarem melhores resultados.

Assim, se revela evidente que inexiste correlação lógica entre o exercício de um cargo público municipal e a dispensa do pagamento do IPTU, considerando a ausência de qualquer situação especial capaz de justificar um tratamento tributário diferenciado, afigurando-se tal isenção apenas como uma forma de privilegiar a categoria dos servidores públicos do Município de Caicó, em prejuízo dos demais contribuintes”.

O advogado Síldilon Maia, que assinou o pedido de inconstitucionalidade, disse que “a decisão deverá gerar uma arrecadação anual adicional de cerca de R$ 2 milhões e chega numa boa hora, visto que, em razão da pandemia do COVID-19, todos os municípios brasileiros deverão enfrentar uma grave crise fiscal”.