Os alunos Porfirio Amaro, Tallys Santos e Vinícius Marinho, sob orientação do professor Flavius Gorgônio, do Centro de Ensino Superior do Seridó (Ceres/UFRN), conquistaram o primeiro lugar na competição Hackathon, no 2° Simpósio de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SiTADS) do Agreste Potiguar. Os estudantes são do curso de Sistemas de Informação do Ceres e participaram do evento que ocorreu nos dias 17 e 18 de janeiro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN – Nova Cruz).
O SiTADS tem o objetivo de fomentar a tecnologia da informação (T.I.) no Agreste Potiguar, além de apresentar e discutir o surgimento das novas tecnologias em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O tema da edição de 2023 foi Inovação e Oportunidades em T.I. O evento contou com a apresentação de palestras, mesas-redondas, além do desafio de programação de computadores (Hackathon).
Com a combinação entre os termos hack (programar) e marathon (maratona), o Hackathon reúne programadores, designers e outros profissionais para uma maratona de programação, com o intuito de desenvolver um software ou uma solução tecnológica que atenda a um fim específico. Durante o 2° SiTADS, o Hackathon teve uma duração aproximada de vinte horas, e a solução foi apresentada com defesa oral da ideia, apresentação em slides, documentação com a proposta e protótipo da solução.