Inspirado na tradicional cozinha regional, o Chef Josifran Gomes, natural de Caicó, Região do Seridó potiguar, leva sabores e aroma às mesas com seu estilo contemporâneo. Seu trabalho e dedicação à gastronomia estão sendo reconhecidos mais uma vez. Ele é um dos chefs representantes do Rio Grande no Norte ao Prêmio Nacional Dólmã 2022, uma das mais importantes premiações gastronômicas do País.
“Essa indicação tem muito significado para mim. Poder estar representando minha cidade, meu sertão, meu Seridó. Isso me deixa muito gratificado, é um reconhecimento à minha vida profissional”, afirma.
De origem simples, Josifran iniciou a carreira na gastronomia como auxiliar de cozinha, em 2016, em restaurantes de Caicó. E seu talento começou a ser reconhecido cedo. Em 2017, ganhou o primeiro concurso que participou, o Chef Arretado de Caicó, conquistando novamente a premiação no ano seguinte.
Em 2018, o Josifran mudou-se para Natal em busca de conquistar novos horizontes e se aperfeiçoar nos estudos. “A minha cidade não tinha muito a oferecer para que eu crescesse mais profissionalmente, então fui para a capital em busca de mais experiência e qualificação”, conta.
Na capital, começou como auxiliar de cozinha em um dos maiores restaurantes da cidade e apenas dois meses depois se matriculou no curso de Gastronomia da Universidade Potiguar (UnP). Após a graduação, veio o desejo de andar com as próprias pernas em busca do tão sonhado cargo de Chef de cozinha.
O sonho se concretizou quando assumiu a cozinha de um restaurante de comida saudável. E, logo, surgiram novos convites para chefiar outras casas.
Em 2021, foi um dos vencedores do primeiro concurso profissional gastronômico do estado, o Festival Enchefs RN, que funciona como uma premiação prévia ao Prêmio Dólmã. Assim, Josifran conquistou uma das vagas e concorreu pela primeira vez ao Prêmio Dólmã, que aconteceu no Pará.
Agora, ele tem mais uma chance de ser o Embaixador da Gastronomia do Rio Grande Norte. Juntamente com os Chefs Elizabeth Assunção e Jefferson Mikael, Josifran Gomes concorre ao Prêmio Dólmã 2022, que acontece no Amapá.
Para o Chef Josifran chegar onde está não foi tarefa fácil. “Sair de uma cidade do interior para a capital, sem conhecer nada, em busca de estudo e conhecimento foi abrir mão de muitas coisas, família, casa. Hoje, olho pra trás e tenho muito orgulho da minha trajetória e de tudo que já conquistei”, salienta.
Ele aproveita e deixa um recado para os futuros cozinheiros e Chefs: “As pessoas costumam dar desculpas de que não podem, mas eu sou uma prova de que qualquer pessoa pode chegar onde ela quiser, basta querer e acreditar. Estou podendo mostrar que o Seridó tem profissionais que podem concorrer entre todos os outros do Brasil”.