Papa Francisco agradece a jornalistas por ajudarem a expor escândalos sexuais na Igreja

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O papa Francisco agradeceu a jornalistas neste sábado (13) por ajudarem a revelar os escândalos de abuso sexual por parte do clero que a Igreja Católica Romana inicialmente tentou encobrir. O pontífice elogiou o que chamou de “missão do jornalismo” e disse ser vital que repórteres saiam de suas redações e descubram o que está acontecendo no mundo exterior para conter a desinformação muitas vezes encontrada on-line.

“Agradeço vocês pelo que nos dizem sobre o que está errado na Igreja, por nos ajudarem a não esconder isso embaixo do tapete, e pela voz que vocês deram às vítimas de abuso”, disse o papa. Francisco falou em cerimônia para homenagear dois correspondentes veteranos – Philip Pullella, da Reuters, e Valentina Alazraki, da mexicana Noticieros Televisa – por suas longas carreiras cobrindo o Vaticano.

Os escândalos de abuso sexual chegaram às manchetes em 2002, quando o jornal norte-americano “The Boston Globe” escreveu uma série de artigos expondo um padrão de abuso de menores por clérigos e uma cultura disseminada de ocultar esse tipo de ação dentro da Igreja.

Powered by WPeMatico

Terceirização cresce 508% na administração direta dos municípios do RN, diz IBGE

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Pesquisa de Informações Básicas Municipais (Munic), divulgada nesta semana pelo IBGE, aponta que, em 2020, os municípios potiguares possuíam 3.623 pessoas contratadas sob regime celetista na administração direta. Na comparação com 2017, houve um aumento de 508% – eram 713 funcionários celetistas.

A Munic também indica uma redução no quadro de funcionários da administração indireta municipal, saindo de 1.658 em 2017 para 785 em 2020. Isto ocorreu mesmo com o aumento do número de municípios que possuíam esse tipo de estrutura. Eram 22 prefeituras que contavam com administração indireta, passando a 28, de acordo com esse novo levantamento.

A cada ano, a Munic investiga temas específicos relacionados à atuação dos governos municipais, reaplicando os questionários após quatro anos. Isto permite a identificação de mudanças nas estruturas das prefeituras, bem como nos programas e ações que elas executam.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Prefeito visita montagem da estrutura da Praça do Mirassol para abertura do Natal em Natal

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nos preparativos para conduzir o acendimento da Árvore de Mirassol e a abertura oficial do Natal em Natal, o prefeito Álvaro Dias esteve nesta sexta-feira (12) na praça da Árvore para conferir a montagem da estrutura que vai receber shows musicais, concertos e a nova loja Natal Original, que está sendo reformada e repaginada. A visita foi acompanhada pela primeira-dama Amanda Grace Dias e demais gestores e secretários. A inauguração está marcada para o dia 19 de novembro. 
 
Além da nova iluminação, a praça vai receber diversas atrações musicais, gastronomia, área de lazer infantil e casinha do Papai Noel para fotos. O local será ponto de encontro e roteiro turístico para visitantes, que poderão se divertir com segurança e levar uma lembrança da nossa cultura. A programação vai até dia 6 de janeiro de 2022.
 
“Viemos conferir a obra da loja Natal Original e toda a estrutura onde vamos instalar e acender a Árvore de Natal e começar as festividades do Natal em Natal, com aquele clima de alegria da Noite de Natal e Ano Novo . É o recomeço dos grandes eventos culturais em nossa cidade”, disse o prefeito.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Motociclista morre em acidente na BR-304, em Mossoró

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um motociclista morreu na manhã deste sábado (13) após colisão com um carro no Km 41 da BR-304, em Mossoró. O acidente foi registrado em trecho urbano da rodovia, no bairro Aeroporto, próximo a uma fabrica de material de limpeza.

Segundo informações de populares, a moto tentava atravessar a pista quando foi atingida pelo carro modelo Corolla, por volta das 10h. Socorristas ainda foram ao local, mas encontraram o motociclista sem vida. A vítima não havia sido identificada pelo Itep até a publicação da matéria. A via no sentido Mossoró-Fortaleza ficou parcialmente interditada por causa do acidente.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Carreta carregada de melão tomba após colisão com caminhonete na região Oeste do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Uma carreta carregada de melão tombou após bater na lateral de uma caminhonete na madrugada deste sábado (13), na BR-405, no município de Governador Dix-Sept Rosado, região Oeste do Rio Grande do Norte. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, três pessoas tiveram ferimentos leves.

De acordo com a PRF, o acidente aconteceu por volta de 1h, nas imediações do Km 40. A carreta Volvo/NL10, carregada com 27 toneladas de melão, bateu lateralmente em uma picape Strada e tombou causando a interdição da via.

Os três ocupantes da caminhonete tiveram ferimentos leves e foram levados para o hospital do município de Felipe Guerra. O condutor da carreta não se feriu e permaneceu no local do acidente.

Powered by WPeMatico

Prefeitura de Natal autoriza retorno de 100% dos estudantes da rede municipal na terça-feira (16)

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A prefeitura de Natal publicou portaria em que autoriza a retomada das aulas presenciais para 100% dos estudantes da rede municipal de ensino a partir de terça-feira (16). Com esta decisão publicada no Diário Oficial do Município na sexta-feira (12), acaba o sistema de rodízio entre os alunos.

Segundo a prefeitura, a medida da ampliação de 50% para 100% foi orientada pelo Comitê Científico da Prefeitura do Natal. Também considera a avaliação sistemática e contínua do cenário epidemiológico da Covid, por meio do monitoramento de registros de casos confirmados e a queda do índice de transmissibilidade decorrente da ampliação do percentual de avanço da vacinação da população.

A rede municipal de ensino de Natal atualmente atende 58.445 estudantes da Educação Infantil (creche e pré-escola), Ensino Fundamental (1º a 9º ano) e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Fãs de F1 voltam a Interlagos após quase dois anos, mas muitos sem máscara

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quase dois anos depois de sua última etapa, o fã de automobilismo voltou a Interlagos para contemplar um evento de F1. A expectativa da organização é de um público de até 170 mil presentes contabilizando os três dias (de sexta a domingo).

Com isso, o GP de São Paulo, que acontece neste domingo (14), às 14h, deverá ser uma das atrações com o maior número de pessoas aglomeradas no Brasil em meio à pandemia.

A capacidade do autódromo é de 60 mil pessoas. O recorde em um evento esportivo no Brasil durante a pandemia foi de 60.142 torcedores no duelo entre Atlético-MG e América, em Belo Horizonte, no último domingo (7), pelo Campeonato Brasileiro.

Casa da F1 desde 1990, a capital paulista não pôde receber a categoria em 2020 por conta justamente do coronavírus, o que frustrou os apaixonados pelo esporte a motor e afetou os bolsos, sobretudo, do setor de serviços e comércio.

Powered by WPeMatico

Eduardo Bolsonaro ataca The New York Times

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) fez neste sábado (13.nov.2021) uma série de publicações no Twitter para criticar o The New York Times. Segundo o congressista, o jornal estadunidense “soma-se aos esquerdistas Folha, Globo e Estadão para criar a narrativa pré-eleição 2022, para que não se possa sequer contestar um processo eleitoral”. 

O filho do presidente deu a declaração ao comentar sobre um artigo publicado pelo The New York Times na 5ª feira (11.nov.2021) assinado pelo jornalista Jack Nicas. O texto afirma que a ligação entre o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e ex-presidente Donald Trump por meio de redes sociais conservadoras pode ameaçar as eleições do ano que vem.

Powered by WPeMatico

Conferência da ONU chega a acordo para evitar catástrofe climática

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A conferência climática da Organização das Nações Unidas (ONU) na Escócia terminou com um acordo global que busca pelo menos manter viva a esperança de limitar o aquecimento global a 1,5 grau Celsius e, portanto, uma chance realista de salvar o mundo das catastróficas mudanças climáticas.

Alok Sharma, presidente da conferência, bateu o martelo para sinalizar que não houve objeções decisivas das quase 200 delegações nacionais presentes em Glasgow. As delegações incluem desde superpotência alimentadas a carvão e gás a produtores de petróleo e ilhas do Pacífico, que estão sendo engolidas pela elevação do nível do mar.

Após revisão, o acordo foi aprovado, depois de uma mudança de última hora no texto em relação ao carvão, o que provocou reclamações de países vulneráveis quer queriam um comunicado mais definitivo sobre subsídios a combustíveis fósseis. Depois de uma mudança de última hora na linguagem em torno do carvão, com a Índia sugerindo substituir a palavra “eliminar” por “reduzir”, Sharma sinalizou que o texto foi aprovado.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

País supera 350 milhões de vacinas contra covid-19 distribuídas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O Brasil ultrapassou, na manhã de hoje (13), a marca de 350 milhões de doses de vacina contra a covid-19 distribuídas para aplicação por estados, municípios e o Distrito Federal. A marca foi divulgada pelo Ministério da Saúde.

De acordo com o painel informativo atualizado pela pasta, a vacina mais distribuída até o momento foi a desenvolvida pelo consórcio de laboratórios internacionais Pfizer/BioNTech, com 132,8 milhões de doses. Em seguida vêm os imunizantes de Fiocruz/AstraZeneca (118,2 milhões), Butantan/Sinovac (100,9 milhões) e Janssen (4,8 milhões).

Das doses distribuídas, 294,2 milhões já foram aplicadas, de acordo com os dados oficiais. Com isso, 156,7 milhões de pessoas receberam ao menos uma dose de vacina, o equivalente a 70% da população, informou a Saúde. Dessas, 126,2 milhões completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única (Janssen).

Powered by WPeMatico