Detran realiza ações itinerantes de exames prático e teórico no interior do RN

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

 

O Departamento Estadual de Trânsito do RN (Detran) iniciou nesta segunda-feira (05) o processo itinerante de avaliação teórica e prática de habilitação de condutores em cidades do interior do Estado. Este mês serão visitadas mais de 30 cidades onde os examinadores do Detran avaliam a capacidade dos alunos na prova teórica de legislação de trânsito e no exame prático monitorado de direção veicular.

No caso dos exames práticos, o Detran está nesta terça-feira (06) na cidade de Caicó; seguindo para Jaçanã (07/12); Patu (08); Umarizal (09/12); São Miguel e Alexandria (12/12); Pau dos Ferros (13/12); Apodi e Caraúbas (14/12); Santa Cruz e Tangará (15/12); Passa e Fica e Nova Cruz (16/12); Macau e Gramaré (19/12); Alto dos Rodrigues e João Câmara (20/12); Assú e Angicos (21/12); Goianinha e São José do Mipibu (22/12); Extremoz (23/12); Parelhas e Acari (26/12); Jardim do Seridó e Jucurutu (27/12); Currais Novos (28/12); Lagoa Nova (29/12); e São Paulo do Potengi (30/12).

Na mesma ação itinerante o Detran aplica provas online de legislação de trânsito nas cidades de Macau (1º e 23/12); Assú (06, 12 e 20/12); Lagoa Nova (08/12); Goianinha (09/12); Umarizal (15/12); Caraúbas (16/12); Apodi (27/12); e Patu (28/12).

A prova de legislação é a primeira etapa após a conclusão do curso teórico realizado pelo usuário no CFC. Os candidatos fazem a avaliação numa sala específica, onde são utilizados computadores individuais que exibem a prova de conhecimento teórico versando sobre legislação e a prática correta de conduzir veículo no trânsito. Os procedimentos de realização da prova são simples e o usuário precisa apenas utilizar o mouse para selecionar a resposta correta de cada questão.

O candidato ao clicar no botão que finaliza a prova tem os dados do resultado lançados no Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach) e no site do Detran, no espaço com informações específicas do usuário. A partir do resultado positivo do provão, o aluno poderá prosseguir para as aulas práticas de volante.

Já o exame prático monitorado de direção veicular é a última etapa para tirar a CNH para quem está apto nos exames médico e psicológico, e que concluiu as aulas teóricas e práticas. Para ser aprovado no teste de volante, é preciso que o candidato não cometa falta eliminatória e que a soma dos pontos negativos seja menor que três.

banner_seridopneus-770

Brasil goleia a Coreia do Sul e enfrenta a Croácia nas quartas da Copa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A seleção brasileira fez seu melhor jogo no Catar, goleou a Coreia do Sul por 4 a 1 nesta segunda-feira e avançou às quartas de final da Copa do Mundo. Os gols foram de Vini Júnior, Neymar, Richarlison e Paquetá – Paik Seung-Ho descontou.

Reforçado pelas voltas de Danilo e do próprio Ney, o time brasileiro definiu a partida ainda na primeira etapa, quando fez os quatro gols e chamou a atenção pelo grande volume ofensivo no estádio 974. A busca pelo hexa agora segue contra a Croácia, que eliminou o Japão nas oitavas.

Recuperado do entorse no tornozelo direito que sofreu na estreia da Copa, contra a Sérvia, Neymar foi titular e peça importante na goleada. No primeiro gol, atraiu a marcação sul-coreana antes de Vini Júnior marcar. Brasil e Croácia vão disputar uma vaga na semifinal na próxima sexta-feira, às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação. Quem vencer vai enfrentar na fase seguinte o ganhador do confronto entre Holanda e Argentina, que também jogam na sexta, às 16h (de Brasília), no Lusail.

Powered by WPeMatico

Goleiro brilha nos pênaltis, e Croácia avança às quartas da Copa

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Livakovic deixa o próprio nome marcado na história da Croácia. Após o empate por 1 a 1 no tempo regulamentar, diante do Japão, o camisa 1 defendeu três pênaltis – de Minamino, Mitoma e Yoshida – e garantiu a classificação croata às quartas de final da Copa do Mundo.

O placar nas penalidades terminou em 3 a 1 – depois de quatro cobranças para cada. No tempo normal, Maeda havia aberto o placar pelo Japão, e Perisic empatou. Livakovic não passou despercebido durante os 90 minutos – e mais 30 da prorrogação -, mas mostrou seu poder decisivo no último momento da partida: a disputa por pênaltis. Com tranquilidade, defendeu os chutes de Minamino, Mitoma e Yoshida, e colocou a Croácia novamente nas quartas de final.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Jair Bolsonaro chora durante cerimônia das Forças Armadas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nesta segunda-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro marcou presença na cerimônia de Cumprimento dos Oficiais-Generais das Forças Armadas, no Clube Naval de Brasília.

Durante o evento, foi possível perceber que o chefe do executivo se encontrava com os olhos lacrimejando. A situação ocorreu no momento do cumprimento aos presentes. A primeira-dama Michelle acompanhava o marido, e também se emocionou durante a cerimônia.

Jair Bolsonaro somente saudou os participantes do evento, não realizando discursos. Após a cerimônia, ele se reuniu com militares para almoçar. Esta foi uma rara aparição do presidente, que se encontrava afastado dos holofotes desde a derrota para Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições presidenciais deste ano.

Powered by WPeMatico

PEC da Transição deve sofrer mudanças e prever Bolsa Família fora do teto por 2 anos, diz senador

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O autor da chamada PEC da Transição, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou que o texto em análise no Senado deve sofrer mudanças e o período em que o Bolsa Família ficará fora da regra do teto de gastos “provavelmente” será reduzido de quatro para dois anos.

Castro deu a declaração depois de participar de uma reunião com os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e Arthur Lira (PP-AL), que buscam um acordo para a aprovação da PEC. O texto, incluído na pauta desta semana do Senado, autoriza gastos fora do teto para viabilizar a manutenção do pagamento de R$ 600 aos beneficiários do Auxílio Brasil, que voltará a se chamar Bolsa Família no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Prestadores de serviço agora podem emitir Nota Fiscal por aplicativo da Receita

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Prestadores de serviço passam a poder emitir Nota Fiscal Eletrônica de Serviços (NFS-e) por aplicativo, lançado na última quinta-feira, 1º. Além da emissão de notas, o sistema também permite consulta aos documentos já lançados e checagem de eventuais registros ainda não transmitidos.

O aplicativo é resultado de uma parceria da Receita Federal com a Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais, Confederação Nacional dos Municípios, Frente Nacional dos Prefeitos e outras entidades representativas e contribuintes. O sistema é gratuito e está disponível para as plataformas iOS e Android.

Powered by WPeMatico

Faustão recebe proposta de emissora e decide futuro na TV

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Após sair da Globo e fazer a emissora carioca reorganizar a programação, entregando o tradicional programa dominical que levava seu nome a Luciano Huck, Faustão foi contratado pela Band para um programa diário. No entanto, segundo informações do colunista Gabriel Vaquer, do Notícias da TV, Faustão recebeu uma proposta de uma emissora concorrente e resolveu se deixará a Band.

Apesar dos rumores de que estaria insatisfeito com a Band depois de deixar o “Domingo” na Globo, que está rendendo momentos engraçados para o público, o apresentador recusou a proposta da Record e revelou o motivo. “Lá [na Band] tenho liberdade e me pagam direitinho”, explicou em entrevista ao site.

Porém, ainda não é certeza se o programa de Faustão continuará diário na Band ou se ocupará um horário nobre em um ou dois dias na emissora. A Band deve decidir o futuro do apresentador nas próximas duas semanas.

Powered by WPeMatico

Mercado não trata Lula como tratou Bolsonaro, diz Helder Barbalho

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse, em entrevista ao Poder360, que o mercado não trata o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da mesma forma que tratou o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL). Para ele, seria uma injustiça que será corrigida com o tempo.

“A memória do governo Lula traz um governo comprometido com a estabilidade econômica do Brasil e com a agenda fiscal. O Brasil cresceu e foi uma bela oportunidade para as pessoas terem acesso ao emprego e políticas de transferências de renda“, disse.

Helder defende que o MDB faça parte da base de apoio de Lula. Segundo ele, o governo será uma mescla de responsabilidade fiscal com social –apesar das desconfianças. Mas o seu discurso se afasta da fama que o MDB do passado tinha, de ser um partido fisiológico. Ele diz que o motivo do apoio é, acima de tudo, a defesa da democracia.

“O governo Lula representa a configuração da democracia e precisa dar certo sob pena de corrermos um severo risco vindo daqueles que alimentam a luta ideológica e questionam a democracia com atos criminosos que lamentavelmente temos assistido“, disse.

Powered by WPeMatico

Fifa recua sobre formato de Copa com 48 seleções

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Depois que fechar as malas no Qatar, a Copa do Mundo terá três casas em 2026, Estados Unidos, Canadá e México. Também já se oficializou que o número de seleções, que passará de 32 para 48. Mas a Fifa voltou atrás sobre o formato de disputa, que agora está indefinido.

“Isso não está decidido”, disse Arsène Wenger, chefe de desenvolvimento global de futebol da Fifa, ao responder sobre qual seria o formato adotado para a competição.

“Mas podem ser 16 grupos de três [seleções], 12 grupos de 4, ou dois lados com seis grupos de 4 [com 24 em cada lado]”, ponderou o ex-técnico do Arsenal. “Não posso definir isso, será decidido pela Fifa e acho que será no próximo ano”, completou o francês, citando um conselho que vai se reunir em 2023.

A resposta dada hoje por Wenger, em um encontro de grupo de estudo técnico com a imprensa, contraria a proposta divulgada em janeiro de 2017. Há cinco anos, a fórmula sugerida era de 16 grupos com três seleções. As duas melhores de cada grupo se classificariam para os mata-matas, que começariam uma fase antes das oitavas de final.

Powered by WPeMatico

banner-CDS-1

Mourão diz que apoiadores de Bolsonaro precisam aceitar vitória de Lula: ‘Agora tem de governar’

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O vice-presidente Hamilton Mourão, senador eleito pelo Republicanos do Rio Grande do Sul, afirmou na última sexta-feira, 2, que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) devem aceitar a vitória do futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Está chegada a hora de as pessoas compreenderem que ele foi eleito e agora tem de governar”, disse. Desde a divulgação do resultado do segundo turno, apoiadores do chefe do Executivo têm protestado na frente de quartéis e em rodovias contra o resultado das urnas. Mourão defendeu as manifestações, alegando que as pessoas estão demonstrando seu “inconformismo” com o processo eleitoral”.

“Em primeiro lugar, as pessoas que estão nas ruas se manifestando de forma ordeira e pacífica, e muitas vezes sendo taxadas de golpistas e antidemocráticas, estão externando seu inconformismo com um processo eleitoral que teve os seus vícios. O principal vício ocorreu quando a Suprema Corte simplesmente anulou todos os processos aos quais o ex-presidente Lula foi submetido, julgado e condenado. É algo que, na minha visão, foi uma manobra jurídica que permitiu que o ex-presidente voltasse ao jogo”, disse o atual vice, em entrevista ao site Gaz, do Rio Grande do Sul.

Powered by WPeMatico

banner_seridopneus-770

Quatro pessoas são presas em rodovias federais do RN no último final de semana

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Quatro pessoas foram presas no último final de semana pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). As ações ocorreram em rodovias federais em Natal e no interior do estado. Três das quatro prisões ocorreram no último sábado (3).

A primeira delas foi logo pela manhã, quando a PRF recuperou um veículo que estava desaparecido até então. O proprietário do automóvel entrou em contato com a corporação, que atuou na condução do veículo e o seu condutor para a Polícia Civil. O caso foi registrado em Mossoró.

Também no sábado, e ainda no município mossororense, um homem de 39 anos foi preso por porte ilegal de arma de fogo. Ele transportava uma pistola dentro de um veículo sem documentação adequada. Além da arma, foram apreendidas 34 munições intactas. A ação ocorreu na BR 304, no KM 57.

Já durante a noite, um homem de 41 anos foi preso em São Gonçalo do Amarante. Ele foi enquadrado no crime de embriaguez ao volante, constatado pelo teste do etilômetro (bafômetro), com concentração de 0.95 mg de álcool por litro de ar expelido. O agravante da ação foi que o condutor tentou fugir quando notou a presença da PRF. O caso foi registrado na BR 101 Norte.

A última prisão foi no domingo (4). Um homem de 37 anos também foi detido por embriaguez ao volante. Ele conduzia uma motocicleta e apresentou concentração alcoólica de 0.52 mg/l. Em todos os casos, os indivíduos foram conduzidos para Delegacias de Polícia Civil locais para os procedimentos cabíveis.

Powered by WPeMatico

Escola Multicampi de Ciências Médicas abre vagas Residência Médica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM) abriu 18 vagas para Residência Médica com ingresso em 2023. As bolsas são remuneradas no valor de R$ 4.106  e têm carga horária de até 60h semanais. Podem se candidatar os médicos que desejam se especializar em Clínica MédicaCirurgia Geral e Medicina de Família e Comunidade. As inscrições vão até o dia 11 dezembro, no valor de R$ 150 e acontecem por meio da página do Sigaa. 

Para se candidatar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição obedecendo ao seguinte caminho: Latu sensu > Processos Seletivos > Entrar com Gov.br. Além disso, deve ser enviado o pagamento da taxa de inscrição para o e-mail, no qual também podem ser solicitadas atendimento diferenciado para os  candidatos deficientes, lactantes mediante envio do atestado médico. 

A seleção será feita por meio de uma prova objetiva com 100 questões. Dessas questões,  20 serão de Clínica Médica, 20 para Cirurgia Geral, 20 na área de Ginecologia e Obstetrícia, 20 de Pediatria e 20 para Medicina de Família e Comunidade/Saúde Coletiva.  A prova será aplicada no município de Caicó no dia 15 de janeiro de 2023, às 14h, com duração de quatro horas. 

Powered by WPeMatico

Em Caicó, homem é encontrado morto na zona oeste

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Um homem de 39 anos foi encontrado morto na madrugada desta segunda-feira (5) em Caicó, no Seridó potiguar. A vítima foi identificada como Fábio Souza Faria e o crime ocorreu no bairro João XXIII, próximo ao local onde ele morava.

De acordo com informações do 6º Batalhão de Polícia Militar, a vítima estava em um bar durante toda a noite quando, por volta de 1h, entrou em contato com a PM para avisar que sua moto tinha sido furtada. A Polícia Militar fez buscas pela região e não localizou a motocicleta.

Após voltar para a corporação, os militares voltaram a ser acionados às 2h30. Moradores da região afirmaram que dois homens estavam em luta corporal na passagem molhada que dá acesso ao bairro. Ao chegar, os militares já encontraram Fábio caído desacordado. Apesar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ter chegado para prestar os primeiros socorros, a vítima morreu no local.

Powered by WPeMatico

Criminosos fazem arrastão em casas e obrigam vítimas a dirigirem carros roubados

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Criminosos fizeram arrastão em duas casas, obrigaram vítimas a dirigirem carros roubados e trocaram tiros com a Polícia Militar, na noite de domingo (4), em Natal. Um adolescente foi apreendido. Os roubos aconteceram no conjunto Cidade Satélite, bairro Pitimbu, Zona Sul da capital. Por volta das 22h30, seis bandidos invadiram um terreno na rua Cumaru em que há três residências.

Cinco deles invadiram duas casas e um ficou no lado de fora, dando cobertura aos comparsas. Os bandidos renderam cinco vítimas – três em uma casa e duas em outra. Dos imóveis, eles levaram três aparelhos de televisão, dois videogames, dois notebooks, sete aparelhos celulares e cartões de crédito. Duas das vítimas foram sequestradas e obrigadas a dirigir os dois carros até a Via Costeira, onde foram abandonadas.

Powered by WPeMatico

Cadastro de quilombolas em tarifa social de energia será feito a partir de amanhã no Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Neoenergia Cosern vai realizar, a partir desta terça-feira (6), o cadastro na tarifa social para quilombolas de duas comunidades em Currais Novos, no Seridó potiguar. O cadastramento será feito pela companhia através da Unidade Móvel de Atendimento, que estará nos locais nesta terça e quarta-feira (6 e 7).

Serão beneficiadas as comunidades quilombolas Queimadas Família Lodugero e Negros do Riacho. A tarifa social é um benefício que concede até 100% de desconto na fatura de energia elétrica para públicos específicos, como os quilombolas, seguindo regras definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

De acordo com a Neoenergia Cosern, os atendimentos serão feitos das 13h às 16h na comunidade Queimadas Família Lodugero da terça-feira (6) e das 8h às 12h da quarta-feira (7) na comunidade Negros do Riacho.

Powered by WPeMatico

Em visita ao Seridó, Deputado Adjuto Dias e Prefeito Álvaro Dias participam da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O deputado estadual eleito Adjuto Dias e o Prefeito de Natal, Álvaro Dias, estiveram no Seridó neste final de semana. Os dois participaram dos festejos de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira do município de São Fernando. Ao lado de amigos e familiares, eles foram recebidos pelo bispo da Diocese de Caicó, Dom Antonio Carlos, pelo Padre Roney, pároco da cidade, e pelo ex-vereador José Orlando.

“Estivemos visitando o Seridó e participamos da Festa de Nossa Senhora do Patrocínio, padroeira de São Fernando, ao lado de amigos, do Bispo de Caicó, Dom Antônio Carlos, do Padre Roney e do ex-vereador José Orlando, prestigiamos essa linda festa do nosso Seridó. Parabéns a todos pela beleza e organização da festa e que Nossa Senhora do Patrocínio siga intercedendo por nós”, disse o prefeito Álvaro Dias.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil deflagra Operação “Zona Norte” e prende três suspeitos por furto e tráfico de drogas

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, com apoio do 6º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, por meio do Grupo Tático Operacional (GTO), deflagraram, neste sábado (03), a 1ª fase da Operação “Zona Norte”, que resultou em três prisões em flagrante, sendo uma por furto e duas por tráfico de drogas. Mário Francis de Caralho Rego da Silva, 35 anos, foi detido por suspeita de furto qualificado ocorrido na madrugada deste sábado (03); um segundo envolvido foi identificado e está sendo procurado pela equipe da DEFUR.

Por suspeita de tráfico de drogas, foram presos: Eberth Cleiton dos Santos Araújo, mais conhecido como “Coroa”, 23 anos, decorrente da apreensão de porções de cocaína prontas para comercialização que estavam em sua posse; e Elton John de Medeiros Araújo Filho, 22 anos, decorrente da apreensão de maconha, “crack” e dinheiro fracionado superior a R$ 200,00, que estavam em sua posse.

Powered by WPeMatico

Polícia Civil deflagra Operação “Zona Oeste” e prende suspeito por furto em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, com apoio da 3ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Caicó, da 46ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Caicó), 47ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Jardim de Piranhas e da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM) de Caicó e do 6º Batalhão da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN), deflagraram, neste sábado (03), a 1ª fase da Operação “Zona Oeste”. As diligências foram realizadas no bairro João Paulo II, no município de Caicó, com o objetivo de combater roubos e furtos.

Na ocasião, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que resultaram na apreensão de uma arma de fogo calibre 12, munições e uma moto utilizada em um roubo. O suspeito da autoria de um crime de roubo foi identificado e duas pessoas foram conduzidas para prestar esclarecimentos.

O suspeito João Maria dos Santos, 47 anos, foi conduzido até a delegacia, onde confessou a autoria do furto. O objeto foi recuperado e será restituído à vítima. Com a operação, o roubo a um posto de combustíveis teve a autoria provada e a moto utilizada no crime apreendida.

Powered by WPeMatico

Exames de Lula estão dentro da normalidade, diz boletim médico

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva realizou, na manhã deste domingo (4), uma laringoscopia no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O exame já estava previamente agendado. De acordo com boletim médico divulgado pelo hospital, o “exame se mostrou dentro da normalidade.”

Lula seguiu para São Paulo na sexta-feira à tarde, se onde assistiu a derrota do Brasil para Camarões na Copa da Mundo. Entre hoje e amanhã (5) ele deve retornar a Brasília. No dia 20 de novembro, Lula realizou uma laringoscopia para retirada de leucoplasia da prega vocal esquerda, uma lesão na laringe. Na ocasião, o procedimento mostrou ausência de neoplasia (câncer).

Powered by WPeMatico

Caicoense ganha medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caicoense Anna Letícia Bezerra Fernandes, vem se destacando em sua trajetória na Escola Sesc de Ensino Médio, situada no Rio de Janeiro. Há alguns dias a aluna foi agraciada com um certificado emitido pela ESEM por suas notas acima da média. Hoje a caicoense enviou para seu pai, uma foto expondo com muito orgulho sua medalha de bronze na referida olimpíada.

A OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado. Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. Esse ano a Olimpíada contou com 1.181.516 participantes de 12.369 escolas do Brasil.

“Fico muito feliz em poder desfrutar de um ambiente totalmente voltado ao aprendizado e a excelência no que tange o assunto educação. A ESEM é referência em tudo que faz e muito me orgulha em representar Caicó nessa instituição e ser a única aluna representante do RN na turma 2021-2023. Agradeço primeiramente a Deus, meus Pais que sem eles não estaria aqui, e todos os meus familiares e amigos por toda força e incentivo, não é fácil viver longe de todos que amo, mas tudo na vida tem seu preço, e esse é o preço que estou pagando pra tentar ter um futuro no qual almejo”, reitera a nossa medalhista Anna Letícia.

Powered by WPeMatico

Com homenagens ao escritor Muirakytan Macêdo 5° Salão de Artes Visuais foi aberto em Caicó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Foi aberta neste sábado, dia 03 de dezembro, no prédio da antiga prefeitura de Caicó mais uma edição do Salão de Artes Visuais. Na sua 5ª edição a exposição está intitulada de Para Ana e é uma homenagem ao historiador e artista visual Muirakytan Macêdo.

A mostra é um resultado de uma oficina artística promovida pelo SESC Seridó e ministrada pelo artista visual e produtor Clovis Aladim Monteiro.

Há também a participação de artistas convidados da cidade de Caicó e de outras regiões.

Videoarte, performance, gravuras, pinturas, fotografia, dentre outros suportes compõe a mostra, que, para Aladim, “traz este ano uma observação didática, ou um olhar atento ao movimento fluxus, as vanguardas da arte e propõe um novo ou Velho questionamento. O que é arte? Para que serve a arte? Onde está a arte nas nossas vidas?”.

A programação do 5º Salão de Artes Visuais de Caicó segue até o dia 10 de dezembro, sempre à noite

Seminário discute cadeia produtiva de artes do Seridó

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Nos dias 09 e 10 dezembro, Caicó sediará o Seminário da Cadeia Produtiva de Artes do Seridó, promovido pela Muzarte Produções Artísticas com apoio da Associação Cultural Trapiá, tendo como coordenador o ator e produtor Alexandre Muniz. O evento será realizado com recursos do Edital 05/2022 de Economia Criativa do Sebrae/RN e acontecerá no auditório e no anfiteatro do CERES/UFRN, em Caicó-RN.

O seminário apresentará possibilidades de financiamento através de editais e leis de incentivo, bem como a manutenção de coletivos através da comercialização de seus produtos com prefeituras, cobrança de ingressos e venda direta ou através de canais de comércio.

A cadeia produtiva não envolve apenas os artistas e a equipe técnica envolvida no processo de construção de obras artísticas. Ela também beneficia a costureira, o marceneiro, o eletricista, os contrarregras, o pipoqueiro, o mototaxista, favorece a economia com a compra de tecidos, maquiagens e objetos, com a produção de mídias e veiculação em meios de comunicação, entre outros.

“Não há dúvida que o Seridó tem um potencial enorme em relação às artes visuais, ao teatro, à dança, ao audiovisual, à música e a tantas outras manifestações e linguagens das artes. Essa cadeia movimenta muitas pessoas e muitos recursos. Mostrar aos artistas e aos gestores públicos toda esta rede produtiva, inclusiva e empreendedora fará com que melhor compreendamos nosso papel cultural, econômico e social na sociedade em que estamos produzindo”, destaca Alexandre Muniz.

Estudante Caicoense ganha medalha na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

A Caicoense Anna Letícia Bezerra Fernandes, vem se destacando em sua trajetória na Escola Sesc de Ensino Médio, situada no Rio de Janeiro. Há alguns dias a aluna foi agraciada com um certificado emitido pela ESEM por suas notas acima da média. Hoje a caicoense enviou para seu pai, uma foto expondo com muito orgulho sua medalha de bronze na referida olimpíada.

A OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo de alunos, ou seja, o número de alunos participantes não é determinado. Assim como as outras olimpíadas de conhecimento, a OBA tem como objetivo principal difundir o conhecimento astronômico pela sociedade brasileira, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins. Esse ano a Olimpíada contou com 1.181.516 participantes de 12.369 escolas do Brasil.

“Fico muito feliz em poder desfrutar de um ambiente totalmente voltado ao aprendizado e a excelência no que tange o assunto educação. A ESEM é referência em tudo que faz e muito me orgulha em representar Caicó nessa instituição e ser a única aluna representante do RN na turma 2021-2023. Agradeço primeiramente a Deus, meus Pais que sem eles não estaria aqui, e todos os meus familiares e amigos por toda força e incentivo, não é fácil viver longe de todos que amo, mas tudo na vida tem seu preço, e esse é o preço que estou pagando pra tentar ter um futuro no qual almejo”, reitera a nossa medalhista Anna Letícia

Presidente da Câmara concede aposentadoria de mais de R$30 mil a Bolsonaro

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), assinou ato na última 4ª feira (30.nov.2022) concedendo aposentadoria parlamentar ao presidente Jair Bolsonaro (PL).

O texto foi publicado no Diário Oficial da União nesta 6ª feira (2.dez), e o valor do benefício deve beirar os R$ 30.000.

Eis a íntegra da decisão (60 KB). A aposentadoria concedida a Bolsonaro corresponde, segundo o documento oficial, corresponde a 32,5% do subsídio parlamentar, além de 20/35 do pagamento fixado para integrantes do Congresso Nacional.

Deputados e senadores recebem mensalmente remuneração bruta de R$ 33.763 (ou seja, 32,5% equivale a R$ 10.972). Ainda, 20/35 desse valor, no total de R$ 19.293,00

Derrotado na tentativa de ser reeleito, Bolsonaro deixará o Palácio do Planalto em 31 de dezembro deste ano.

Como assegura a lei, o atual presidente terá segurança e aparato oficial custeado pela União, que inclui: 4 servidores para atividades de segurança e apoio pessoal; 2 servidores de cargos em comissão do Grupo DAS (Direção e Assessoramento Superiores) nível 5; 2 motoristas.

Além disso, a cúpula do PL deve dar a Bolsonaro um cargo dentro da legenda.

Atualmente, Bolsonaro recebe R$ 42.880,19 por mês.

Os valores são referentes aos R$ 11.945,49 brutos mensais da aposentadoria como capitão reformado do Exército e R$ 30.934,70 (R$ 23.453,43, descontados os impostos) do salário como presidente da República, segundo o Portal da Transparência.

Até o momento, Bolsonaro abdicava da aposentadoria que teria direito pela Câmara dos Deputados.

5º Salão de Artes Visuais de Caicó homenageia Muirakytan Macêdo

Compartilhar paraShare on FacebookTweet about this on TwitterShare on Google+Share on LinkedIn

Para Ana é o título da exposição que o 5º Salão de Artes Visuais de Caicó inaugurada neste sábado, dia 03 de dezembro, no prédio da antiga prefeitura de Caicó. A mostra é um resultado de uma oficina artística promovida pelo SESC Seridó e ministrada pelo artista visual e produtor Clovis Aladim Monteiro.

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir dos livros do escritor, historiador e artista visual Muirakytan Macêdo. Há também a participação de artistas convidados da cidade de Caicó e de outras regiões. A programação do 5º Salão de Artes Visuais de Caicó segue até o dia 10 de dezembro, sempre à noite.

Powered by WPeMatico